13 dicas de como acelerar o metabolismo

metabolismo-kük-comida-congelada

Ao iniciar qualquer tipo de dieta, a primeira meta é encontrar alternativas para acelerar o metabolismo. Perder peso não é algo fácil, especialmente quando o seu organismo atua contra isso. Mas é possível mudar isso acelerando o metabolismo e fazendo com que o seu corpo não acumule mais gorduras.

 

O metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem no organismo. É o processo que separa e aproveita as substâncias dos alimentos para que o corpo funcione com boa energia. Assim, quando o seu funcionamento é lento, ele tende a acumular mais calorias. Elas, então, se transformam em gordura corporal e aumentam o peso.

 

Essas reações químicas são relacionadas à construção e reparação de tecidos como músculo, pele, cabelo, etc, à regulação da temperatura corporal, à produção de energia e a manutenção das funções vitais, como respiração e circulação sanguínea, por exemplo.

 

VEJA TAMBÉM: Como desinchar o corpo? Confira 5 dicas da kük para te ajudar

 

Desta forma, para realizar esses processes e se manter funcionando, nosso corpo gasta esse combustível que são as calorias. Mas adotar estratégias para acelerar o metabolismo e fazer o corpo queimar mais calorias para ajudar na perda de peso não é tão simples assim.

 

Isto porque muitas das táticas acabam promovendo um aumento pequeno no gasto enérgico e que é incapaz de gerar uma queima de gordura significativa. Além disso, o nosso organismo é programado para “poupar energia”. Portanto, mesmo que você use uma tática para aumentar seu gasto calórico em repouso, nosso corpo tende a se adaptar e a buscar meios de economizar energia.

 

Assim, abaixo listamos algumas dicas de como você pode acelerar o metabolismo para conseguir ter sucesso na sua missão de perder peso. Vamos a elas.

 

Fazer mais refeições ao longo do dia

frutas-kük-comida-congelada

Pode até parecer estranho, mas comer de forma moderada, mas mais vezes ao longo do dia acelera o metabolismo. Isto porque quanto mais caloria ingere, mais o organismo se esforçar para queimá-las. Mas é importante lembrar que você não pode exagerar nessas refeições.

 

Comer moderadamente de cinco a seis vezes ao dia é o suficiente. É recomendado tomar café da manhã, fazer um lanche antes do almoço (uma fruta é uma boa opção), almoçar, tomar café da tarde, jantar e fazer uma refeição leve antes de dormir.

 

Comer chocolate amargo

chocolate-amargo-kük-comida-congelada

O chocolate amargo é um potente acelerador e metabolismo. Mesmo se tratando de um doce, há uma  concentração de duas substâncias importantes nele: a cafeína e  catequina. Os dois componentes aumentam a queima de gorduras.

 

Tomar café da manhã sempre

café-da-manhã-kük-comida-congelada

Pode até parecer óbvio, mas tomar café da manhã é fundamental para acelerar o metabolismo. Ele estimula o funcionamento do organismo logo cedo. Quando antes o seu metabolismo começar a trabalhar, de forma mais eficiente ele irá queimar calorias durante o dia.

 

Consumir mais proteínas magras

peito-de-frango-grelhado-kük-comida-congelada

As proteínas magras levam mais tempo para serem digeridas pelo organismo. Assim, isso faz com que o metabolismo trabalhe mais para dar conta do recado. É o tipo de proteína que está presente em carnes de frango e de peixe. Elas têm pouca gordura. É essencial também mastigar bem esses alimentos, pois isso vai facilitar o processo digestivo e vai evitar azias e outros incômodos estomacais.

 

Beber muita água

água-kük-comida-congelada

A água é uma aliada e tanto para acelerar o metabolismo de maneira saudável. Assim, beber bastante água vai te ajudar a eliminar líquidos do corpo com mais intensidade. Portanto, o corpo vai trabalhar mais para fazer essa reação de eliminar urina, que também elimina calorias e favorece a perda de peso. O líquido ajuda também a metabolizar os nutrientes dos alimentos e faz com que os processos, incluindo o metabolismo, aconteçam de maneira mais equilibrada.

 

Fazer atividades físicas

atividade-física-kük-comida-congelada

As atividades físicas são uma das melhores formas de acelerar o metabolismo. Os exercícios exigem muita energia. E energia no corpo são as calorias, que são gastas em ritmo alto durante as atividades de explosão como corrida, musculação e crossfit, por exemplo.

 

Portanto, fazer pequenas atividades de alta intensidade por duas a três vezes por semana, vale a pena para acelerar o metabolismo em curto prazo.

 

Tomar chá verde

Cha-verde-kük-comida-congelada

O chá verde é um potente queimar de calorias. É uma bebida rica em cafeína e catequina. Quando essa bebida é consumida quente, ela atua ainda mais na queima de calorias. Isto porque o organismo gasta mais energia para digerir e processar alimentos quentes do que frios.

 

As catequinas são antioxidantes que estimulam bastante o metabolismo a funcionar de maneira eficaz. Ela consegue queimar tudo o que ficaria armazenado, como a gordura no corpo.

 

Conheça o chá verde da kük e peça já o seu clicando aqui.

 

Comer batata doce regularmente

batata-doce-kük-comida-congelada

A batata doce é um alimento com baixo índice glicêmico e perfeita para acelerar o metabolismo. Esse alimento estimula a produção do hormônio adiponectina, que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e no organismo como um todo.  

 

O açúcar, quando estocado no corpo e não é usado como fonte de energia, se transforma em gordura. Isso causa ganha de peso e aumenta o risco de diabetes e pressão alta. Portanto, consumir pequenos pedaços de batata doce de maneira regular, é uma forma de aumentar a velocidade do metabolismo.

 

Usar gengibre

gengibre-kük-comida-congelada

O gengibre é outro alimento com potencial de acelerar o metabolismo. É uma raiz que tem um sabor acentuado e traz uma característica termogênica. Assim, ele aquece demais o organismo quando é consumido e exige mais energia para ser processado, queimando mais calorias.

 

Comer pimentas

pimentas-kük-comida-congelada

As pimentas atuam no organismo de forma parecida com a do gengibre, que é um termogênico. Assim, aumentam o gasto de energia do corpo para que sejam processadas. No entanto, é preciso moderar o consumo delas.

 

Especialmente para quem tem problemas de estômago, como má digestão e azia, não deve condimentar seus pratos com esse ingrediente. As pimentas irritam a mucosa do intestino e pode causar gastrite e úlcera.

 

Reduzir a ingestão de carboidratos

carboidrato-kük-comida-congelada

Os carboidratos estão presentes em alimentos comuns no nosso dia a dia como no pão francês, nas massas, no arroz e na batata, por exemplo. Esses tipos de alimentos causam acúmulo de gordura quando não são usados pelo organismo e provocam lentão no metabolismo.

 

Portanto, a dica é reduzir ao máximo o consumo desse tipo de alimento na sua dieta. É interessante optar por frutas, legumes e verduras. Além disso, ingerir versões integrais melhora a digestão e ajuda a aumentar a taxa metabólica.

 

A kük possuí uma linha lowcarb especial que não pode faltar no seu freezer. Conheça nossos kits lowcarb clicando aqui.

 

Dormir bem

Dormir-bem-kük-comida-congelada

O sono está diretamente relacionado como o metabolismo se comporta. Noites mal dormidas ou poucas horas de descanso afetam como o organismo processa as substâncias. Assim, além de seguir as outras dicas desse post e ter boas noites de sono vão te ajudar a ter um metabolismo acelerado.

 

Para quem faz exercícios físicos, o sono é importante para reparar e preparar o corpo para as próximas atividades. Assim, consegue trazer mais saúde e qualidade de vida.

 

Reduzir o estresse

Estresse-kük-comida-congelada

Conseguir reduzir o estresse e a ansiedade é importante para equilibrar a produção de cortisol. Este é um hormônio que, em excesso, reduz a massa muscular, levando a diminuição do metabolismo.

 

Entre as dicas importantes para reduzir o estresse estão a prática de atividades físicas, fazer atividades que relaxam a mente como meditação ou yoga, ou ainda praticar algum hobby que te relaxe, como fotografia, costura ou pintura, assistir filmes ou ler livros.

Posts relacionados