7 Alimentos saudáveis que devem ser consumidos no inverno

frutas-e-verduras-kük-comida-congelada

A chegada do inverno acompanhada das temperaturas mais baixas é um convite para sair da dieta, não é mesmo? Você já teve a impressão de que quanto mais baixa a temperatura, maior a sensação de fome? Isso acontece porque nos dias mais frios o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável. Assim, pede um maior consumo de alimentos para equilibrar a equação. Por isso, é importante consumir alimentos saudáveis nessa época do ano.

 

Portanto, nos dias mais frios do ano, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, através da ingestão de nutrientes importantes para a manutenção da alimentação saudável durante o inverno. Assim, esse período é propício principalmente às diversas frutas e legumes, que são fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo.

 

Alimentos da estação são mais saudáveis

 

O corpo humano funciona em sincronia constante com a natureza e suas respectivas estações. No entanto, isso vai depender diretamente dessa cumplicidade com a Terra. Assim, é importante ter o conhecimento das épocas naturais de colheita de cada alimento. Portanto, cada um representa maior plenitude nas suas propriedades nutricionais. Entre elas estão a função de provocar a sustentação da vitalidade dos órgãos e vísceras do organismo.

 

VEJA TAMBÉM: Alimentos para ansiedade: Confira sete alimentos para controlar os sintomas

 

Especialistas apontam que os alimentos da estação são os mais nutritivos. Ainda segundo eles, durante o inverno, por conta da temperatura mais baixa, alguns sistemas do nosso corpo ficam mais frágeis. Entre eles estão os rins, a bexiga, além dos ossos e dentes. Neste período, por exemplo, os rins ficam menos ativos. Desta forma, para fortacê-los, o consumo dos alimentos dessa época fará um trabalho mais adaptado ao organismo.

 

Frutas, verduras e legumes da estação

 

Dentre as frutas da estação, há diversas opções que são ricas em vitamina C. Entre elas a laranja lima, a laranja pêra, a mexerica e o morango. A carambola, o kiwi e o mamão formosa também são frutas típicas do inverno.

 

Já entre os legumes, podemos destacar a abóbora, a batata-doce, o cogumelo, as ervilhas comum e torta, o inhame, a mandioca, a mandioquinha e o pimentão vermelho. No grupo das verduras estão o alho-poró, o crócolis, a couve, a couve-flor, o espinafre e o palmito.

 

Alimentos saudáveis que devem ser consumidos no inverno

 

No entanto, nessa época mais fria, é importante ter bastante atenção para não cometer exageros e negligenciar a alimentação adequada. Assim, para manter ou criar o hábito de se alimentar saudavelmente, é necessário comer bem em todas as estações do ano. Como no inverno isso pode ser mais complicado, separamos sete alimentos saudáveis que devem ser consumidos no inverno. Vamos a eles:

 

Morango

morango-kük-comida-congelada

O morango é rico em vitamina C. Assim, ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos. Por seu baixo teor de calorias, é muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento.

 

Laranja lima

Laranja-lima-kük-comida-congelada

Rica em vitamina C, essa fruta tem muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Assim, é também indicada para o controle do colesterol. Tem ainda a função de regular o intestino e melhorar o sistema circulatório. É bastante recomendada por especialistas para gestantes e crianças.

 

Pêra

Peras-kük-comida-congelada

Essa fruta é rica em fibras e de fácil digestão. È ainda indicada para quem quer emagrecer, já que ajuda a reduzir o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Tem baixo índice glicêmico e favorece o combate da diabetes.

 

Berinjela

berinjela-kük-comida-congelada

A berinjela é um alimento de baixa energia. Por exemplo, 100 gramas do seu consumo representa cerca de 30 calorias. Ela é rica também em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. É também uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

 

Batata doce

batata-doce-kük-comida-congelada

Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia como carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue. Por isso, é uma excelente opção para quem malha. Assim, em pequenas quantidades, são recomendadas para quem está fazendo dieta.

 

Palmito

palmito-kük-comida-congelada

É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea. Assim, também serve para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos.

 

Inhame

inhame-kük-comida-congelada

O inhame é uma boa fonte de vitamina B6, que é um nutriente necessário para ajudar a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. O consumo adequado desse alimento reduz o risco de doença cardíaca.

Posts relacionados