Alimentação minimalista: o que é, benefícios e dicas

alimentacao-minimalista-kük-comida-congelada

Você já deve ter ouvido falar em alimentação minimalista, não é mesmo? Mas qual é o conceito? Para que serve e como ela pode ajudar? A partir de agora, neste post, vamos trazer tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e com as melhores dicas para quem está interessado em ter um novo estilo de vida a partir da sua alimentação.

 

A alimentação minimalista, na verdade, defende o conceito de manter uma dieta balanceada e saudável. Assim, quem a adota, deve ingerir a quantidade de calorias que o corpo precisa, sem cometer exageros.

VEJA TAMBÉM

 

Então, sabe aquela batatinha frita que você adora? Você não vai precisar deixar de come-la. Parte de uma dieta saudável é saber equilibrar tudo. Então, o ponto principal é conseguir equilibrar suas refeições para que não seja uma tortura sempre que for sentar à mesa para comer.

 

A alimentação minimalista, portanto, tem um conceito criado devido aos altos níveis de obesidade que assola a população  mundial. Os fast foods tem ganhado cada vez mais espaço, assim como os alimentos pouco saudáveis. Diante disso, o número de corpos e mentes cansados aumentou consideravelmente. Então, esse tipo de  alimentação será importante para que as pessoas consigam ter uma vida mais equilibrada partindo das suas refeições.

 

Objetivo da alimentação minimalista

 

Conseguir aprender como ser minimalista faz com que você se sinta mais leve, inserindo um cardápio fácil de ser colocado em prática. Muita gente pensa que esse conceito significa passar fome, mas é possível viver comendo bem e ingerindo menos calorias. Na verdade, as necessárias para o seu dia a dia.

 

Consumir menos calorias pode fazer algumas pessoas pensarem que é ir contra o que o organismo precisa. Na verdade, isso não passa de um mito. Assim, vários estudos comprovam que, ao ingerir 25% menos calorias, o corpo reduz 10% de gorduras corporais.

 

E outro fator muito importante e que precisamos falar: a alimentação minimalista não fala que você deve diminuir a quantidade de calorias sem mudar o cardápio. O conceito aposta em alimentos orgânicos e saudáveis. Assim, eles conseguem saciar a fome e proporcionam ainda a quantidade necessária de nutrientes para o corpo.

 

Benefícios

 

Quem nunca deixou de fazer alguma coisa por se sentir pesado ou desmotivado? Nada melhor do que se sentir bem ao se alimentar, não é mesmo? Esse é o principal intuito da alimentação minimalista. Assim, tendo isso como principal benefício, o seu corpo e a sua mente ficam mais leves, ocasionando um rendimento diário muito mais eficiente.

 

Portanto, a inserção de uma dieta minimalista vai ajudar a evitar quadros de depressão, insônia e até mesmo impotência sexual. Resumindo, com esse tipo de alimentação, você come menos e vive melhor. É a palavra-chave para a longevidade.

 

Como adotar uma alimentação minimalista?

 

Depois de falarmos de alguns conceitos e a importância e benefícios que a alimentação minimalista traz para as pessoas que a adotam, é hora de falarmos sobre isso na prática. A partir de agora, até para que você, leitor, possa entender melhor sobre, vamos te dar algumas dicas importantes de como adotar uma alimentação minimalista. Confira:

 

Comece com pequenas quantidades

alimentação-minimalista-2-kük-comida-congelada

O primeiro passo para começar uma alimentação minimalista é analisar a comida colocada no prato. Geralmente, adicionamos mais do que vamos comer, não é mesmo? Então, a dica aqui é tentar começar se servindo com porções pequenas e lembre-se: os olhos falam mais do que a boca.

 

Coma devagar

 

comer_devagar-kük-comida-congelada

Comer devagar é um dos principais segredos da alimentação minimalista. A velocidade em que o alimento é ingerido é essencial para a forma que o organismo o recebe. É importante saborear com tranqüilidade e relaxar durante a refeição. Portanto, é um erro colocar uma garfada atrás da outra na boca, sem fazer pausas. Respire depois de cada uma e mastigue devagar.

 

Diante disso, fazer pequenas pausas entre uma garfada e outra vai fazer você ter uma percepção melhor se você está saciado ou não. O cérebro leva um pequeno tempo para mostrar que o corpo já está satisfeito. Assim, quando não respiramos durante a refeição, tendemos a comer mais do que o necessário. Diante disso, só vamos parar quando nos sentirmos pesados.

 

Beba água

beber-agua-kük-comida-congelada

A água é uma das principais aliadas da alimentação minimalista. Antes e depois de cada refeição, beba um copo de água. Mas por quê? Você vai sentir melhor se o seu corpo está saciado ou não. Durante o dia, procure beber 2,5 litros de água. É bem importante manter seu corpo sempre hidratado.

 

Não fique sem comer

alimentação-minimalista-kük-comida-congelada

Além de priorizar alimentos orgânicos e saudáveis, a grande estratégia da alimentação minimalista é manter uma consistência entre as refeições. Assim, é importante fazer um pequeno lanche com frutas, frutos secos ou nozes, por exemplo, a cada três horas.

 

No entanto, se você tem aquela rotina agitada no dia a dia e quase não fica em casa, tenha sempre uma fruta na bolsa. Coloque um lembrete no celular para que você não se esqueça de se alimentar a cada três horas. Vai te ajudar no dia a dia e ainda evitar que você coma demais nas principais refeições do dia.

 

Organize as refeições antes de fazer

organizar-refeições-kük-comida-congelada

 

É importante você anotar tudo e programar um dia livre para deixar tudo pronto para facilitar sua semana. A kük pode te ajudar nessa missão. Conheça nossos kits para ajudar a planejar a sua semana com muita praticidade clicando aqui. 

 

Saiba o que está comendo

ler-o-rótulo-kük-comida-congelada

Muita gente não faz, mas aqui vai uma dica bem importante e que se enquadra na alimentação minimalista. Leia sempre o rótulo dos produtos. Aprender sobre o que você come vai lhe ajudar a decidir melhor suas refeições.

 

Consuma mais frutas e legumes

alimentacao-saudavel-kük-comida-congelada

Quem não gosta de comer um doce, não é mesmo? Talvez essa seja a principal tentação para quem quer manter uma alimentação equilibrada. Por isso, as frutas vão te ajudar a ficar longe dos doces. Já os legumes vão te auxiliar na digestão.

 

Seja flexível

kük-comida-congelada

Ser flexível é uma dica bem importante para quem quer ter sucesso na alimentação minimalista. Nada de se crucificar para fazer suas refeições. Por isso, buscar o equilíbrio é a chave para alcançar seus objetivos.

Posts relacionados