Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

O que são os alimentos energéticos? Entenda a importância para a saúde

alimentos energéticos

Sabe-se que a exigência de uma rotina produtiva para atender todas as demandas necessárias do dia-a-dia é cada vez maior. Diante disso, entender que alguns alimentos energéticos são grandes aliados para alcançar todos os objetivos diários, seja no âmbito profissional ou na realização das funções do corpo humano, de forma saudável é fundamental.

Quer saber mais quais são esses alimentos que fornecem energia ao corpo, como eles funcionam e qual a importância deles para a saúde? Confira!

O que são alimentos energéticos e qual sua importância?

Os alimentos energéticos são, muitas vezes, associados a alimentos que apresentam impactos negativos na nossa saúde, afinal, a principal fonte de energia para o corpo são os carboidratos – também conhecidos como açúcares- e a fama deles, de maneira generalizada e excessiva, não é boa.

No entanto, é importante saber que dentro dos carboidratos existem algumas opções altamente saudáveis e essenciais para o nosso corpo.

Além disso, o grupo dos carboidratos não é o único a apresentar alimentos energéticos, construtores e reguladores, é preciso, também, ressaltar o grupo dos lipídios e das gorduras boas.

Em decorrência disso, esses grupos apresentam alimentos energéticos que servem como combustível necessário para o corpo humano desempenhar algumas funções fisiológicas – digestão e absorção dos alimentos, sono, biossíntese de moléculas entre outros – de maneira ideal.

Quais são os alimentos energéticos?

Primeiramente, para saber quais são os principais alimentos energéticos, é fundamental entender as classes nutricionais que eles participam. Em virtude do protagonismo dos carboidratos, dos lipídios e das gorduras boas na função de fornecer energia ao nosso corpo, é mais que necessário compreender melhor esses grupos e conhecer os alimentos energéticos mais recomendados que eles apresentam:

Carboidratos

Apesar de apresentar um alto risco de aumento de peso e de doenças crônicas quando se consome em excesso, os carboidratos não são sempre os vilões, uma vez que são considerados a primeira fonte de energia do corpo humano, contendo os principais alimentos energéticos que fornecem energia ao corpo.

Eles são macronutrientes muito importantes para o organismo e para as suas atividades. À vista disso, as principais opções de alimentos energéticos dos carboidratos são encontradas em alimentos naturais, como por exemplo:

1- Cana-de-açúcar

2- Arroz

3- Pão

4- Milho

5- Macarrão

6- Biscoitos

7- Fubá

8- Farinha de mandioca

9- Farinha de trigo

10- Aveia

11- Polvilho

12- Batata

13- Mandioca

14- Cará

15- Inhame

16- Amido de milho.

Lipídios

Também conhecido como óleo ou gordura, os lipídios são facilmente armazenados no organismo e, apesar de apresentarem várias funções, a sua principal função é o armazenamento de energia.

Eles são fontes mais concentradas e, quando se apresentam em forma líquida, é considerado um óleo (azeite ou óleo vegetal, por exemplo), já quando estão em forma sólida, são denominados de gordura.

Algumas das melhores propostas de fontes de lipídios são:

1- Manteiga

2- Azeite de oliva

3- Azeite de dendê

4- Chocolate

5- Margarina

6- Castanhas

7- Creme de leite

8- Nozes

9- Óleo de soja, milho ou girassol

10- Amêndoas

Assim como os carboidratos, também é necessário o equilíbrio no consumo, tendo em vista os riscos de obesidade e de doenças cardíacas quando se ingere lipídios em abundância.

Gorduras boas

Sobre as “gorduras boas”, também chamadas de gorduras insaturadas, é notório que elas possuem algumas propriedades importantes e, por isso, merecem esse destaque como uma ótima fonte de alimentos energéticos, construtores e reguladores.

Alguns dos seus benefícios são:

1-  Reduz o colesterol total, o colesterol LDL (ruim) e os triglicerídeos;

2- Mantém o colesterol HDL (bom) elevado;

3- Melhora a circulação do sangue;

4- Favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos;

5- Ajuda a reduzir a pressão arterial;

6- Previne doenças do coração;

7- Age como antioxidante no organismo;

8- Melhora a memória;

9- Fortalece o sistema imunológico.

Assim como toda gordura, as gorduras boas, mesmo com os seus inúmeros benefícios, ainda pedem um equilíbrio no consumo, já que, ainda assim, são gorduras.

Veja alguns alimentos ricos em gorduras insaturadas:

1- Abacate;

2- Atum, conserva em óleo;

3- Salmão sem pele, grelhado;

4- Sardinha, conserva em óleo;

5- Azeitona, verde em conserva;

6- Azeite de oliva, extra virgem;

7- Amendoim, torrado, salgado;

8- Castanha do Pará, crua;

9- Gergelim, semente;

10- Linhaça, semente.

Quais são os energéticos naturais?

alimentos que dão energia

Sem dúvidas, a presença dos energéticos naturais na dieta é fundamental para garantir aquela energia extra que o corpo precisa, tanto para combater o cansaço, quanto para auxiliar em alguns papéis indispensáveis do organismo.

Dessa forma, é evidente que os alimentos energéticos extras são um suporte de qualidade para quem deseja um combustível a mais de uma maneira saudável e natural.

Conheça 3 energéticos naturais:

1. Pó de guaraná

Um dos alimentos energéticos extras mais conhecidos no mercado, o pó de guaraná é uma opção altamente recomendada para quem busca uma energia a mais no cotidiano. Além disso, ele também pode auxiliar na concentração, na perda de peso e na melhora do humor.

2. Chá mate

Também muito conhecido, o chá mate apresenta cafeína na sua composição, o que possibilita uma maior energia na realização das atividades diárias, como as atividades físicas e os estudos.

3. Gengibre

A adição de gengibre em chás e sucos é uma ótima escolha para melhorar a disposição e obter mais atenção nas tarefas cotidianas.

Opções de alimentos energéticos da Kuk para seu cotidiano!

Nesse contexto, percebe-se que adotar hábitos de consumo de alimentos energéticos é imprescindível para um maior bem-estar e uma vida mais ativa, tendo em vista todos os benefícios citados no texto.

Sabendo disso, a Kuk possui algumas ótimas opções de alimentos que fornecem energia ao corpo e você pode encontrar nesse link:

Tenha energia para o seu dia com a Kuk!

Conclusão

alimentos ricos em carboidratos

Ao conferir o cardápio da Kuk, você descobre que é possível ter hábitos alimentares saudáveis, nutritivos e completos através de alimentos energéticos, deliciosos e acessíveis. Ademais, a Kuk oferece tudo isso em uma proposta ágil, possibilitando um almoço rápido, prático e nutritivo.

Acesse o link e confira todas as opções!

Posts relacionados

Promoções