Alimentos que Contêm Glúten: Veja Lista Completa!

alimentos que contém glúten

Muito tem se falado sobre os alimentos que contêm glúten desde quando a informação sobre a inclusão deste ingrediente na composição de produtos passou a ser obrigatória, mas será que você realmente sabe o que é glúten?

Entender o ingrediente é um processo importante, pois ele pode trazer muitos benefícios, mas também alguns problemas para quem não pode consumir glúten.

Este conteúdo foi desenvolvido para te ajudar a entender melhor quais são os alimentos que contêm glúten na composição, quais não e o que afinal é esse composto de proteínas. É só seguir a leitura para conferir!

Monte seu cardápio com os nossos kits!

Alimentos que contêm glúten: Afinal, o que é glúten?

O glúten é um conjunto de proteínas, mais especificamente duas delas: a gliadina e a glutenina. Essa combinação está presente no grupo dos cereais, massas e grãos.

Ela é a grande responsável por fazer aquela massa de bolo ou aquele pão caseiro crescerem, sabe? Isso acontece quando o glúten entra em contato com o oxigênio, impedindo a saída de gás carbônico e atuando no processo de fermentação.

Por que é importante saber os alimentos que contém glúten?

Apesar de ser um ingrediente presente em alimentos que fazem parte da mesa do brasileiro, como o pãozinho francês, a pizza ou aquela macarronada, o glúten pode trazer alguns problemas para organismos que não conseguem digerir o composto.

Quem sofre com a doença celíaca, por exemplo, tem uma reação imune do organismo gerada pelo consumo de glúten. Nestes casos, ocorre uma inflamação intestinal que pode levar a cólicas, diarreia e até perda de peso.

Para se ter uma ideia, a Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos no Brasil) estima que mais de 2 milhões de brasileiros têm a doença.

A intolerância ao glúten é outro motivo que pode impedir o consumo do composto de proteínas. Aqui o problema é causado pela incapacidade de digerir as proteínas gliadina e glutenina, que compõem o glúten.

Pensando nisso, é essencial saber quais são os alimentos que contêm glúten. Não é à toa que a informação deve, obrigatoriamente, constar nas embalagens dos alimentos desde 2003, segundo definido pela lei 10.674/2003.

Alimentos que contêm glúten: Lista completa dos principais!

Agora que você sabe a importância de entender quais alimentos contêm glúten, confira os principais ingredientes que têm o conjunto de proteínas em sua composição

Alimentos com farinha

O trigo tem glúten em seu tecido vegetal, assim como o centeio, o malte e a cevada. Ou seja: alimentos feitos com farinha de trigo (a mais comum no mercado) ou ainda os outros ingredientes citados aqui devem ser cortados por quem tem algum problema com a ingestão de glúten.

Confira alguns exemplos de alimentos:

  • Bolachas;
  • Pães;
  • Massas;
  • Cervejas.

Cereais e grãos

O grupo dos cereais e alguns grãos também fazem parte dos alimentos que contêm glúten. Confira alguns exemplos:

  • Flocos de milho;
  • Cereais de arroz;
  • Aveia;
  • Barrinha de cereais, incluindo algumas barras de granola (fique atento à composição e busque pela opção sem glúten).

Embutidos

Alguns tipos de embutidos também podem conter glúten, então é preciso estar atento. Confira os principais alimentos dessa categoria que contêm o composto de proteínas:

  • Salaminhos;
  • Patês enlatados;
  • Salame;
  • Algumas salsichas.

Quais os alimentos que não contém glúten?

Entendemos o que uma pessoa com problemas na ingestão de glúten não pode comer, mas o que pode ser inserido no cardápio então?

Não precisa se preocupar: cortar ou reduzir o consumo de glúten não significa ter opções totalmente limitadas de alimentos. Além de ainda sobrar muita coisa, é possível encontrar uma série de produtos adaptados e produzidos sem glúten atualmente.

Já até compartilhamos por aqui uma receita incrível de sorvete de banana sem glúten, vale a pena incluir na sobremesa.

Portanto, é possível ter um cardápio variado e saudável mesmo sem consumir glúten. Vem conferir algumas opções de alimentos:

  • Frutas;
  • Verduras e legumes;
  • Carnes e peixes;
  • Arroz;
  • Ovos;
  • Oleaginosas;
  • Grão de bico;
  • Gorduras, como óleo e azeite.

Principais perguntas sobre alimentos que contém glúten:

perguntas sobre alimentos que contém glúten

É normal surgirem dúvidas sobre os alimentos que contêm glúten, por isso vamos esclarecer aqueles questionamentos mais frequentes. Confira a seguir:

Granola tem glúten?

Alguns tipos de granola são misturados com o trigo, estes são os que contêm glúten. Entretanto, é possível encontrar opções de granola sem glúten: lembre-se de checar a composição na embalagem.

Aveia tem glúten?

A aveia não tem glúten em sua composição, mas nem sempre é liberada para celíacos. Isso porque, muitas vezes, o cereal é cultivado no mesmo local de outros alimentos que têm glúten, como o trigo e a cevada.

Nestes casos, ocorre a contaminação do alimento. Mais uma vez, a dica é sempre ficar atento às embalagens.

Tem glúten no arroz?

Arroz não tem glúten e portanto está liberado para você que tem uma dieta livre do composto de proteínas.

Fique apenas atento a composição de produtos com aditivos químicos, como arroz doce industrializado, por exemplo

Tem glúten na batata?

A batata também é um alimento isento de glúten. Do purê de batata à batatinha frita: o tubérculo oferece diversas opções e está liberado para quem não pode consumir o composto.

A mandioca é outro exemplo de alimento que não contém glúten e pode ser incluído na dieta de celíacos ou intolerantes ao glúten.

Conclusão

Quem é celíaco ou intolerante ao glúten, precisa fazer algumas adaptações no cardápio para evitar problemas de saúde.

Apesar de ser uma grande mudança, a boa notícia é que hoje está muito mais fácil identificar alimentos que contêm glúten, assim como substituí-los na dieta.

Com a lei que obriga a indicação de glúten na composição de qualquer alimento comercializado, é possível ter acesso a essa informação apenas lendo a embalagem.

Outro avanço bem legal é o desenvolvimento de novas receitas bem comuns, como o pão, que antes precisavam ser cortadas por conter glúten. Hoje, é possível encontrar opções glúten-free no mercado.

Se você precisa cortar o glúten da sua dieta, fique sempre atento aos rótulos dos produtos e lembre-se das listas compartilhadas neste conteúdo.

Aqui na Kük desenvolvemos um cardápio especialmente para você, com receitas deliciosas para acompanhar o seu dia a dia com praticidade. Não deixe de conferir!

Conheça nossos pratos sem glúten para refeições práticas e cheias de sabor!

Posts relacionados