Comfort Food: O que é, conceitos e categorias

comfort-food-kük-comida-congelada

Você já deve ter ouvido falar o termo Comfort Food, não é mesmo? Mas você sabe o que ele realmente significa? Ele surgiu na década de 90 para atribuir à alimentação mais do que sua função para as necessidades do nosso corpo, mas para assumir a sua capacidade de despertar emoções através de aromas, formatos, sabores, cores e texturas.

 

Então, estamos falando, na verdade, de alimentação afetiva. São comidas que causam um estado de prazer e bem-estar. A comida comfort food está relacionada às memórias afetivas, comidas caseiras, conforto ou compensação.

 

A alimentação está diretamente ligada às emoções, pois muitas vezes os sentimentos interferem nas escolhas alimentares. Os doces, por exemplo, são frequentemente escolhidos como uma forma de recompensa para um dia triste, as sopas e os caldos para dias frios ou de mal-estar e alimentos mais rápidos para consumo como frutas e pães são uma alternativa para os dias mais corridos e cansativos.

 

Portanto, uma alimentação saudável é uma união não apenas do consumo de alimentos adequados nutricionalmente, mas sim todos os aspectos da alimentação. Eles vão desde a escolha, a ocasião, a companhia e até o consumo final. É preciso sentir-se bem com a comida, sem culpa e com responsabilidade. Assim, ela vai lhe proporcionar saúde e bem-estar.

 

Qual a sua história com a comida?

 

A alimentação pode dizer muito de cada pessoa. Sobre a sua cultura, o seu estilo de vida e preferências, as características que começam a ser determinadas a partir dos primeiros anos de vida, que são onde os hábitos alimentares começam a ser formados. As escolhas são influenciadas diretamente pela cultura em que se vive, nas questões religiosas, étnicas e de classe social.

 

Além disso, podemos incluir ainda os hábitos alimentares já enraizados na família. Muitas vezes, resgatar esse histórico é importante. Não é raro relatos de famílias que sempre se reuniram à mesa, de longos jantares com os amigos, do prazer de transformar alimentos na cozinha.

 

Categorias de Comfort Food’s

 

O alimento é capaz de confortar a alma, remeter a lembranças, satisfazer vontades, aliviar a tristeza e reproduzir sentimentos. Quem nunca comeu algo e se lembrou de alguém? Ou então preparou uma comida especial para agradar uma pessoa querida? A alimentação está presente na maioria dos momentos de confraternização, unindo a família e os amigos, participando da vida de cada um de forma especial.

 

Assim, alguns autores dividiram as Comfort Food’s em quatro categorias. Confira abaixo quais são elas:

 

Comidas nostálgicas

picadinho-de-carne-com-batatas-e-cenoura-kük-comida-congelada

São aquelas que remetem a uma pessoa, a um período ou a um lugar marcante na vida da pessoa. Alguns exemplos são comidas de infância ou aquela comida de vó, como picadinho de carne ou bolinho de chuva.

 

Comidas de indulgência

cidades-do-chocolate-no-Brasil-scaled

Essas são aquelas comidas que a pessoa prioriza o prazer com o consumo de determinado alimento ao invés dos seus aspectos nutricionais. O chocolate é considerado um desses, já que muitas pessoas relatam se sentir reconfortadas ao comê-lo. Assim, é comum que esses alimentos sejam usados como uma medida compensatória para restabelecer um momento de bem-estar em determinado momento da vida. No entanto, quando consumidos com freqüência e em grandes quantidades, podem causar, posteriormente, sentimento de culpa.

 

Comidas de conveniência

kük-comida-congelada

Elas são as mais práticas e mais rápidas de serem consumidas. Nesta categoria entram alimentos industrializados, congelados ou aqueles adquiridos através de delivery. Essas proporcionam conforto sem o trabalho de preparo.

 

Comidas de conforto físico

café-kük-comida-congelada

Elas possuem uma união de componentes capazes de proporcional sensação de prazer. O café é uma bebida que se encaixa neste perfil. Isto porque sua composição provoca calor e ânimo, além de possuir um aroma bem agradável.

 

Comfort Food na kük

 

Na kük, você pode ter uma experiência incrível com comidas de conveniência. Além de deliciosas e saborosas, elas são práticas e rápidas, já que ficam prontas em apenas cinco minutos e podem ser aquecidas no micro-ondas ou em banho-maria. Clique aqui para conhecer nossos pratos.

Posts relacionados