Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Comfort Food: O que é, categorias e exemplos dessa tendência!

hambúrguer comfort food

Você já deve ter ouvido falar o termo comfort food, não é mesmo? Mas você sabe o que ele realmente significa? 

Você provavelmente já comeu ou come, constantemente, uma comfort food. Elas são uma boa pedida para aqueles dias em que você precisa de um up. 

Nós temos a certeza de que você vai amar saber mais sobre esse assunto, além de comer as comidinhas que trazem conforto. 

Então, continue por aqui e saiba os detalhes!

Qual a sua história com a comida?

A alimentação pode dizer muito de cada pessoa. Sobre a sua cultura, o seu estilo de vida e preferências, as características que começam a ser determinadas a partir dos primeiros anos de vida, que são onde os hábitos alimentares começam a ser formados. 

As escolhas são influenciadas diretamente pela cultura em que se vive, nas questões religiosas, étnicas e de classe social.

Além disso, podemos incluir ainda os hábitos alimentares já enraizados na família. Muitas vezes, resgatar esse histórico é importante. 

Não é raro relatos de famílias que sempre se reuniram à mesa, de longos jantares com os amigos, do prazer de transformar alimentos na cozinha.

O que é comfort food?

Vamos então descobrir qual é o conceito de comfort food. Ele surgiu na década de 90 para atribuir à alimentação mais do que sua função para as necessidades do nosso corpo, mas para assumir a sua capacidade de despertar emoções através de aromas, formatos, sabores, cores e texturas.

Então, estamos falando, na verdade, de alimentação afetiva. São comidas que causam um estado de prazer e bem-estar. A comida comfort food está relacionada às memórias afetivas, comidas caseiras, conforto ou compensação. 

A alimentação está diretamente ligada às emoções, pois, muitas vezes, os sentimentos interferem nas escolhas alimentares. 

Os doces, por exemplo, são frequentemente escolhidos como uma forma de recompensa para um dia triste, as sopas e os caldos para dias frios ou de mal-estar e alimentos mais rápidos para consumo como frutas e pães são uma alternativa para os dias mais corridos e cansativos.

Portanto, uma alimentação saudável é uma união não apenas do consumo de alimentos adequados nutricionalmente, mas sim todos os aspectos da alimentação. 

Eles vão desde a escolha, a ocasião, a companhia e até o consumo final. É preciso sentir-se bem com a comida, sem culpa e com responsabilidade. Assim, ela vai lhe proporcionar saúde e bem-estar.

Categorias de Comfort Food’s

 O alimento é capaz de confortar a alma, remeter a lembranças, satisfazer vontades, aliviar a tristeza e reproduzir sentimentos. 

Quem nunca comeu algo e se lembrou de alguém? Ou então preparou uma comida especial para agradar uma pessoa querida? 

A alimentação está presente na maioria dos momentos de confraternização, unindo a família e os amigos, participando da vida de cada um de forma especial.

Assim, alguns autores dividiram as Comfort Food’s em quatro categorias. Confira abaixo quais são elas:

Comidas nostálgicas

picadinho de carne comfort food

As comidas nostálgicas são como uma viagem para o passado. Ou seja, elas nos fazem lembrar de um fato, uma pessoa, uma época marcante, enfim. 

Um exemplo clássico disso é comer um bolinho de chuva ou uma feijoada e se lembrar das comidas da vovó. 

Comidas de indulgência

chocolate comfort food

Essas são aquelas comidas que a pessoa prioriza o prazer com o consumo de determinado alimento ao invés dos seus aspectos nutricionais. 

O chocolate é considerado um desses, já que muitas pessoas relatam se sentir reconfortadas ao comê-lo. 

Assim, é comum que esses alimentos sejam usados como uma medida compensatória para restabelecer um momento de bem-estar em determinado momento da vida.

No entanto, quando consumidos com frequência e em grandes quantidades, podem causar, posteriormente, sentimento de culpa.

Comidas de conveniência

comidas de conveniência comfort food kuk

Elas são as mais práticas e mais rápidas de serem consumidas

Nesta categoria entram alimentos industrializados, congelados ou aqueles adquiridos através de delivery. Essas proporcionam conforto sem o trabalho de preparo.

Comidas de conforto físico

café comida de conforto físico comfort food

Elas possuem uma união de componentes capazes de proporcional sensação de prazer. O café é uma bebida que se encaixa neste perfil. 

Isto porque sua composição provoca calor e ânimo, além de possuir um aroma bem agradável.

Exemplos de cardápio Comfort Food

Strogonoff de Alcatra

O strogonoff de alcatra é uma excelente opção para o dia a dia. A carne é macia e muito saborosa. Para acompanhar, ainda há um arroz branco e, claro, a batata palha, que não pode faltar no strogonoff. Só de falar, já dá água na boca, não é mesmo? 

Sopa de Legumes

Sabe aqueles dias de frio? Eles pedem uma sopa saudável e deliciosa. E olha só: você nem precisa cozinhar. A Kük tem sopa de legumes congelada. Em poucos minutinhos, já dá para esquentá-la (no micro-ondas ou no fogão). Aproveite muito mais saúde à sua mesa!

Panqueca

Já para um lanche da tarde, nós indicamos a panqueca de banana e mel. Essa opção, aliás, também é ótima para quem está de dieta. A banana é moída e misturada com farelo de aveia, além de farinha. Uma delícia mesmo!

Lasanha

A lasanha não pode faltar, ela é perfeita para qualquer dia. Nesse caso, fica a dica da lasanha pupunha bolonhesa da Kük. o prato leva lâminas de palmito pupunha ao molho de tomates frescos à bolonhesa com camadas generosas de queijo mozzarella, peito de peru e creme de ricota.

Comfort Food na Kük

Lembrando que, na Kük, você pode ter uma experiência incrível com comidas de conveniência. 

Além de deliciosas e saborosas, elas são práticas e rápidas, já que ficam prontas em apenas cinco minutos e podem ser aquecidas no micro-ondas ou em banho-maria. 

Aproveite e conheça mais dos pratos Kük, muito mais sabor e saúde à sua mesa!

Conclusão

Desta vez, nós falamos sobre categorias de alimentos, como as comfort food, comidas de indulgência, comidas nostálgicas, comidas de conforto físico e comidas de conveniência. 

Lembrando que os pratos da Kük estão nessa última categoria. Você pode encontrar porções para almoço, café da manhã ou da tarde, além de jantar. 

Aproveite a facilidade e coma de forma saudável, além de muito prazerosa!

Posts relacionados

Promoções