O vegetarianismo é um movimento cada vez mais comum e carrega diversas filosofias importantes junto dele, além de promover hábitos mais saudáveis. Se você se interessa por esse estilo de vida, já deve ter se perguntado: afinal, como virar vegetariano?
Pode parecer óbvio, mas o processo não consiste apenas em deixar de consumir carne de um dia para o outro.
Existem alguns passos que podem te ajudar a fazer a transição de maneira equilibrada, tranquila e sem prejudicar a saúde.
Para descobrir quais são esses passos e entender mais sobre o vegetarianismo é só mergulhar na leitura deste post com a gente!
Encontre os melhores snacks vegetarianos na Kük!
Como virar vegetariano: Diferença entre vegetarianismo e veganismo
Antes de entender como virar vegetariano, é importante distinguir o vegetarianismo do veganismo.
Uma dieta vegetariana consiste, basicamente, no corte do consumo de carne. O vegetarianismo tem várias vertentes, por isso, em alguns casos, pode-se tirar da dieta alimentos de origem animal, como ovos.
Já a dieta vegana vai além da carne e corta qualquer alimento de origem animal, como mel e leite, por exemplo. Também não se consome produtos de origem animal, como cosméticos testados em animais e roupas de couro.
Como virar vegetariano: 4 dicas essenciais para quem deseja fazer essa mudança!
O vegetarianismo tem se tornado o objetivo de muitas pessoas ao redor do mundo, seja por uma questão de saúde ou por questões mais sociais, como o combate a violência animal e cuidados com o meio ambiente.
Para você ter uma ideia, dados da IPec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostram que, só no Brasil, 46% das pessoas já deixam de comer carne pelo menos uma vez na semana.
Se você quer fazer parte deste número, confira as dicas para começar no vegetarianismo:
Consulte um especialista
Não existe uma receitinha de como virar vegetariano, mas um bom primeiro passo é consultar um profissional.
Qualquer mudança na dieta pode afetar o organismo, por isso é importante checar como está a saúde e entender qual o melhor caminho de acordo com as suas necessidades.
Um nutricionista pode indicar uma dieta balanceada, dar dicas de receitas e dizer quais alimentos podem substituir os nutrientes encontrados nas carnes.
Comece devagar
Mudar hábitos alimentares nem sempre é uma tarefa fácil, por isso a dica é ter paciência com você e dar um passo de cada vez.
Se você está acostumado a consumir muita carne, comece escolhendo um dia da semana para cortar a proteína das refeições. Existe um movimento criado pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o “Segunda sem Carne”: se inspire nele!
Depois, aumente a frequência e vá experimentando receitas vegetarianas diferentes para variar o cardápio.
Substitua os alimentos da maneira correta
A carne tem proteínas e é necessário substituí-las na dieta vegetariana para evitar problemas de saúde.
Isso deve ser feito da maneira correta para montar um cardápio equilibrado, com todos os nutrientes necessários para o organismo. Confira alguns alimentos que podem substituir a proteína animal:
- Grão de bico
- Ervilha
- Lentilha
- Feijão
Se informe sobre o vegetarianismo
A melhor forma de saber quais alimentos você pode consumir, quais receitas pode incluir na dieta e como pode variar o cardápio é se informando sobre o assunto.
A transição para o vegetarianismo traz um universo novo para a sua vida, por isso pesquise, troque experiências com quem já tem esses hábitos alimentares e tire suas dúvidas com um especialista.
Benefícios do vegetarianismo
Adotar uma dieta vegetariana pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, para o corpo e até mesmo para o planeta, mas nós vamos destacar três deles para que você possa compreender melhor o vegetarianismo:
- Longevidade: alguns estudos já relacionaram o vegetarianismo à longevidade e, na prática, isso faz todo sentido. A tendência é que você consuma mais alimentos naturais, reduzindo assim a exposição a produtos industrializados e até produtos químicos.
- Prevenção de doenças: uma dieta com mais alimentos in natura contribui para a prevenção de diversas doenças, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
- Hábitos de consumo conscientes e alimentação mais saudável: a retirada da proteína animal da dieta contribui para o combate a violência animal, assim como para a redução dos impactos do processo produtivo da carne no meio ambiente.
Além disso, o vegetarianismo incentiva uma alimentação mais saudável.
Vegetarianismo: alimentos permitidos
Como existem várias vertentes do vegetarianismo e outros movimentos parecidos, como o veganismo e a dieta plant-based, pode haver uma confusão sobre o que pode e o que não pode comer.
Se você vai começar a transição agora, não se desespere: estamos aqui para te ajudar, por isso preparamos uma lista com os alimentos permitidos no vegetarianismo.
- Massas em geral;
- Grãos e cereais;
- Legumes, verduras e frutas;
- Tofu
Esses são alguns dos principais alimentos da dieta vegetariana, mas ela é muito mais ampla e vai além das saladas e frutas. Existem receitas incríveis derivadas desses alimentos, como o hambúrguer de grão-de-bico e a coxinha de jaca.
Quem é vegetariano emagrece?
Muitas pessoas notam uma perda de peso após a transição para o vegetarianismo, mas isso não é uma regra e também não é o foco da dieta.
Se você se tornar vegetariano, mas consumir batata frita, refrigerante e doce em excesso todos os dias, o emagrecimento não vai acontecer.
Conclusão
Para aprender como virar vegetariano é preciso saber que a dieta vai muito além de saladas e precisa de um bom planejamento para fazer a substituição da proteína animal da maneira correta.
A proteína encontrada na carne é fundamental para o organismo, por isso é importante criar um cardápio balanceado e entender o que o seu corpo precisa para fazer uma transição tranquila, totalmente saudável.
Como vimos neste conteúdo, o vegetarianismo tem uma variedade de opções e, com o crescimento do movimento, novas receitas surgem todos os dias, cada vez mais cheias de sabor.
Sabemos que a mudança de hábitos alimentares pode ser difícil, por isso a Kük tem pratos vegetarianos deliciosos congelados para trazer mais praticidade à transição.
Com os alimentos certos, foco e com os nossos pratos saborosos, tudo fica mais fácil!