Dieta para diabéticos: O que pode e o que não pode comer

dieta-para-diabeticos-kük-comida-congelada

O diabetes é uma doença que atingiu muitas pessoas nos últimos anos. O Brasil, por exemplo, é o quinto país com mais casos dessa enfermidade do Mundo. Portanto, é fundamental entender bem e conhecer as restrições alimentares nesses casos. Portanto, a dieta para diabéticos é muito importante para ajudar a controlar os níveis de açúcar de sangue.

 

Assim, evita-se que haja casos de hiperglicemia, que ocorre quando há o excesso de açúcar de sangue, além de situações de hipoglicemia, que é a queda exagerada de glicose no organismo. Portanto, o desequilíbrio do açúcar no sangue, comum em situações onde o diabetes não está controlado, pode gerar complicações à saúde.

 

VEJA TAMBÉM: Saiba tudo sobre o Diabetes Tipo 2 

 

Entre essas complicações estão tontura, fraqueza, dor de cabeça. Entretanto, em casos mais graves, pode ainda causar cegueira, doenças cardíacas e renais. Por isso, a dieta para diabéticos é essencial para ter esse controle.

 

O que deve conter na dieta para diabéticos?

 

Na dieta para diabéticos é importante incluir ou aumentar a ingestão de alimentos ricos fibras, já que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, chamado de glicemia. É importante ainda consumir alimentos com baixo índice glicêmico, alimentos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Portanto, ajuda o portador de diabetes a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

 

O ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos a cada 3 horas. Deve-se, então, realizar três refeições principais e dois a três lanches por dia (ao meio da manhã, ao meio da tarde e antes de dormir). Ainda é importante sempre respeitar os horários das refeições.

 

Cuidados

 

Além de não consumir alimentos com alto índice glicêmico, é importante o portador de diabetes consumir com moderação alimentos ricos em gordura, como manteiga, leite e queijos. Isto porque a ingestão em demasia desses produtos pode causar a sensibilidade da insulina. Portanto, isso fará com que aumente os níveis de açúcar no sangue.

 

Quando o diagnóstico de diabetes for confirmado, um endocrinologista ou um nutricionista deve ser procurado. Assim, de acordo com os resultados dos exames, um plano nutricional será prescrito para que possam ser evitados problemas de saúde com a falta de controle dos níveis de açúcar do sangue.

 

A dieta para diabéticos

 

A partir de agora, você vai ficar por dentro do que pode, do que não pode e também aqueles alimentos que podem ser consumidos com moderação em uma dieta para diabéticos. Confira as listas:

 

O que consumir sem restrição

dieta-para-diabeticos-alimentos-kük-comida-congelada

Leguminosas: Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja

 

Frutas secas com casca: Maçã, pêra, laranja, pêssego, damasco, tangerina, frutos vermelhos e banana verde

 

Vegetais frescos: Alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura.

 

Grãos: Aveia em flocos, milho, quinoa, centeio e cevada

 

Carnes magras: Frango, peru, peixe, frutos do mar, ovos e tofu

 

Sementes: Girassol, linhaça, chia e semente de abóbora

 

Frutos secos: Nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs e amendoim

 

Laticínios: Leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, como ricota, Minas ou cottage

 

Outros: Água, chás e café sem açúcar, águas aromatizadas naturalmente, adoçante de estévia

 

 

O que consumir com moderação

alimentos-integrais-kük-comida-congelada

Arroz integral, pão integral, cuscuz, farinha de mandioca, pipoca, ervilha, farinha de milho, batata, abóbora, mandioca, inhame, batata doce, beterraba e nabo

 

Frutas secas: Melão, mamão, jaca, caqui, pinha e uvas

 

Panquecas integrais preparadas em casa

 

Carnes vermelhas

 

Azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de abacate, óleo de abacate e outros adoçantes, como sacarina sódica e aspartame

 

Chocolate amargo, de preferência com mais de 80% de cacau

 

Leite e iogurtes semidesnatados

 

 

O que evitar

doces-diabéticos-kük-comida-congelada

Arroz branco, snacks, massas folhadas, farinha de trigo branca, bolos, pães brancos, biscoitos e waffle

 

Frutas: melancia, frutas em calda, geléias de frutas e suco de frutas

 

Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa e ameixa

 

Cereais matinais que contém açúcar

 

Embutidos: salame, mortadela, presunto e salsicha

 

Açúcar, mel, açúcar, mascavo, calda, cana-de-açúcar, sorvetes e chocolates

 

Frituras, óleos vegetais refinados, como soja ou girassol, margarina, manteiga e banha de porco

 

Bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes

 

Leite e iogurtes integrais, queijos amarelos, leite condensado, requeijão, creme de leite e cream cheese

 

Alimentos que baixam os níveis de açúcar do sangue

fibras-kük-comida-congelada

Para conseguir controlar os níveis de açúcar no sangue, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em fibras em todas as refeições, com a ingestão de pelo menos 25 a 30 gramas por dia. Ainda deve-se dar preferência aos alimentos com baixo e médio índice glicêmico. Assim, os níveis de glicose serão controlados.

 

É ainda importante a realização de atividades físicas dentro das limitações de cada pessoa. Assim, deve-se também medir a quantidade de açúcar no sangue diariamente e usar os medicamentos indicados pelo médico.  É importante também realizar uma consulta com um nutricionista para criar um plano alimentar adequado.

 

Pode consumir doces no diabetes?

doces-docinhos-kük-comida-congelada

Os doces possuem grandes quantidades de açúcar. Por isso, é importante evitar comer esse tipo de alimento. Os doces farão com que os níveis de açúcar no sangue subam muito. Portanto, o diabetes ficará descontrolado e haverá o aumento do risco de doenças associadas a essa enfermidade. Porém, caso o portador do diabetes tenha uma alimentação balanceada e com a glicemia controlada, deve-se consumir o doce de maneira eventual.

 

A kük pode te ajudar a controlar o diabetes 

 

A kük foi criada com o objetivo de levar refeições nutritivas, saborosas e variadas até você de maneira prática. Todas as receitas são cuidadosamente planejadas e desenvolvidas pelo nosso chef e pela nossa nutri. Por isso, a kük é uma grande aliada para quem busca unir uma alimentação saudável à praticidade no dia a dia.

 

Clique aqui e confira nossos kits que vão te ajudar no controle do diabetes.

Posts relacionados