Diferenças e conceitos entre vegano, vegetariano e plant-based

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Muita gente ainda se confunde com os conceitos das dietas veganas e vegetarianas. Elas se assemelham, sim, mas trazem aspectos particulares bem diferentes. Mas e a diferença do vegano e do vegetariano para a dieta plant-based?

 

Neste post vamos trazer os conceitos de cada uma e as diferenças entre elas. O fato é que esses três tipos de dietas estão ganhando cada vez mais adeptos mundo afora. Assim, esse aumento não é por acaso. Isto porque dietas a base de vegetais estão ligadas diretamente a diminuição de peso e risco reduzido de doenças crônicas.

 

A partir dessas três opções de dietas a base de vegetais e que podemos definir até como estilos de vida, vamos falar de cada uma delas. Assim, você ficará por dentro das suas definições e saberá quais as diferenças reais entre quem é vegano, vegetariano e plant-based.

 

– Vegano

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O veganismo não se resume apenas a mudanças na alimentação, mas também a um estilo de vida completo. Assim, nela, se excluí totalmente produtos de origem animal. No entanto, produtos industrializados, desde que sejam veganos, são permitidos. Isso já não ocorre na dieta plant-based.

 

Assim, quem adota o veganismo como seu estilo de vida também deixa de usar qualquer tipo de produto de origem animal, como roupas de couro, por exemplo. Também não utilizam cosméticos ou medicamentos testados em animais.

 

Ainda na alimentação, não há carnes, aves, frutos do mar, ovos, laticínios ou quaisquer ingredientes derivados de fontes animais. Diante disso, há uma preocupação com a falta de alguns produtos, especialmente para manter os nutrientes necessários em dia. Por isso, existem os substitutos adequados para esses tipos de alimentos. Conheça os melhores substitutos veganos clicando aqui. 

 

– Plant-based

 

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Com relação ao veganismo, quem adota a dieta plant-based também prioriza alimentos de origem vegetal, mas minimamente processada. Assim, prioriza alimentos integrais. Portanto, alimentos industrializados  e processados são evitados e até excluídos deste tipo de cardápio. Isso nem sempre acontece na dieta vegana, por exemplo.

 

Enquanto no veganismo alimentos e produtos de origem animal são totalmente excluídos, na dieta plant-based eles não são necessariamente tirados do dia a dia. Isto porque trata-se de uma dieta e não de uma ideologia.

 

Assim, a plant-based não é nem vegetariana e nem vegana. Assim, se apoia em uma alimentação natural e variada. Então, preza por alimentos orgânicos e uma produção sustentável.

 

A plant-based envolve saúde, sustentabilidade e nutrição. Ter uma dieta totalmente baseada em alimentos naturais te dá a condição de garantir todos os nutrientes necessários para o corpo desde que eles sejam consumidos em conjunto e de maneira equilibrada.

 

Assim, a dieta plant-based traz diversos benefícios. Além de fazer bem para a saúde, é uma aliada na prevenção de doenças. Assim, combate a obesidade, hipertensão, diabetes, além de contribuir na redução do impacto no meio-ambiente.

 

– Vegetariano

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Quem adota uma dieta vegetariana excluí todos os tipos de carnes. Sejam elas vermelhas, aves, peixes, suínas, etc. Assim, elas podem incluir no seu dia a dia ovos, leites e seus derivados, diferentemente do que o vegano adota.

 

No entanto, dentro do vegetarianismo, há algumas exceções e definições de pessoas que se permitem consumir alguns alimentos. O ovolactovegetariano come ovos e lácteos como leite, queijos e iogurtes, por exemplo. Já o lactovegetariano consome apenas lácteos e produtos que o contenham. Há ainda o ovovegetariano, que consome ovo na sua dieta, mas não leites e seus derivados.

 

VEJA TAMBÉM: 5 pratos práticos e saborosos com comida vegetariana para o dia a dia

 

A exemplo das dietas vegana e plant-based, pesquisas mostram que dietas vegetarianas também são baixas em gordura saturada e colesterol. Elas tendem a conter grandes quantidades de vitaminas, minerais e fibras.

 

No entanto, especialmente no período de transição para o vegetarianismo, é importante ter um acompanhamento nutricional. Isto porque é preciso garantir a adequação de todos os nutrientes em quantidade e qualidade.

 

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