Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Jejum intermitente de 16h: Saiba o que é e quais são os benefícios

jejum intermitente 16h

Você sempre quis entender como funciona o jejum intermitente de 16h? Então, saiba que você chegou à página certa! 

O jejum intermitente é um padrão alimentar que alterna períodos de jejum e alimentação. Ele não especifica quais alimentos você deve comer, mas, sim, quando você deve comê-los. 

Nesse aspecto, é mais um padrão alimentar do que uma dieta. Existem muitos tipos diferentes de jejum intermitente, mas o mais comum é o método 16:8. 

Muitas pessoas adotam esse padrão, por ele proporcionar diferentes benefícios. Um deles é a perda de gordura, ou seja, auxilio para o processo de emagrecimento. 

Ficou ainda mais interessado no assunto? Acompanhe o conteúdo para entender os principais aspectos que envolvem o jejum intermitente de 16 horas! 

Afinal, o que é jejum Intermitente de 16h?

O jejum intermitente é um termo abrangente para vários protocolos alimentares que envolvem ciclos de jejum e de alimentação. 

Especificamente, o jejum intermitente de 16h refere-se a um período de 16 horas de jejum seguido por uma janela de 8 horas de alimentação. 

Isso pode ser feito diariamente ou algumas vezes por semana. A maneira mais popular de fazer o Jejum Intermitente de 16h é pular o café da manhã e almoçar e jantar dentro de uma janela de 8 horas — por exemplo, das 12h às 20h. 

Este protocolo pode trazer muitos benefícios para a saúde, como perda de peso.

Jejum x Emagrecimento: quais os resultados?

O jejum intermitente de 16h tem vários benefícios, como dito, incluindo a perda de peso. Isso porque o padrão alimentar ajuda a regular seus níveis de insulina. 

Quando você come, seu corpo libera insulina para processar o açúcar da comida. No entanto, se você comer com muita frequência, seu corpo pode se tornar resistente à insulina e isso pode levar ao ganho de peso. 

O jejum de 16h ajuda a redefinir a sensibilidade à insulina do seu corpo, e isso pode levar à perda de peso. 

Além disso, ele pode ajudar a aumentar o seu metabolismo. Quando você jejua, seu corpo é forçado a queimar a gordura armazenada para obter energia, e isso pode levar à perda de peso. 

Em quantas horas o corpo começa a queimar gordura?

A partir de 16 horas de jejum, o corpo entra no processo de citose — o que significa que o organismo começa a queimar gordura para poder ter energia. 

benefícios do jejum intermitente 16h

Jejum de 16h: quais são os benefícios?

Confira a nossa lista de benefícios do Jejum de 16h a seguir:

Melhora da resistência à insulina

Como dito, jejuar intermitentemente ajuda o organismo a evitar a resistência à insulina. Logo, se torna mais fácil, para o seu corpo, processar e queimar o açúcar. 

Mas, apesar disso, é importante frisar que o jejum deve ser combinado a uma dieta equilibrada. Ou seja, sem excessos de açúcares. 

Redução do apetite

O jejum intermitente pode ajudar a regular seu apetite, ensinando seu corpo a se sentir satisfeito com refeições menores. 

Quando você jejua, seu corpo passa por um período de ajuste em que lentamente começa a liberar menos hormônio grelina, responsável pelo aumento da fome. 

Ao mesmo tempo, o jejum também aumenta os níveis de colecistocinina, um hormônio que sinaliza saciedade. 

Aumento da disposição

O jejum intermitente de 16h, além de tudo, proporciona aumento da disposição para o corpo e para a mente. 

Isso acontece porque o organismo (sem ingestão de alimentos) passa a produzir energia extra para o cérebro.

Além disso, o organismo também começa a ter mais GH (hormônio do crescimento) e testosterona, ambos melhoram a qualidade do sono. 

Então, no dia seguinte, é possível ter ainda mais energia.

Controle dos níveis glicose e insulina no sangue

O jejum intermitente é uma ferramenta eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, melhorar a sensibilidade à insulina. 

Quando os níveis de açúcar no sangue são bem controlados, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes ou outras condições crônicas de saúde. 

Além disso, ao melhorar a sensibilidade à insulina, o jejum intermitente pode ajudar a regular o metabolismo e promover a perda de peso. 

Quem deve evitar o jejum intermitente?

O jejum intermitente (não importa a quantidade de horas que ele dure) deve ser evitado por: 

Mesmo você não se enquadrando nesses grupos de pessoas, é importante consultar um médico e um nutricionista antes de adotar o jejum intermitente. 

Só um profissional pode avaliar suas atuais condições de saúde, necessidades e objetivos — e, dependendo do caso, dar o aval para o jejum de 16 horas. 

Conheça as porções congeladas da Kük, muito mais sabor, nutrição e praticidade para a sua dieta! 

kuk jejum intermitente 16h

Conclusão

Gostou das nossas dicas? 

Neste conteúdo, você pôde saber o que é o jejum intermitente de 16h. Como visto, esse padrão de alimentação pode gerar muitos benefícios, por exemplo: 

  • perda de peso;
  • controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • maior disposição para a mente e o corpo;
  • dentre outros. 

Além disso, vale lembrar que o jejum deve ser combinado a uma dieta equilibrada. Para isso, conte com as porções congeladas da Kük, todas feitas com alta tecnologia que mantém o sabor e o poder nutricional dos alimentos. 

Posts relacionados

Promoções