Nós precisamos falar sobre os benefícios do matcha, afinal, essa superfood é impressionante. Certamente, você também vai se surpreender.
O matcha é consumido habitualmente em países asiáticos. Alguns estudos apontaram efeitos neuroprotetores, antioxidantes e antiinflamatórios. Por isso, essa bebida tem tudo para ser a nova superfood.
Mas, as características e benefícios do matcha não terminam por aqui. Há ainda muito mais para comentar.
Continue a leitura e saiba os detalhes sobre o assunto!
O que são as superfoods?
Antes de falarmos mais sobre o matcha, vamos dar uma breve explicação sobre o que são as superfoods. Em tradução livre, podemos defini-las como superalimentos, ou seja, certos alimentos que proporcionam vários benefícios ao organismo. Assim, são caracterizados pela forte presença de vitaminas e minerais que proporcionam ganhos importantes ao organismo. A concentração dessas substâncias é um fator determinante para saber se um alimento é ou não considerado superfood.
VEJA TAMBÉM: Refrescante, saboroso e funcional: conheça a linha de chás da kük
A abundância de boas substâncias permite que as pessoas extraiam grande valor das superfoods sem precisar consumi-las em grandes quantidades. Nem todos os alimentos orgânicos ou naturais são considerados superfoods. No entanto, nem por isso deixa de ser válida a recomendação de uma alimentação rica nesse tipo de alimento.
O que é Matcha?
Produzido a partir de folhas protegidas da luz solar, o matcha japonês é um tipo de chá verde em pó de cor verde viva.
O seu cultivo acontece de forma tradicional. No entanto, esse sombreamento das plantas durante o período de crescimento aumenta os processos de síntese e acúmulo de compostos biologicamente ativos como a teanina, cafeína, clorofila e vários tipos de catequinas.
Composição do matcha
O chá verde traz vários benefícios à saúde devido aos antioxidantes naturais.
Entre eles os polifenóis, que são compostos em ampla quantidade e são responsáveis por até 30% do peso seco do chá verde. Assim, eles são antioxidantes poderosos e com efeitos comparáveis aos das vitaminas C e R, caroteno e tocoferol.
No entanto, as quantidades de substâncias ativas promotoras da saúde que estão presentes nas bebidas à base de chá dependem de algumas variações.
Da quantidade de folhas de chá por porção, temperatura, tipo de chá, tempo de infusão e época da colheita. Abaixo, vamos conhecer os componentes presentes no matcha.
- Fonte de rutina;
- Catequinas;
- Cafeína;
- Quercetina;
- Vitamina C;
- Clorofila;
- Teanina.
Quais os benefícios do matcha?
Os componentes do chá matcha trazem vários benefícios à saúde. Possuem grandes quantidades de substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Assim, são promissores para a prevenção de doenças neurológicas e carcinogênicas. Abaixo, veja os principais e a forma que ele pode atuar no organismo.
Apresenta propriedade anti carcinogênicas
Os mecanismos por trás do efeito anticancerígeno do EGCG podem estar relacionados à inibição da angiogênese tumoral, efeitos antioxidantes e supressão dos processos inflamatórios.
Portanto, eles contribuem para a transformação, hiper proliferação e início da carcinogênese.
Apresenta propriedade anti-inflamatória
Principal componente bioativo do chá verde, a suplementação de EGCG pode aliviar complicações do processo inflamatório que surgem após o uso de circulação extracorpórea para cirurgia cardíaca de grande porte, incluindo lesão pulmonar e disfunção.
Assim, estudos apontam que esse componente ajuda a reduzir a formação de cálculos biliares e ajudam no controle de pressão arterial.
O chá verde matcha também conta com compostos bioativos capazes de diminuir o desenvolvimento da hepatite, suprimindo a expressão gênica e proteínas de citocinas inflamatórias.
Fortalecimento o sistema imunológico
Mais um dos benefícios do matcha é que ele fortalece o sistema de defesa do organismo. Saiba que isso acontece porque o chá tem propriedades antioxidantes, são exatamente elas que conseguem deixar o sistema imunológico mais resistente.
Dessa forma, você fica mais protegido contra gripes, resfriados, infecções, dentre outros problemas comuns de saúde.
Estimulação do humor, memória e a concentração
O matcha possui teanina, um aminoácido encontrado na planta do chá Camellia sinensis. Por ser cultivada à sombra das plantas destinadas à produção de matcha, a teanina não se decompõe.
Por ter um teor alto no chá matcha, ela não deixa o chá ficar amargo. Combinado com a cafeína, fornece a sensação de sabor de umami. Também tem o poder de aumentar a concentração, o foco e a eficiência em maior extensão. Também ajuda a aliviar o estresse.
Poder diurético
O matcha, além de tudo o que já apresentamos, ainda tem poder diurético. Ou seja, ele ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Com isso, é possível desinchar o corpo. E o melhor é que esse benefício é proporcionado de forma natural e saudável.
Combate dos radicais livres
O chá em questão também tem catequinas (epigalocatequina galato (EGCG), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG), epicatequina (EC) e catequina (C)).
A mais abundante e ativa do chá verde é a EGCG. Portanto, seu alto conteúdo polifenólico dá uma capacidade maior de eliminar os radicais livres do que, por exemplo, a vitamina C agindo sozinha.
Quem não pode consumir Matcha?
O matcha é contra indicado para lactantes, mulheres grávidas, pessoas hipertensas e crianças.
Como consumir o Matcha?
Depois de descobrir os benefícios do matcha — que são diversos — é hora de entender como consumir a bebida e ficar ainda mais saudável, não é mesmo? A boa notícia é que, apesar de ser muito ligado à forma de chá, o matcha pode ser tomado de outras formas.
Confira:
Suco com Matcha
Você pode, por exemplo, fazer um suco de laranja ou de abacaxi com o matcha. Para isso, é necessário misturar uma colher de pó em uma xícara de água quente. Adicione abacaxi picado ou suco de laranja. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Bolo de matcha
E que tal um bolo de matcha? Para essa opção, dá para fazer uma massa básica de bolo e adicionar o matcha. Os ingredientes usados são:
- 280 g de farinha de trigo;
- ½ xícara de creme de leite;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de manteiga sem sal;
- 4 ovos;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 1 colher de chá;
- 1 pitada de sal.
Adicione todos os ingredientes (menos o fermento) no liquidificador. Bata por 10 minutos, adicione o fermento e bata por mais 5 minutos.
Chá Matcha
Para fazer o chá, separe: uma colher de sopa de matcha e 100 ml de água. Deixe a água esquentar até começar a levantar fervura. Depois, desligue o fogo. Em uma caneca já como pó de matcha, adicione a água quente e deixe o produto dissolver bem.
Para você ter uma rotina ainda mais saudável, conheça os chás, sucos e porções da Kük!
Conclusão
Então, gostou de conhecer os benefícios do matcha? Não perca mais tempo e inclua esse ingrediente na sua rotina. Lembrando que ele serve para fazer chá, suco e até bolo.
E para você ter refeições ainda mais saudáveis, conte com os produtos da Kük. Há várias porções, bebidas e até sobremesas. Tudo é feito com alta tecnologia que mantém o sabor e a textura dos alimentos.
Aproveite!