Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Matcha: benefícios que você precisa conhecer sobre a nova superfood!

matcha benefícios para a saúde

Nós precisamos falar sobre os benefícios do matcha, afinal, essa superfood é impressionante. Certamente, você também vai se surpreender. 

O matcha é consumido habitualmente em países asiáticos. Alguns estudos apontaram efeitos neuroprotetores, antioxidantes e antiinflamatórios. Por isso, essa bebida tem tudo para ser a nova superfood.

Mas, as características e benefícios do matcha não terminam por aqui. Há ainda muito mais para comentar. 

Continue a leitura e saiba os detalhes sobre o assunto!

O que são as superfoods?

Antes de falarmos mais sobre o matcha, vamos dar uma breve explicação sobre o que são as superfoods. Em tradução livre, podemos defini-las como superalimentos, ou seja, certos alimentos que proporcionam vários benefícios ao organismo. Assim, são caracterizados pela forte presença de vitaminas e minerais que proporcionam ganhos importantes ao organismo. A concentração dessas substâncias é um fator determinante para saber se um alimento é ou não considerado superfood.

VEJA TAMBÉM: Refrescante, saboroso e funcional: conheça a linha de chás da kük

A abundância de boas substâncias permite que as pessoas extraiam grande valor das superfoods sem precisar consumi-las em grandes quantidades. Nem todos os alimentos orgânicos ou naturais são considerados superfoods. No entanto, nem por isso deixa de ser válida a recomendação de uma alimentação rica nesse tipo de alimento.

O que é Matcha?

Produzido a partir de folhas protegidas da luz solar, o matcha japonês é um tipo de chá verde em pó de cor verde viva. 

O seu cultivo acontece de forma tradicional. No entanto, esse sombreamento das plantas durante o período de crescimento aumenta os processos de síntese e acúmulo de compostos biologicamente ativos como a teanina, cafeína, clorofila e vários tipos de catequinas.

Composição do matcha

O chá verde traz vários benefícios à saúde devido aos antioxidantes naturais. 

Entre eles os polifenóis, que são compostos em ampla quantidade e são responsáveis por até 30% do peso seco do chá verde. Assim, eles são antioxidantes poderosos e com efeitos comparáveis aos das vitaminas C e R, caroteno e tocoferol.

No entanto, as quantidades de substâncias ativas promotoras da saúde que estão presentes nas bebidas à base de chá dependem de algumas variações.  

Da quantidade de folhas de chá por porção, temperatura, tipo de chá, tempo de infusão e época da colheita. Abaixo, vamos conhecer os componentes presentes no matcha.

  • Fonte de rutina; 
  • Catequinas;
  • Cafeína;
  • Quercetina;
  • Vitamina C;
  • Clorofila;
  • Teanina.

Quais os benefícios do matcha?

matcha benefícios saiba quais são

Os componentes do chá matcha trazem vários benefícios à saúde. Possuem grandes quantidades de substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. 

Assim, são promissores para a prevenção de doenças neurológicas e carcinogênicas. Abaixo, veja os principais e a forma que ele pode atuar no organismo. 

Apresenta propriedade anti carcinogênicas

Os mecanismos por trás do efeito anticancerígeno do EGCG podem estar relacionados à inibição da angiogênese tumoral, efeitos antioxidantes e supressão dos processos inflamatórios. 

Portanto, eles contribuem para a transformação, hiper proliferação e início da carcinogênese.

Apresenta propriedade anti-inflamatória

Principal componente bioativo do chá verde, a suplementação de EGCG pode aliviar complicações do processo inflamatório que surgem após o uso de circulação extracorpórea para cirurgia cardíaca de grande porte, incluindo lesão pulmonar e disfunção.

Assim, estudos apontam que esse componente ajuda a reduzir a formação de cálculos biliares e ajudam no controle de pressão arterial. 

O chá verde matcha também conta com compostos bioativos capazes de diminuir o desenvolvimento da hepatite, suprimindo a expressão gênica e proteínas de citocinas inflamatórias.

Fortalecimento o sistema imunológico

Mais um dos benefícios do matcha é que ele fortalece o sistema de defesa do organismo. Saiba que isso acontece porque o chá tem propriedades antioxidantes, são exatamente elas que conseguem deixar o sistema imunológico mais resistente. 

Dessa forma, você fica mais protegido contra gripes, resfriados, infecções, dentre outros problemas comuns de saúde. 

Estimulação do humor, memória e a concentração

O matcha possui teanina, um aminoácido encontrado na planta do chá Camellia sinensis. Por ser cultivada à sombra das plantas destinadas à produção de matcha, a teanina não se decompõe. 

Por ter um teor alto no chá matcha, ela não deixa o chá ficar amargo. Combinado com a cafeína, fornece a sensação de sabor de umami. Também tem o poder de aumentar a concentração, o foco e a eficiência em maior extensão. Também ajuda a aliviar o estresse.

Poder diurético 

O matcha, além de tudo o que já apresentamos, ainda tem poder diurético. Ou seja, ele ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Com isso, é possível desinchar o corpo. E o melhor é que esse benefício é proporcionado de forma natural e saudável. 

Combate dos radicais livres

O chá em questão também tem catequinas (epigalocatequina galato (EGCG), epigalocatequina (EGC), epicatequina galato (ECG), epicatequina (EC) e catequina (C)).

A mais abundante e ativa do chá verde é a EGCG. Portanto, seu alto conteúdo polifenólico dá uma capacidade maior de eliminar os radicais livres do que, por exemplo, a vitamina C agindo sozinha.

Quem não pode consumir Matcha?

O matcha é contra indicado para lactantes, mulheres grávidas, pessoas hipertensas e crianças. 

Como consumir o Matcha?

Depois de descobrir os benefícios do matcha — que são diversos — é hora de entender como consumir a bebida e ficar ainda mais saudável, não é mesmo? A boa notícia é que, apesar de ser muito ligado à forma de chá, o matcha pode ser tomado de outras formas. 

Confira: 

Suco com Matcha 

Você pode, por exemplo, fazer um suco de laranja ou de abacaxi com o matcha. Para isso, é necessário misturar uma colher de pó em uma xícara de água quente. Adicione abacaxi picado ou suco de laranja. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Bolo de matcha

E que tal um bolo de matcha? Para essa opção, dá para fazer uma massa básica de bolo e adicionar o matcha. Os ingredientes usados são: 

  • 280 g de farinha de trigo;
  • ½ xícara de creme de leite;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de manteiga sem sal;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;
  • 1 colher de chá;
  • 1 pitada de sal. 

Adicione todos os ingredientes (menos o fermento) no liquidificador. Bata por 10 minutos, adicione o fermento e bata por mais 5 minutos. 

Chá Matcha

Para fazer o chá, separe: uma colher de sopa de matcha e 100 ml de água. Deixe a água esquentar até começar a levantar fervura. Depois, desligue o fogo. Em uma caneca já como pó de matcha, adicione a água quente e deixe o produto dissolver bem. 

Para você ter uma rotina ainda mais saudável, conheça os chás, sucos e porções da Kük!

Chá Matcha benefícios

Conclusão

Então, gostou de conhecer os benefícios do matcha? Não perca mais tempo e inclua esse ingrediente na sua rotina. Lembrando que ele serve para fazer chá, suco e até bolo. 

E para você ter refeições ainda mais saudáveis, conte com os produtos da Kük. Há várias porções, bebidas e até sobremesas. Tudo é feito com alta tecnologia que mantém o sabor e a textura dos alimentos. 

Aproveite! 

Posts relacionados

Promoções