Mindful eating: O que é e seus benefícios

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Mindful Eating. Na prática, essa técnica tem ajudado inúmeras pessoas no tratamento de estresse psicológico. Além da redução do estresse relacionado ao comer compulsivo e outros sintomas oriundos de transtornos alimentares. Trata-se da busca por promover a alimentação consciente. Envolve a mente, as sensações emocionais e os sinais físicos de fome e saciedade.

 

mindful eating

 

Essa prática surgiu do conceito de nutrição focado no mindfulness, técnica usada na meditação budista que aposta na atenção plena ao momento presente sem julgamentos. Então, estar ciente dos seus sentimentos ao comer é fundamental. Portanto, antes de comer, pergunte-se se realmente você está com fome.

 

O Mindful eating é uma nova forma de encarar a alimentação. A ideia principal é dar mais atenção para as refeições ao serem consumidas. No entanto, alguns pontos são importantes e até imprescindíveis para colocar em prática essa técnica.

 

mindful eating

 

Entre eles estão evitar o celular na hora das refeições, sentar-se a mesa de maneira confortável e prestar atenção no cheiro, textura e sabor de cada ingrediente. Além de observar os sentimentos ao degustar a comida. Também é importante pensar na origem do alimento e os esforços que fizeram o alimento chegar até o prato, apreciar o local e as companhias presentes, e, por fim, contemplar e agradecer pela refeição.

 

Benefícios

 

Seguindo essas dicas, os benefícios podem ser inúmeros, como por exemplo, a diminuição da compulsão alimentar. Já que as sensações que o alimento provoca, os sabores, a ligação entre mente e corpo, contribuem para o estabelecimento de padrões saudáveis de alimentação.

 

Há também o incentivo de hábitos saudáveis. Por isso, o uso de todos os sentidos na escolha dos alimentos é importante: reconhecer se gosta ou não dos alimentos vai contribuir para tal estímulo, assim como ter a consciência da fome e saciedade.  É importante ter a consciência da qualidade dos alimentos e dos ingredientes que compõem e as sensações antes, durante e depois das refeições.

 

mindful eating

 

Para conseguir envolver mente, espírito e coração na hora das refeições, alguns elementos são essenciais, como: comer devagar, ter atenção às texturas dos pratos e, principalmente, observar as emoções na hora de degustar qualquer alimento. A alimentação consciente pode nos ajudar a entender os tipos de emoções que envolvem nosso relacionamento com a comida.  Além de saber como podemos estar usando a comida para lidarmos com certos sentimentos.

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