Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Mindful Eating: O que é, Benefícios e 6 Formas de Praticar!

mindful eating

Talvez você nunca tenha ouvido falar de mindful eating, mas na prática, essa técnica tem ajudado inúmeras pessoas no tratamento de estresse psicológico.

Além da redução do estresse relacionado ao comer compulsivo e outros sintomas oriundos de transtornos alimentares, a prática busca promover a alimentação consciente.

Para isso, o mindful eating envolve a mente, as sensações emocionais e os sinais físicos de fome e saciedade.

Quer entender como funciona essa prática? Então siga a leitura deste post para saber o que é mindful eating e quais benefícios ela pode trazer para a sua vida!

Monte um cardápio saudável e cheio de sabor com as receitas exclusivas da Kük!

Mindful eating: O que é?

O mindful eating é uma nova forma de encarar a alimentação. A ideia principal é dar mais atenção para as refeições no momento de consumo.

Essa prática surgiu a partir do conceito de nutrição focado no mindfulness, técnica usada na meditação budista que aposta na atenção plena ao momento presente sem julgamentos.

Assim como acontece no momento de meditar, estar ciente dos seus sentimentos é fundamental no mindful eating.

Por isso, ficar atento às sensações ao comer é um dos principais passos nessa prática. Pode parecer algo simples, mas faz toda a diferença na qualidade de vida de uma maneira geral.

Benefícios

Os benefícios do mindful eating podem ser inúmeros, como a diminuição da compulsão alimentar, por exemplo.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno alimentar.

Dentre eles, anorexia, bulimia e a compulsão alimentar são os principais e podem trazer diversos problemas para a saúde física e mental.

Nestes pontos, o mindful eating é um grande aliado para a qualidade de vida e pode auxiliar no tratamento desses transtornos.

Isso porque as sensações que o alimento provoca, os sabores, e a ligação entre mente e corpo, contribuem para o estabelecimento de padrões saudáveis de alimentação.

Há também o incentivo de hábitos saudáveis no dia a dia de maneira geral e não só na alimentação. Por isso, o uso de todos os sentidos na escolha dos alimentos é importante.

Reconhecer se gosta ou não dos alimentos vai contribuir para tal estímulo, assim como ter consciência da fome e da saciedade.

É importante conhecer a qualidade dos alimentos e dos ingredientes que compõem as receitas, assim como as sensações antes, durante e depois das refeições.

A alimentação consciente pode nos ajudar a entender os tipos de emoções que envolvem nosso relacionamento com a comida, além de permitir identificar como podemos estar usando os alimentos para lidar com certos sentimentos.

Para conseguir envolver mente, espírito e coração na hora das refeições, alguns elementos são essenciais e nós falaremos sobre eles a seguir.

Como praticar o mindful eating?

como praticar mindful eating

Existem alguns pontos fundamentais para colocar em prática ao aderir a técnica de mindful eating e conseguir trabalhar a presença durante as refeições.

Confira algumas dicas que vão te ajudar a inserir esses novos hábitos na rotina:

  • coma mais devagar, dando atenção às texturas, ao cheiro e ao sabor do prato;
  • observe as emoções despertadas na hora de degustar cada alimento;
  • evite usar o celular na hora das refeições para praticar a presença total;
  • conheça a origem do alimento e o processo que o fez chegar até seu prato;
  • aprecie o local e as companhias;
  • contemple e agradeça cada refeição.

Além de colocar essas dicas em prática, tenha paciência com você, principalmente se estiver se adaptando ao estilo mindful na alimentação.

Não se culpe se perder o foco em alguns momentos. Caso isso aconteça, respire fundo e tente voltar a atenção ao momento presente.

O importante é não desistir e seguir praticando a presença total durante as refeições. Com o tempo, esse processo vai se tornar automático.

Vale destacar que a prática pode ser aplicada em diversos tipos de dietas, como cardápios sem glúten, por exemplo.

Aliás, o mindful eating é uma boa forma de se adaptar a novas dietas, caso você tenha alguma restrição alimentar ou busque algum objetivo específico, como perda de peso.

Mindful eating emagrece?

O mindful eating pode contribuir indiretamente para a perda de peso de maneira saudável. Isso porque a prática ajuda a mudar a sua visão sobre a comida e o seu relacionamento com ela.

Ao praticar as dicas compartilhadas acima, você aprecia os alimentos de uma maneira diferente, conseguindo entender o seu ponto de saciedade.

Consequentemente, você consegue evitar o consumo exagerado de alimentos e até mesmo cuidar de transtornos alimentares que podem gerar o aumento de peso, como a compulsão alimentar.

A prática tem como objetivo mudar a sua relação com a comida. A partir disso, você tem diversos benefícios e o emagrecimento pode ser um deles.

O mindful eating também pode ajudar a manter os hábitos alimentares mais saudáveis, já que incentiva o consumo de alimentos mais naturais.

Se esse é um dos seus objetivos, a dica é aliar a alimentação a outras práticas saudáveis no dia a dia, como a prática de meditação e de atividade física também.

Existem diversos exercícios para fazer em casa que vão melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e auxiliar na perda saudável de peso.

Para deixar o processo ainda mais prático e evitar que a correria atrapalhe a sua rotina de hábitos saudáveis, a dica é optar por pratos prontos congelados.

Na Kük, você encontra receitas saudáveis e cheias de sabor para deixar as suas refeições ainda mais gostosas.

Monte o seu cardápio de mindful eating com pratos práticos, saudáveis e saborosos!

Posts relacionados

Promoções