Nutricionista dá dicas para quem quer iniciar a prática do veganismo

O veganismo não é uma simples dieta, mas um estilo de vida, onde o vegano não apenas deixa de consumir qualquer alimento que possua origem animal (carnes, ovos, laticínios), mas também vestimentas (lã, seda, couro) e produtos testados em animais (cosméticos, maquiagem e de higiene). Mas para iniciar essa nova filosofia de vida é preciso tomar cuidados e precauções.

 

 

 

Diante da ausência de qualquer tipo de carne no veganismo, a nutricionista da Kük, Caroline Soldi, destacou a importância de manter em dia os exames para que se consiga evitar qualquer risco de deficiência nutricional.

 

“Para quem pratica ou vai iniciar o veganismo, é importante manter os exames de hemograma e dosagem de micronutrientes em dia. A dieta vegana é sim muito indicada desde que tenha um monitoramento constante para minimizar riscos de deficiências nutricionais”, avisou a nutricionista, que destacou ainda os benefícios desse tipo de alimentação para quem pratica.

 

“As dietas veganas e vegetarianas possuem muitos benefícios à saúde, visto que indivíduos adeptos possuem melhor perfil de colesterol sanguíneo, expectativa de vida aumentada e baixas taxas de obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer quando comparadas à indivíduos onívoros”, acrescentou.

 

 

Devido as proteínas consumidas pelos veganos serem de baixo valor biológico, ou seja, com um aproveitamento menor, sua ingestão deve ser elevada. Segundo Soldi, existem muitos benefícios nas proteínas vegetais, como menor excreção de cálcio urinário, menor teor de gorduras – principalmente saturadas -, maior presença de fibras e de compostos bioativos.

 

“O vegano deve lançar mão de uma dieta rica em cereais integrais (arroz, cevada, trigo) pois possuem fibras e aminoácidos essenciais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico) também ricos em aminoácidos essenciais e para ajudar a garantir o aporte de ferro, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) que são ótimas fontes protéicas e de gorduras de qualidade. A soja é uma grande aliada dos veganos também, pois além de ser uma ótima fonte de proteínas é muito versátil na culinária (bebidas fortificadas, tofu e análogos da carne)”, concluiu a nutricionista.

 

 

Para contribuir com quem vive na correria do dia a dia e adota esse estilo de vida, a Kük disponibiliza uma linha vegana especial e extremamente saborosa. Perfeita para quem quer se alimentar bem, de forma saudável e prática. Clique aqui e confira o cardápio vegano da Kük.

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