Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Páscoa pelo mundo: as comidas típicas servidas em outros países

A Páscoa traz na sua essência diferentes significados míticos e religiosos pelo mundo. Assim, suas comemorações e comidas também são variadas. Se no Brasil peixes como o bacalhau são protagonistas de pratos desta data comemorativa, em outros países as receitas são bem diversificadas. Então, você já parou para pensar quais são os pratos tradicionais da Páscoa espalhados pelo Mundo?

 

Por ser uma data ligada à ideia de renovação da natureza e da vida, a celebração da Páscoa é sempre fundamentada na comida. Assim, os simbolismos e tradições das mais variadas culturas e religiões podem ser explicadas de acordo com os ingredientes utilizados. Até mesmo a forma de preparo e a maneira que essas comidas são servidas.

 

Você pensa que o ovo de Páscoa, por exemplo, é uma tradição apenas no Brasil? Nada disso! Ele está presente nas comemorações de diversos países. No entanto, há uma explicação para isso: é um símbolo que remete à fartura e à prosperidade. Assim, é a vida que se renova para um novo período que está começando a partir desta data.

 

Então, a partir de agora, você poderá viajar pelo mundo sem sair do lugar para conhecer algumas dessas tradições de Páscoa e as comidas que são servidas nesta data comemorativa.

 

Itália

Comidas de Páscoa pelo mundo 

A tradicional Colomba Pascal que vemos nos supermercados teve origem na Itália. A lenda diz que um padeiro da cidade de Pavia, Norte da Itália, presenteou o rei que estava em guerra com sua cidade com um doce em formato de uma pomba. O sabor era de laranja e era leve. Diante disso, o rei gostou tanto desse doce que acabou deixando de lado a guerra. Um caso comprovado de que a comida pode sim selar a paz entre os povos.

 

Espanha

Comidas de Páscoa pelo mundo

Ovos de chocolate? Que nada! Na Espanha, especialmente na região da Catalunha, as crianças esperam as Monas de Páscoa. Na verdade, a expectativa é para a segunda-feira para que eles possam ganhar esses presentes dos seus padrinhos. Assim, as Monas de Páscoa são, na verdade, simples brioches decorados com ovos cozidos. Mas as que fazem mais sucesso são aquelas mais elaboradas e que, muitas vezes, ficam parecendo mais um bolo de aniversário temático.

 

Argentina

Comidas de Páscoa pelo mundo

A Páscoa na Argentina traz uma inspiração da Europa. A torta pascualina é de origem da Itália. Mais especificamente da Ligúria. É um prato salgado recheado de espinafre, alcachofra, salsa, ricota e ovos cozidos inteiros. Os dois últimos ingredientes representam a ressurreição de Cristo. As 33 folhas que compõem sua massa simbolizam os anos de vida de Jesus.

 

México

Comidas de Páscoa pelo mundo

Você já ouviu falar na Capirotada? Então, é essa a comida típica que os mexicanos comem na Páscoa. Na verdade, é um pudim com frutas, mas a receita pode variar de acordo com a região. Alguns deles, no entanto, não podem faltar, como pão, frutas, cravo e canela. A sobremesa simboliza a crucificação de Jesus da seguinte forma: o pão é o corpo, os paus de canela a cruz, e os cravos os  pregos. A Capirotada começa a ser consumida ainda na quaresma.

 

Romênia

Comidas de Páscoa pelo mundo

A Páscoa na Romênia traz o Pasca como uma das comidas mais consumidas nessa época do ano. De origem pagã, é um pão doce feito com queijo e uvas passas. A cor é dourada para representar o sol, que simboliza a vida. No Sábado de Aleluia, os romenos preparam o pão em casa para abençoá-lo na missa do Domingo de Páscoa. Assim, seguindo essa tradição, a pessoa terá prosperidade no ano.

 

Polônia

Comidas de Páscoa pelo mundo

Uma das especialidades polonesas na Páscoa é a Zurek. Uma sopa à base de farinha de centeio, salsicha, cenoura, manjericão, e outras especiarias. Assim, ela é servida com ovos cozidos e, muitas vezes, dentro de um pão.

 

Equador

Comidas de Páscoa pelo mundo

Quando se fala em Páscoa no Equador não pode faltar a Fanesca. Mais do que uma sopa para o povo equatoriano, essa especialidade está presente em grande parte dos lares daquele país. Assim, seus ingredientes vêm de todas as regiões do país e por esta razão o prato representa a diversidade alimentar e a união do povo. Em sua receita estão presentes peixe, leite, queijo, feijão, farinha de trigo, alho e 12 tipos de grãos, que simbolizam os 12 apóstolos de Jesus Cristo.

 

França

 Comidas de Páscoa pelo mundo 

Ao contrário de muitos países que priorizam o peixe, a Páscoa na França é a base de carne vermelha. O cordeiro é tradicionalmente utilizado. Ele simboliza Cristo, o cordeiro de Deus que sacrificou a própria vida para salvar o mundo. No domingo de Páscoa, é comum preparar o Le Gigot d’Agneau Pascal, um pernil de cordeiro assado e servido com feijão e batatas.

 

Estados Unidos

Comidas de Páscoa pelo mundo 

Diferente da maioria dos países, a principal refeição do domingo de Páscoa é o jantar. A comida típica desta data é um presunto assado, tipo tender, com um sabor mais adocicado. No entanto, para conseguir esse efeito, é necessário “esmaltá-lo” depois de assado com açúcar mascavo ou mel e cobri-lo com fatias de abacaxi.

 

Itália

Comidas de Páscoa pelo mundo

A tradição da Páscoa na Itália varia de acordo com a região. A Pizza Chiena é um prato típico de Nápoles, Sul da Itália. Ela é tradicionalmente preparada na Sexta-feira Santa e consumida no Sábado de Aleluia. No entanto, o sabor e a sua aparência são diferentes das pizzas tradicionais. Ela lembra, na verdade, uma torta salgada. A sua massa contém banha e seu recheio é bem variado, podendo conter carnes curadas, queijos e ovos.

 

Rússia

Comidas de Páscoa pelo mundo

Na Rússia quando se fala em Páscoa é preciso falar na Pashka. É uma sobremesa que vem acompanhada de vários simbolismos. O formato de uma pirâmide remete ao túmulo de Cristo. A decoração é feita com símbolos religiosos como as letras cirílicas “XB”, que significa “Cristo ressuscitou”. Ele é feito com queijo, manteiga, açúcar, gemas de ovos e frutas secas.

 

Grécia

Comidas de Páscoa pelo mundo 

Na Grécia, o Tsoureki traz um forte simbolismo nas culturas pagã e cristã. É um pão doce trançado para representar a vida. O trançado deste prato tem significados diferentes: na cultura pagã, ele afasta os maus espíritos, enquanto para os cristãos, a trança com três cordões simboliza a Santíssima Trindade. Assim, depois de assado, se coloca sobre o pão ovos tingidos de vermelho que representam o sangue de Cristo.

 

Inglaterra

Comidas de Páscoa pelo mundo

Os Hot Cross Buns são presenças certas na época da Páscoa na Inglaterra. Esses pães recheados com frutas secas eram originalmente consumidos na Sexta-feira Santa. Agora, a receita ganhou algumas inovações como os recheios com chocolate e nozes. A cruz desenhada sobre os pãezinhos remete à crucificação de Cristo e afasta os maus espíritos. Segundo a tradição, oferecer Hot Cross Buns aos amigos fortalece as relações.

 

Finlândia

Comidas de Páscoa pelo mundo

O Mämmi é uma das comidas típicas da Páscoa na Finlândia. É uma sobremesa à base de farinha de centeio, malte, melaço, água, sal e raspas de laranja. Seu preparo pode demorar até quatro dias para ficar pronto.

 

Eslovênia e Croácia

Comidas de Páscoa pelo mundo 

O Pinca é a comida mais tradicional da Páscoa da Eslovênia e da Croácia. É um pão doce feito com farinha de trigo, ovos, açúcar, leite, passas, raspas de limão ou laranja e finalizado com prošek, um vinho local. Este prato foi criado para comemorar a chegada da primavera. Assim, o Pinca deve ser abençoado no Sábado de Aleluia para ser consumido no Domingo de Páscoa.

 

Jamaica

Comidas de Páscoa pelo mundo 

Na Jamaica, o Escovitch é a comida mais consumida na semana da Páscoa. Ele é feito a base de peixe. Depois de frito, é marinado com um molho picante feito com cebolas brancas, tiras de cenoura e pimentões. Assim, é servido na Sexta-feira Santa com arroz branco. Mas pode ser consumido com o bammy, que é um pão tradicional do país feito à base de mandioca.

 

Suécia

Comidas de Páscoa pelo mundo 

Bem diferente da maioria dos países, na Suécia, a tradição na Páscoa é uma bebida. O Paskmust é um refrigerante sueco feito com extrato de lúpulo, malte e especiarias, produzido especialmente para a Páscoa. Foi criado em 1910 como uma alternativa não-alcoólica à cerveja. Somente no feriado da Semana Santa, o consumo chega a 10 milhões de litros da bebida.

 

Chipre

Comidas de Páscoa pelo mundo

Quem falou que não te churrasco por aí na Semana Santa? No Chipre, a tradição na Páscoa é comer o Souvla, que é um espetinho à base de carne de cordeiro que é servido no almoço do Domingo de Páscoa. Portanto, assim como em outras culturas com influência europeia, comer esse tipo de carne no Chipre é uma forma de honrar o sacrifício do Cordeiro de Deus.

 

Geórgia

Comidas de Páscoa pelo mundo 

Na Geórgia, o domingo de Páscoa precisa ter o Chakapuli. Essa especialidade georgiana consiste em um cordeiro guisado à base de vinho branco, ameixas verdes, cebolinha e pimentas verdes. Este prato é servido quente e vai bem com um pãozinho. Assim, o Chakapuli pode ser consumido durante todo o ano, mas por conta das ameixas não estarem tão maduras, é na primavera que a procura é maior.

 

 

Conheça a linha de Páscoa da kük

 

Para tornar sua Páscoa ainda mais saborosa e prática, a kük lançou sua linha de pratos de Páscoa: o Bacalhau às Natas, o Camarão Internacional e a Paella de Frutos do Mar. São porções individuais e vão contar com a tecnologia de ultracongelamento a vácuo já conhecida da kük, garantindo a preservação do aroma, da textura e principalmente do sabor dos pratos. A forma de preparo também é a mesma. Desta forma, você pode aquecer essas delícias em banho-maria ou em micro-ondas e finalizar em até seis minutos.

 

Clique aqui para conhecer os pratos e garantir sua Páscoa com essas delícias.

Posts relacionados

Promoções