Plant Based: O que é, 4 Benefícios e Cardápio Completo!

plant based

Você já sabe que consumir alimentos naturais é muito mais saudável, mas já imaginou fazer uma dieta baseada nisso? Essa é a filosofia por trás do plant based, um conceito que busca hábitos alimentares mais equilibrados e nutritivos sem abrir mão do sabor.

Quando pensamos em uma alimentação natural, logo imaginamos um cardápio só com frutas e verduras, mas a dieta plant based vai muito além disso.

Neste post, vamos te contar mais sobre esse tipo de alimentação, compartilhar os principais benefícios e ainda indicar os melhores pratos para o seu cardápio.

É só seguir a leitura para conferir!

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O que é dieta plant based?

Whole Food Plant-Based Diet, ou simplesmente WFPB-diet, significa “dieta à base de alimentos vegetais integrais” na tradução livre para o português e é exatamente isso que ela é na prática.

A dieta plant based busca incluir alimentos frescos e naturais no cardápio diário, evitando produtos ultraprocessados e reduzindo – ou até mesmo cortando – o consumo de alimentos de origem animal.

 

Diferença entre plant based, veganismo e vegetarianismo

Por ser uma dieta baseada em alimentos naturais e sem consumo de produtos de origem animal, muita gente confunde o conceito de plant-based com vegetarianismo e veganismo, mas os três possuem diferenças importantes entre si.

Para entender essas diferenças, vamos explicar a base do veganismo e do vegetarianismo. Confira a seguir:

  • Vegetarianismo: uma dieta vegetariana consiste no corte do consumo de todos os tipos de carne, mas ainda se consome alimentos de origem animal, como ovos e leite, por exemplo.
    Apenas no vegetariano estrito, os alimentos de origem animal também são cortados.
  • Veganismo: a dieta vegana também não tem carne no cardápio, mas aqui tanto alimentos quanto produtos de origem animal saem da rotina também.
    O veganismo vai além da dieta e estende seu conceito para os hábitos de consumo, por isso não se compra nenhum produto de origem ou testado em animais, como cosméticos, por exemplo.

 

A principal diferença entre o vegetarianismo, o veganismo e a WFPB-diet é o consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados.

O corte desse tipo de produto é a base da dieta plant-based, que prevê uma alimentação muito mais natural.

Veganos e vegetarianos podem optar por tirar esses alimentos do cardápio também, mas a restrição é uma escolha e não a base do conceito, como acontece na WFPB-diet.

Benefícios do plant based

Ter uma alimentação saudável com certeza traz diversos benefícios e agora nós vamos compartilhar os principais com você. Confira abaixo:

Aumenta a imunidade

Alimentos naturais oferecem nutrientes e compostos bioativos que são fundamentais para o organismo, mas muitas vezes se perdem em produtos industrializados.

Esses alimentos frescos e livres de processos químicos apresentam maior concentração de antioxidantes, o que contribui para o aumento da imunidade e combate a diversas doenças.

Melhora o metabolismo

Com a redução de gorduras ruins e produtos industrializados que causam a inflamação do organismo, você consegue estimular o funcionamento correto e muito mais saudável do metabolismo.

Como consequência, você combate doenças crônicas, garante mais energia para o seu dia a dia e ainda pode ter um emagrecimento saudável.

Auxilia na hidratação

Você sabia que os alimentos in natura têm uma grande quantidade de água? Pois é, eles são ótimos aliados na hidratação diária.

Normalmente relacionamos a hidratação com a ingestão de líquidos, mas a verdade é que as verduras e as frutas podem te ajudar com isso também. Assim você consegue um organismo muito mais equilibrado

Reduz o colesterol e previne doenças cardíacas

As gorduras presentes em alimentos ultraprocessados são grandes vilãs da saúde, aumentando o colesterol e sendo causa para muitos problemas cardíacos.

Os alimentos naturais vão na direção contrária: além de não ter gorduras ruins, eles são ricos em fibras, que ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue.

Plant based cardápio para a semana

plant based cardápio

Ao contrário do que muitos pensam, é possível criar um cardápio variado e cheio de sabor na dieta baseada em alimentos naturais e nós vamos te mostrar como fazer isso.

Na Kük você encontra um kit prático e completo com refeições para a semana toda! São 20 itens em porções individuais para você fazer as combinações do jeito que preferir.

Confira alguns pratos que compõem o kit plant-based semanal:

Alimentos permitidos e proibidos na dieta plant based

Como já vimos aqui, todos os alimentos naturais – aqueles que vêm direto da feira ou da horta para a sua mesa – são permitidos na WFBP-diet. Conheça alguns exemplos:

  • Café;
  • Cogumelos;
  • Suco de fruta natural e chás de ervas;
  • Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha.

 

Além disso, é importante entender quais tipos de produtos ficam de fora do cardápio. Confira alguns exemplos de alimentos não consumidos na dieta plant based:

  • Embutidos, como a salsicha, salame e o presunto;
  • Refrigerantes e sucos artificiais;
  • Adoçantes;
  • Frituras e alimentos gordurosos.

Dieta plant based emagrece?

Apesar do emagrecimento não ser o foco da dieta plant based, ela pode ser uma grande aliada para quem deseja perder peso de maneira saudável.

A partir do momento que você corta alimentos ultraprocessados e produtos industrializados da sua rotina, a perda de peso é uma consequência.

Como explicamos neste post, os alimentos in natura são muito mais nutritivos e estimulam o funcionamento do metabolismo, o que contribui para o emagrecimento.

Conclusão

A dieta plant-based vai além do consumo de vegetais, contribuindo para uma vida muito mais saudável através de um cardápio equilibrado, nutritivo, saboroso e variado.

O consumo de alimentos in natura e a retirada de produtos industrializados da rotina fazem toda a diferença para a saúde, auxiliando no combate a diversas doenças, aumentando a imunidade e até mesmo estimulando o emagrecimento saudável.

A WFPB-diet com certeza traz muitos benefícios, mas lembre-se de montar um cardápio variado para garantir o consumo de todos os nutrientes necessários.

Mudar os hábitos exige determinação e nem sempre é fácil, mas a Kük está aqui para te ajudar!

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