Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas

Como montar um prato saudável? Aprenda com as dicas da kük!

prato saudável

Para quem está buscando melhores hábitos alimentares, montar um prato que seja saudável e capaz de garantir a sensação de saciedade pode parecer um desafio, mas isso pode ser mais simples do que parece!

Com disciplina e organização, é possível equilibrar bem a refeição, priorizando alimentos gostosos e diversos para uma refeição rica em nutrientes essenciais.

Para te ajudar a fazer o prato ideal para suas refeições com direito a sobremesa, separamos algumas dicas importantes para ter como guia na hora de elaborar seu cardápio semanal, sem se preocupar em fazer alimentos refinados e caros. Confira agora!

O que é um prato saudável?

Um prato saudável é nada mais que uma refeição capaz de nutrir da maneira certa o nosso organismo, unindo equilíbrio, sabor e cores! Seu prato pode ter arroz, feijão, salada e carne bovina e ainda sim ser tão saudável quanto qualquer outro refinado.

Segundo a legislação brasileira, a população deve consumir cerca de 2000 kcal/dia, o que inclui diferentes categorias, sendo elas:

  • Proteínas;
  • lipídios (gordura);
  • carboidratos;
  • fibra alimentar.

Mas no dia a dia, como equilibrar tudo isso e ainda ter um prato saboroso e fácil de preparar? Uma opção é apostar nas marmitas prontas ou preparar um cardápio pré-organizado de alimentos a serem consumidos durante a semana.

Qual é o prato mais saudável do mundo?

Ao redor do mundo, a longevidade e boa saúde estão sempre ligadas à alimentação. Você provavelmente já ouviu falar que os japoneses possuem uma saúde invejável. Sabe qual a base da sua alimentação? Cereais, verduras e peixes!

Somada a uma rotina de exercícios, essa dieta traz diversos benefícios para o corpo, capazes de aumentar a longevidade da população. Não existe necessariamente um prato mais saudável, mas sim uma junção de elementos que trazem benefícios.

O que deve ter em um prato saudável?

como comer bem

Para ser considerado saudável e equilibrado o seu prato deve ter alguns itens indispensáveis. Veja abaixo um pouco mais sobre eles e exemplos para consumir no seu dia a dia!

Carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por dar energia ao nosso corpo. Outra função importante é a produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem estar.

O carboidrato não precisa ser um vilão na sua rotina, é preciso apenas cuidado para que não seja consumido em exceto para que não se torne um mal ao corpo. Equilíbrio é o segredo!

Proteína

As proteínas são essenciais para a estrutura corporal, regulação do metabolismo, atuação no sistema imunológico e ainda atuam como catalisadoras no corpo. Sem elas, o processo interno fica lento.

Hortaliças e legumes

Os legumes e as hortaliças são grandes aliados na hora de nutrir o corpo, aumentar a imunidade e fortalecer o organismo. Além disso, possui componentes capazes de “limpar” o organismo, melhorando o seu funcionamento.

Como montar um prato saudável? 3 dicas da Kuk!

1. Organize e equilibre os alimentos do prato

Para se alimentar de forma saudável não existe segredo ou fórmula mágica, mas o que pode te ajudar a equilibrar melhor a distribuição de alimentos no seu prato você pode seguir a regra das quatro partes.

A divisão consiste na organização de diferentes alimentos colocados na medida certa para que o prato possa contemplar diferentes fontes de minerais, vegetais e nutrientes.

Seguindo essa ideia, como montar um prato saudável?

  • 50% do prato é destinado para salada, podendo mesclar vegetais crus e cozidos, a seu critério;
  • 25% é para a inserção de carboidratos, como arroz, batata doce ou grão de bico. No caso do arroz, se for integral é ainda melhor para seu prato;
  • 25% para a parte que falta, inclua proteínas vegetais (feijão, soja, lentilha) e animais (peixe, frango, carne vermelha, ovos).

O método é uma maneira simples de contemplar os diferentes alimentos que nosso corpo precisa para ter energia durante o dia, dar a sensação de saciedade por mais tempo e garantir mais saúde ao nosso organismo.

2. Combine diferentes tipos de alimentos para um prato saudável

Como vimos no tópico anterior, um prato saudável é um prato diverso, com diferentes fontes de nutriente e principalmente cor!

Fugindo de refeições gordurosas e pouco nutritivas, é interessante buscar aqueles alimentos que ganham seu paladar e fazem bem ao organismo. Busque também receitas diferentes e versáteis para incrementar mais o sabor ao prato.

Se você pretende fazer marmitas para ter um almoço rápido durante a semana, lembre-se de separar com antecedência os alimentos e deixar para o dia apenas alimentos que precisam ser consumidos frescos, como folhas e saladas.

3. Opte por alimentos integrais

como se alimentar melhor

Os alimentos integrais (como por exemplo arroz), são aqueles que não perderam suas cascas e películas protetoras que o envolvem durante o processo de produção. Com isto, trata-se de um alimento muito mais rico em fibras e nutrientes.

Além disso, são responsáveis por dar uma sensação prolongada de saciedade, evitando assim que você consuma mais alimentos em um curto espaço de tempo, fator importante na hora de buscar uma alimentação melhor.

Assim, sempre que possível, opte por esses alimentos para agregar ainda mais valor ao seu prato!

Posso comer sobremesa após um prato saudável?

Depois de caprichar nos alimentos do seu prato, você merece uma sobremesa para coroar, não é? Mas cuidado com as ciladas! Não adianta caprichar no almoço e em seguida ingerir um pudim ou sorvete de sobremesa. Alimentação é constância e disciplina.

Depois de uma boa refeição, fruta é sobremesa sim, e inclusive é uma excelente maneira de ajudar o nosso organismo no processo de digestão.

Por isso, aposte em laranjas, abacaxi e até mesmo uma deliciosa salada de frutas para adoçar o dia depois de uma refeição equilibrada.

Se você tem o hábito de comer doces e não quiser abrir mão disso, aposte em sobremesas mais leves e em pequenas quantidades. Algumas opções são:

  • Gelatina;
  • 1 cookie de banana;
  • chocolate preferencialmente entre os meio-amargos e os amargos;
  • sorvete de morango;
  • 1 colher de doce de banana.

Lembre-se: equilíbrio é tudo!

Conheça as refeições prontas da kük!

 

Conclusão

A mudança de hábitos alimentares começa com o que você já tem em casa ou com a escolha de parceiros certos na busca por uma rotina mais saudável.

Na hora de fazer seu prato, lembre-se das dicas e busque sempre o equilíbrio e disciplina para não extrapolar nem se perder nas dicas que demos hoje.

Tem uma rotina puxada e é difícil cuidar da alimentação? Então confere o nosso outro blog com dicas para cuidar da sua marmita para o trabalho e saiba como se organizar!

Posts relacionados