Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Veganismo: Tudo o Que Você Precisa Saber e Seus Benefícios

veganismo

Quem adota a prática do veganismo tem objetivos que vão além da busca por uma alimentação mais leve e mais saudável.

Esse tipo de alimentação é baseado, sobretudo, na luta pela preservação do meio ambiente e contra a exploração animal.

Por isso, os princípios ultrapassam o corte da proteína animal das refeições diárias.

Quem segue uma alimentação vegana não possui carne ou qualquer tipo de produto de origem animal na sua rotina.

Para entender mais sobre o veganismo e descobrir os benefícios da prática, siga a leitura deste post com a gente!

Veganismo: o que é?

O veganismo é um estilo de vida que consiste em hábitos alimentares e hábitos de consumo livres de produtos de origem animal.

A comida vegana conta apenas com alimentos de origem vegetal. Uma dieta desse tipo inclui todos os seguintes tipos de alimentos:

  • grãos;
  • leguminosas como feijão e lentilha;
  • frutas;
  • verduras;
  • legumes.

Muita gente já sabe que a parte alimentar do veganismo não inclui produtos de origem animal, mas isso se estende também para o estilo de vida.

Por isso, no veganismo não se consome nenhum tipo de produto com origem animal, como cosméticos testados em animais ou roupas de couro, por exemplo.

Veganismo e vegetarianismo: Qual a diferença?

Apesar de terem nomes parecidos, veganismo e vegetarianismo são diferentes. No vegetarianismo, o corte de produtos de origem animal é feito apenas na parte alimentar.

Ou seja, a dieta vegetariana também corta a carne das refeições, mas ainda permite o consumo de outros alimentos de proveniência animal, como ovo e leite.

Já no veganismo, como vimos logo no início deste post, não há consumo de nenhum tipo de alimento ou produto de origem animal.

5 benefícios do veganismo

Além do importante ativismo presente no veganismo, o estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos também traz diversos benefícios para a saúde.

Listamos os principais benefícios do veganismo que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida e no meio ambiente.

Confira quais são eles a seguir.

Manutenção do peso

Adotar esse tipo de alimentação dá a capacidade de manter o peso equilibrado e até mesmo contribuir para a perda de peso de maneira saudável.

Apesar de não ser o foco do veganismo, naturalmente o adepto de uma alimentação vegana vai ingerir refeições menos calóricas e ricas em fibras.

Isso acaba auxiliando para a manutenção do peso considerado ideal para cada corpo.

Prevenção de doenças

Como muitas doenças estão diretamente ligadas às decisões alimentares, a prática do veganismo permite a ingestão de comidas mais nutritivas e que auxiliam na saúde.

Isso acontece pela redução da gordura saturada que é encontrada em alta concentração nos alimentos como ovos, carnes e leite.

Veja quais doenças podem ser prevenidas com os hábitos alimentares mais saudáveis do veganismo:

  • diabetes do tipo 2;
  • hipertensão;
  • obesidade;
  • doenças cardíacas.

Além disso, o veganismo pode reduzir as dores da artrite, já que não conta com alimentos de origem animal, causadores de inflamações no organismo humano.

Por ter uma variedade de antioxidantes entre seus alimentos, o veganismo também ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, evita o envelhecimento precoce e mantém o bom funcionamento do sistema imunológico.

Aumento na qualidade de vida

qualidade de vida veganismo

Uma vez que você consome alimentos mais nutritivos, você passa a cuidar mais da sua saúde e isso reflete diretamente na sua qualidade de vida.

Com uma alimentação saudável como a inclusa no cardápio de dietas plant-based , é possível prevenir doenças e assim aumentar a expectativa de vida.

Se você pretende alterar os seus hábitos para o veganismo, a dica é contar com a orientação de um nutricionista.

Auxilia na saúde mental

Uma boa alimentação não tem impacto apenas na saúde física, mas também na saúde mental.

Afinal, os alimentos in natura têm nutrientes essenciais para o estímulo de conexões e hormônios responsáveis por auxiliar no combate dos principais transtornos mentais.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), já são quase 19 milhões de brasileiros com ansiedade. O país também está entre os que mais têm casos de depressão ao redor do mundo.

Para se ter uma ideia, só durante a pandemia de Covid-19, 57% dos brasileiros relataram queda no bem-estar emocional e mental em uma pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas)

Esses índices mostram a importância de cuidar da mente da mesma maneira que cuidamos do corpo.

Hábitos de consumo mais conscientes

Além da melhoria na qualidade de vida, os hábitos alimentares veganos têm impactos bem menores no meio ambiente

Alguns dos principais impactos gerados pela produção de origem animal são a derrubada de áreas verdes para a construção de pastos e a emissão de gás carbônico.

Para você ter uma ideia, estudos realizados na Universidade de Oxford mostraram que a dieta plant-based pode reduzir em até 73% as emissões de carbono por pessoa.

Isso sem contar a preservação da vida animal e o incentivo aos hábitos mais sustentáveis.

São inúmeros benefícios para o meio ambiente, por isso o veganismo vai muito além de uma dieta e é considerado um estilo de vida.

Saiba onde encontrar os melhores pratos veganos

O estilo de vida vegano consiste em hábitos alimentares e de consumo focados em produtos naturais, livres de qualquer procedência animal.

Muito além de combater a violência animal, o veganismo atua na luta pela preservação do meio ambiente e ainda garante mais qualidade de vida aos seus adeptos.

Ao contrário do que muita gente acredita, encontrar pratos veganos é bem simples e hoje é possível encontrar inúmeras receitas saborosas para compor as refeições, inclusive aqui na Kük.

O nosso chef fez uma linha vegana com cardápio variado, nutritivo e repleto de receitas deliciosas desenvolvidas especialmente para você!

Quer mais vantagens? São pratos congelados com alta tecnologia para manter os nutrientes e ainda podem ser comprados online para entrega direto na sua casa!

Tudo isso para deixar o seu dia a dia muito mais prático e te ajudar a inserir receitas cada vez mais saudáveis na sua rotina.

Garanta o seu prato vegano congelado para uma refeição prática e saborosa!

Posts relacionados

Promoções