Low carb: entenda tudo sobre a onda do momento

Aliar a dieta low carb com exercícios físicos regulares pode ser a combinação ideal para quem procura cuidar da saúde. Com a chegada do verão, é comum que as pessoas busquem um estilo de vida mais saudável. Assim, a dieta low carb, se bem executada, pode ser uma boa alternativa, mas é claro, desde que seja indicada por um nutricionista.

 

Para auxiliar nesse processo, a Kük dispõe de uma linha especial low carb e que pode encaixar perfeitamente com a necessidade de quem vai adotar esse tipo de alimentação. Com a praticidade de sempre e com refeições a cinco minutos de serem consumidas. Então, a correria do dia a dia não será mais desculpa.

 

dieta-low-carb-frango-desfiado-milho-saudavel

 

O que é?

 

A dieta low carb é baseada em uma alimentação onde se diminui o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e massas. A porção desse tipo de alimento pode chegar a 50 gramas por dia e deve ser no máximo de 200 gramas diariamente. A dieta consiste ainda no aumento de consumo de gorduras de boa qualidade provenientes do azeite e de proteínas, como ovos, carnes, frango e peixe, por exemplo.

 

Isso acontece porque à medida em que se retira os carboidratos (fontes de energia) do consumo diário, é preciso ter outras fontes para suprir essa carência. As proteínas, sobretudo, são importantes nesse tipo de dieta, já que têm a capacidade de preservar a massa magra do organismo e aceleram o processo de emagrecimento.

 

Cuidados

 

Esse tipo de dieta é conhecida pela sua eficácia na perda de peso. Acontece de maneira rápida, mas mesmo diante de resultados satisfatórios, é necessário ter alguns cuidados. É preciso ter sempre a orientação de um nutricionista, já que cada organismo reage de uma maneira. Ter uma alimentação com baixa quantidade de carboidratos de forma inadequada pode causar dores de cabeça, fraqueza, câimbras musculares, risco de hipoglicemia, aumento do colesterol ruim devido ao aumento do consumo de gorduras.

 

dieta-low-carb

 

Por isso, é preciso sempre encontrar um equilíbrio para qualquer tipo de mudança, principalmente quando se trata de alimentação. Ficar atento a qualquer alteração no funcionamento do corpo, procurar ajuda de especialistas são fatores importantes para se ter sucesso ao final da dieta low carb.

 

Tipos de alimentos

 

A partir do momento em que se adere à dieta low carb, o adepto não poderá mais saborear aquela massa na hora do almoço, ou aquele pãozinho no café da manhã. Essa prática consiste em consumir alimentos como proteínas (carnes bovinas, frangos, peixes e ovos por exemplo), além de frutas, folhas, grãos, hortaliças, verduras e legumes.

 

Exercícios

 

Para conseguir ter sucesso com a dieta low carb é preciso também aliar com a prática regular de exercícios físicos. Por isso, sempre bem alimentados antes de qualquer atividade, é importante que os adeptos desse tipo de alimentação consigam encaixar na rotina práticas como musculação, exercícios aeróbicos e intervalados de alta intensidade.

 

dieta-low-carb-exercicio-fisico-saude

 

A musculação será importante para que quem está perdendo peso não tenha a perda de volume muscular. Assim, essa prática vai estimular o desenvolvimento dos músculos e seguirá queimando calorias, tornando assim o processo de emagrecimento mais ágil e rápido.

 

No entanto, pela falta dos carboidratos que são uma fonte de energia, é preciso ter cuidados importantes, sobretudo no início do processo da prática de exercícios. Especialmente os exercícios aeróbicos. Especialistas recomendam que as atividades sejam gradativas, que comecem com uma caminhada e em um tempo curto, para, aos poucos, aumentar a intensidade e o tempo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts relacionados