Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Meditar é possível

Acha difícil meditar? Talvez seja ainda mais difícil viver em meio a esse caos mental no qual muitas vezes estamos mergulhados sem perceber. Uma simples mudança pode trazer benefícios tão grandiosos que o fará perguntar: Como pude viver tanto tempo daquela maneira?

Tudo é uma questão de atitude, de vontade, dar o primeiro passo! Se queremos viver com mais qualidade, cabe a nós criar condições para que isso aconteça. Vivemos na ilusão do conforto que construímos para nós: os hábitos, as pessoas, os lugares. Não queremos mudar nada em nossa rotina, nos acostumamos à pizza da sexta, ao churrasco do sábado, o mesmo restaurante no domingo. Nos apegamos a essa rotina como se ela fosse a única forma de nos garantir segurança. E com medo de mudar, nos privamos de experimentar algo novo que pode ser transformador!

Se você realmente deseja viver com mais qualidade, permita-se! Não precisa jogar tudo para o alto, nem romper com tudo que faz parte do seu mundo. Apenas acrescente no seu dia, algo simples e poderoso. Dê uma chance à você e sinta as transformações no seu corpo e na sua mente. Assim  que começar a prática da meditação, naturalmente mudará outros hábitos. Seu corpo ficará  mais leve despertando o desejo de uma alimentação mais  saudável! Diminuir a bebida talvez, largar o cigarro… pode ser ainda  que surja uma vontade imensa de ficar perto da natureza, de buscar  o silêncio e finalmente encontrar a paz!  

A seguir você vai conhecer alguns passos simples para começar a meditação, incorporando essa prática em sua rotina:

 

5 PASSOS PARA COMEÇAR A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

 

1- Reserve um tempo: Determine um momento do seu dia para sua prática. Pode ser de manhã ao acordar, no fim da tarde ou antes de dormir. Procure repetir sempre o mesmo horário para consolidar o hábito. Estabeleça um tempo inicial de 3 minutos apenas; vá aumentando gradativamente até chegar, se possível, em 20 minutos diários que seria o ideal para obter maiores benefícios.

 

 

2- Encontre um lugar calmo: Você pode escolher um cantinho de sua sala, a poltrona preferida, um espaço no quintal ou o banco de uma  praça..na falta de um local mais apropriado, você pode usar sua própria cadeira de trabalho ou o banco do seu carro. O importante é criar um ambiente de tranquilidade.

 

 

3- Adote uma postura confortável: Não é necessário adotar a posição de lótus, usada tradicionalmente na meditação. Basta endireitar a coluna mantendo-a ereta, colocar as mãos sobre as pernas, relaxar os ombros e fechar os olhos… 

 

 

4- Respire: A respiração é fundamental para a meditação. Comece mantendo a respiração calma e vá aprofundando aos poucos. Inspire  puxando o ar, utilizando o tórax e o abdômen, depois expire lenta e prazerosamente até soltar todo o ar. Recomece. O importante é manter o mesmo ritmo entre inspiração e expiração.  

 

 

5- Mantenha a atenção: Durante a prática procure manter a atenção na respiração. Perceba o ar inundando o seu corpo, o caminho que ele percorre. Sinta o ar saindo, seu corpo se esvaziando, seus músculos se soltando, seu corpo relaxando. Procure manter o foco, e se outros pensamentos invadirem a sua mente, não se apegue, deixe que eles  se dissipem. Com a continuidade da prática, tudo se tornará mais fácil e natural, e logo os resultados começarão a aparecer.

 

Posts relacionados

Promoções