Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Plant-based: conheça essa alternativa de alimentação e seus benefícios!

plant based

Você já sabe que consumir alimentos naturais é muito mais saudável, mas já imaginou fazer uma dieta baseada nisso? Essa é a filosofia por trás do plant based, um conceito que busca hábitos alimentares mais equilibrados e nutritivos sem abrir mão do sabor.

Quando pensamos em uma alimentação natural, logo imaginamos um cardápio só com frutas e verduras, mas a dieta plant based vai muito além disso.

Neste post, vamos te contar mais sobre esse tipo de alimentação, compartilhar os principais benefícios e ainda indicar os melhores pratos para o seu cardápio.

É só seguir a leitura para conferir!

Conheça os kits da Kük com cardápio variado para a semana toda!

O que é dieta plant based?

Whole Food Plant-Based Diet, ou simplesmente WFPB-diet, significa “dieta à base de alimentos vegetais integrais” na tradução livre para o português e é exatamente isso que ela é na prática.

A dieta plant based busca incluir alimentos frescos e naturais no cardápio diário, evitando produtos ultraprocessados e reduzindo – ou até mesmo cortando – o consumo de alimentos de origem animal.

O movimento surgiu principalmente por entender que uma alimentação com ênfase no consumo de itens como frutas, grãos integrais, hortaliças e legumes é mais benéfica não só para a saúde, mas também para o nosso ecossistema.

Corroborando a ideia do plant based, segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade Harvard, nos EUA, afirmam que consumir diariamente três legumes e duas porções de frutas está diretamente ligado a 13% menos chance de morrer precocemente. 

Incrível, não é? Tudo isso porque os alimentos naturais possuem fibras, vitaminas, nutrientes e compostos bioativos capazes de auxiliar no processo de promoção da saúde e fortalecimento do sistema contra o surgimento de doenças crônicas.

A filosofia é incrível, mas e a prática? Se você está se perguntando sobre como se tornar adepto deste movimento, saiba que não é o único. Em todo o mundo, há um notável crescimento de opções mais sustentáveis e positivas para o meio ambiente.

Nos Estados Unidos o nicho de produtos cresceu cerca de 27% de 2019 para 2020, mudança notável, com projeção para mais crescimento. Isso significa que existe um movimento voltado para a busca de hábitos mais conscientes.

Mas, existem alguns tipos diferentes. Entenda melhor a diferença entre cada um deles!

Diferença entre plant based, veganismo e vegetarianismo

Por ser uma dieta baseada em alimentos naturais e sem consumo de produtos de origem animal, muita gente confunde o conceito de plant-based com vegetarianismo e veganismo, mas os três possuem diferenças importantes entre si.

A principal diferença entre o vegetarianismo, o veganismo e a WFPB-diet é o consumo de alimentos ultra processados e industrializados.

O corte desse tipo de produto é a base da dieta plant-based, que prevê uma alimentação muito mais natural.

Veganos e vegetarianos podem optar por retirar esses alimentos do cardápio também, mas a restrição é uma escolha e não a base do conceito, como acontece na WFPB-diet.

Para entender na prática essas diferenças, vamos explicar a base do veganismo e do vegetarianismo. Confira a seguir.

alimentos mais saudáveis

Vegetarianismo

Uma dieta vegetariana consiste no corte do consumo de todos os tipos de carne, seja ela carne branca ( porcos,aves e peixes) ou vermelha (vacas, bodes, etc).

Dentro do escopo do vegetarianismo, nenhuma carne de origem animal é consumida, mas alguns alimentos de origem animal ainda podem fazer parte do cardápio. Por isso, são divididos em quatro grupos:

  • Ovolactovegetarianismo: na sua alimentação faz o uso de ovos, leite e lacticínios em geral;
  • Lactovegetarianismo: na sua alimentação faz o uso de leite e derivados em geral;
  • Ovovegetarianismo: na sua alimentação faz o uso de ovos;
  • Vegetarianismo estrito: na sua alimentação, não consome nenhum tipo de alimento que advenha de origem animal.

Para um consumo consciente, os adeptos do vegetarianismo optam por alimentos livres de agrotóxicos e de origem orgânica.

Veganismo

Uma dieta vegana também não tem carne no cardápio, mas aqui tanto alimentos quanto produtos de origem animal saem da rotina também.
O veganismo vai além da dieta e estende seu conceito para os hábitos de consumo, por isso não se compra nenhum produto de origem ou testado em animais, como cosméticos, por exemplo.

A filosofia por trás visa diminuir a exploração e crueldade para respeitar tanto a cadeia animal quanto o meio ambiente em que estamos inseridos.

Mais complexo que o vegetarianismo, o veganismo trate de um estilo de vida, que impacta diretamente em práticas e posicionamentos. Para isso, é preciso:

  • Optar sempre por produtos que sejam Cruelty Free, ou seja, não realizam testes em animais;
  • não consumir nenhum produto de origem animal;
  • não utilizar roupas que utilizam derivados animais para sua produção como lã, seda e couro;
  • não compactuar com eventos onde há exploração animal para entretenimento (circo, rodeio, vaquejada, etc).

Quais os benefícios da alimentação plant based?

Ter uma alimentação saudável com certeza traz diversos benefícios e agora nós vamos compartilhar os principais com você. Confira abaixo:

Aumenta a imunidade

Alimentos naturais oferecem nutrientes e compostos bioativos que são fundamentais para o organismo, mas muitas vezes se perdem em produtos industrializados.

Esses alimentos frescos e livres de processos químicos apresentam maior concentração de antioxidantes, o que contribui para o aumento da imunidade e combate a diversas doenças.

Melhora o metabolismo

Com a redução de gorduras ruins e produtos industrializados que causam a inflamação do organismo, você consegue estimular o funcionamento correto e muito mais saudável do metabolismo.

Como consequência, você combate doenças crônicas, garante mais energia para o seu dia a dia e ainda pode ter um emagrecimento saudável.

Auxilia na hidratação

Você sabia que os alimentos in natura têm uma grande quantidade de água? Pois é, eles são ótimos aliados na hidratação diária.

Normalmente relacionamos a hidratação com a ingestão de líquidos, mas a verdade é que as verduras e as frutas podem te ajudar com isso também. Assim você consegue um organismo muito mais equilibrado

Reduz o colesterol e previne doenças cardíacas

As gorduras presentes em alimentos ultraprocessados são grandes vilãs da saúde, aumentando o colesterol e sendo causa para muitos problemas cardíacos.

Os alimentos naturais vão na direção contrária: além de não ter gorduras ruins, eles são ricos em fibras, que ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue.

produtos naturais

Como a alimentação plant based contribui para a preservação do meio ambiente?

Ao optar por uma dieta sem carne, você está colaborando para a diminuição de dois itens que são críticos para o meio ambiente: diminuição do consumo de água e da emissão de gases agravantes do efeito estufa.

Você sabia que em um dia sem consumir carne você deixa de emitir 14 kg de CO2, poupando também 3,4 mil litros de água. Agora, imagine o impacto de uma rotina cada vez com menos carne?

Além disso, esse tipo de dieta contribui para promover uma agricultura mais sustentável e livre de químicos que podem fazer mal à saúde e ao local do cultivo.

Qual é a melhor forma de iniciar uma alimentação plant based?

Como todo processo de adaptação, o primeiro passo é começar! O ideal é adaptar itens da sua rotina aos poucos, buscando sempre as melhores alternativas alimentares.

Você não precisa cortar todos os itens de uma vez, mas sim gradativamente criar um hábito alimentar que te proporcione uma alimentação natural, equilibrada mas com os nutrientes diários que precisa.

Se seu dia a dia exige certa organização e preparo com antecedência, uma opção pode ser contratar serviços ou comprar alimentos de empresas focadas neste tipo de alimentação.

Assim, você conta com a ajuda necessária para manter a frequência e descobrir novos sabores que podem estar no seu cardápio.

Além disso, busque organizar as suas compras do mês para excluir itens que podem prejudicar o seu foco. Em feiras livres você pode encontrar uma variedade de produtos orgânicos, cultivados de maneira mais sustentável e com a devida atenção ao meio ambiente.

Só em buscar uma alimentação sustentável, você já está dando o primeiro passo.

Plant based cardápio para a semana: como fazer?

plant based cardápio

Ao contrário do que muitos pensam, é possível criar um cardápio variado e cheio de sabor na dieta baseada em alimentos naturais e nós vamos te mostrar como fazer isso.

Na kük, você encontra um kit prático e completo com refeições para a semana toda! São 24 itens em porções individuais para você fazer as combinações do jeito que preferir. O melhor: rende cerca de 14 porções completas que pode ser feito no microondas ou em banho maria.

Sua refeição plant based fica pronta em até 6 minutos para otimizar o seu dia a dia!

Confira alguns pratos que compõem o kit plant-based semanal:

Para acompanhar as refeições e refrescar o seu dia a dia, na kük você pode pedir sucos e chás naturais individuais, em kit com 08, 09 ou 10 itens e até um combo com 24 itens que inclui 6 opções de sopas deliciosas.

Alimentos permitidos e proibidos na dieta plant based

Como já vimos aqui, todos os alimentos naturais – aqueles que vêm direto da feira ou da horta para a sua mesa – são permitidos na WFBP-diet. O objetivo é dar ênfase em uma alimentação natural e diversificada.

Conheça alguns exemplos:

  • Café;
  • Cogumelos;
  • Suco de fruta natural e chás de ervas;
  • Leguminosas, como o grão de bico e a lentilha;
  • Gordura (quando proveniente de alimentos como azeite, coco ou abacate);
  • Chás naturais;
  • Castanhas;
  • Amêndoas.

Além disso, é importante entender quais tipos de produtos ficam de fora do cardápio. Confira alguns exemplos de alimentos não consumidos na dieta plant based:

  • Embutidos, como a salsicha, salame e o presunto;
  • Refrigerantes e sucos artificiais;
  • Adoçantes artificiais;
  • Frituras e alimentos gordurosos;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Sal em excesso;
  • Produtos industrializados;
  • Fast-foods.

Para alguns adeptos, alimentos como ovos, leite e seus derivados também devem ser cortados do cardápio, contudo, não chega a ser um consenso entre todos. Se você achar necessário e quiser seguir a filosofia, pode encontrar alimentos capazes de completar as milhares de receitas possíveis.

Lembre-se que o plant based não é sobre restrição de alimentos, mas sim acerca de uma nova ótica a respeito do que é consumido na sua rotina.

Dieta plant based emagrece?

Apesar do emagrecimento não ser o foco da dieta plant based, ela pode ser uma grande aliada para quem deseja perder peso de maneira saudável.

A partir do momento que você corta alimentos ultraprocessados e produtos industrializados da sua rotina, a perda de peso é uma consequência.

Como explicamos neste post, os alimentos in natura são muito mais nutritivos e estimulam o funcionamento do metabolismo, o que contribui para o emagrecimento.

Encontre o kit perfeito para usar alimentação!

Conclusão

plant based emagrece

A dieta plant-based vai além do consumo de vegetais, contribuindo para uma vida muito mais saudável através de um cardápio equilibrado, nutritivo, saboroso e variado.

O consumo de alimentos in natura e a retirada de produtos industrializados da rotina fazem toda a diferença para a saúde, auxiliando no combate a diversas doenças, aumentando a imunidade e até mesmo estimulando o emagrecimento saudável.

A WFPB-diet com certeza traz muitos benefícios, mas lembre-se de montar um cardápio variado para garantir o consumo de todos os nutrientes necessários.

Mudar os hábitos exige determinação e nem sempre é fácil, mas a Kük está aqui para te ajudar!

Os pratos desenvolvidos pelo nosso chef trazem tudo o que seu organismo precisa para manter uma dieta plant-based saudável com muito mais sabor e praticidade, vem experimentar e escolher seu favorito!

Garanta os snacks mais saborosos para sua dieta plant-based na Kük!

Posts relacionados

Promoções