Comer uma boa massa com molho à carbonara já virou tradição entre os brasileiros. Mas na hora de fazer, muitas pessoas cometem alguns erros. Equívocos, na verdade, que podem ser mais comuns do que você pensa. Por isso, nesse post, vamos te dar dicas imperdíveis de como fazer uma boa massa à carbonara.
Dicas de como fazer para nunca mais errar e fazer das suas refeições um verdadeiro sucesso. Em entrevista à Revista Exame, o chef de cozinha Elia Schramm, que tem passagens por cozinhas estreladas pelo Guia Michelin e hoje comanda o restaurante italiano Babbo Osteria, em Ipanema, listou fatores fundamentais que precisam ser acertivos para seu carbonara sair do fogão para a mesa com perfeição.
VEJA TAMBÉM – Harmonização de vinho e massa: dicas de como fazer
As dicas que vamos te dar vão desde o ponto da massa, o tipo mais usado, o queijo, o cozimento, a melhor proteína a ser usada, a cremosidade e a temperatura. Um verdadeiro guia completo que, se você seguir a risca, não vai ter como errar na hora de preparar o seu molho à carbonara.
Erros comuns na hora de preparar o carbonara
Na hora de fazer aquela massa massa à carbonara, muitos erros são comuns. Entre eles estão:
– Em vez de fazer molho carbonara, faz ovo mexido
– O macarrão era para ser al dente e ficou mais duro do que a própria porcelana
– A massa cozinhou tanto que ficou com a mesma consistência das gemas
– Uso do queijo ralado de pacote deixa o macarrão arenoso ao invés de cremoso
– O carbonara ficou completamente seco
Dicas para fazer o prato perfeito
– Embora leve poucos ingredientes, preparar o carbonara perfeito requer muita técnica e atenção
– O erro mais comum é cozinhar demais os ovos deixando o molho talhar ou não acrescentar líquido suficiente, deixando a massa seca
– O carbonara perfeito é feito com três gemas para 100 gramas de queijo
– A proteína pode ser guanciale, bacon ou pancetta
– Se a proteína estiver muito salgada, vale escaldar antes de dourar
– É preciso tomar cuidado com a quantidade de sal que vai na água, já que o queijo e a carne de porco são salgados
Para conseguir atingir a perfeição na hora de fazer uma boa massa com molho à carbonara, alguns fatores são importantes. Então papel e caneta na mão para anotar mais algumas dicas e conseguir fazer um carbonara delicioso e suculento:
Massa
Não precisa ser fresca. Pelo contrário, a receita original é com massa seca, grano duro.
Quais os tipos de massas indicados
O spaghetti é sem dúvida o mais usado tradicionalmente, mas com qualquer massa, inclusive massas ‘curtas’, como penne, a receita fica uma delícia.
Improviso
Algumas coisas são realmente muito importantes. Usar queijo de pacote fará sua receita dar errado e não terá, ao final, o resultado esperado.
Queijos
A receita tradicional leva o queijo pecorino romano ralado. Mas há uma dica importante para o carbonara ficar ainda melhor: usar 50% do pecorino romano e 50% do grana padano.
Cozimento
O ponto de cozimento da massa é al dente.
Proteína
Tradicionalmente se utiliza guanciale (bochecha de porco curada), mas dá pra fazer com bacon ou pancetta.
Ovos
Use apenas a gema. A clara não vai dar a cremosidade que você busca. É importante acrescentar a gema fora do fogo para não talhar. Assim, ao invés da consistência aveludada e cremosa, você precisa tomar cuidado para não virar um ovo mexido.
Cremosidade
Para evitar que a massa fique seca, coloque um pouco da água do cozimento do macarrão no momento de finalizar o prato.
Temperatura
O carbonara não pode ser requentado. Mesmo sendo um prato muito simples, ele possuí regras importantes. A principal é comer imediatamente. Ele precisa sair do fogão direto para o prato.
Conheça o Tagliatelle à Carbonara da kük
A kük, no seu cardápio com várias opções de massas, tem um delicioso e suculento Tagliatelle à Carbonara. A porção é individual e ele vem pronto para ser servido. A preparação pode ser feita em banho-maria ou micro-ondas em apenas 5 minutos. Clique aqui para saber mais e comprar a sua porção.