Harmonização de vinho e massa: dicas de como fazer

vinho-massa-kük-comida-congelada

A harmonização de vinhos e massas é uma das combinações mais tradicionais de bebidas e comidas que existe no mundo. Muitas vezes, encontrar o rótulo mais adequado para determinado prato pode parecer algo complicado, mas existem algumas dicas e regras de harmonização que facilitam essa tarefa na hora de escolher o vinho.

 

A combinação entre acidez, corpo e tanino vai influenciar diretamente na percepção de sabor do alimento no ato da harmonização. No caso das massas, a atenção precisa ser redobrada especialmente ao tipo de molho escolhido. Deve, também, ser levado em consideração se o prato for servido com algum acompanhamento.

 

VEJA TAMBÉM – Hambúrguer: conheça os tipos e os pontos da carne

 

É importante ainda saber as características e a origem do vinho. Para conhecer mais sobre cada rótulo, é recomendado buscar informações sobre o tipo de uva e a região produtora. Assim, uma harmonização bem feita pode fazer toda a diferença na hora de comer uma bela massa.

 

Não a toa, a Itália, considerada a terra das massas, é também um dos lugares que mais consome vinho no mundo. A partir de agora nesse post você vai ter dicas importantes para aprender a harmonização de vinho e massa para deixar suas melhores receitas ainda mais especiais.

 

Molho de tomate

massa-molho-de-tomate-kük-comida-congelada

O molho de tomate é o mais tradicional para se acompanhar um prato de massa. Essa receita, tradicionalmente italiana, combina muito bem com vinhos tintos produzidos na região, como os Chianti, Primitivo e Brunello di Montalcino.

 

Assim, aqui vai uma dica para não errar na hora de harmonizar massas com molho de tomate e vinho: basta escolher vinhos tintos italianos. Vai ser sucesso, mas não se preocupe caso queira optar por outros tipos de vinhos tintos.

 

Tortellini de Queijo ao Sugo da kük

Você pode ter essa experiência de forma prática e rápida. Você precisa ter no seu freezer o nosso  Tortellini de Queijo ao Sugo, que é feito com massa fresca ao dente e molho sugo com tomates holandeses e italianos. Saiba mais clicando aqui.

 

Molhos com carne

massa-molho-com-carne-kük-comida-congelada

O clássico molho à bolonhesa ou outros preparados com pedaços maiores de carne vermelha ficam perfeitos com vinhos tintos mais marcantes. A carne dá um toque diferente ao molho, seja ele de tomate ou com outra base. Assim, os tintos ajudam a acompanhar esse sabor.

 

Uma boa pedida para não errar são os vinhos preparados com o Cabernet Sauvignon. Mas a harmonização será boa também se escolher vinhos feitos com outras uvas como a Carménère e o Malbec.

 

Molhos brancos

molho-branco-kük-comida-congelada

Vamos falar agora de massas feitas com molhos brancos, cremosos ou ainda à base de queijo. Elas combinam muito bem com vinhos brancos. Especial com os da uva Chardonnay. O teor de gordura desses pratos pede uma bebida que seja capaz de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados. Portanto, os vinhos brancos realizam com perfeição essa tarefa.

 

Mas para quem não gosta tanto assim de vinhos brancos, outra boa opção para acompanhar as massas desse tipo são os tintos leves, com os feitos com uvas Pinot Noir.

 

Molhos com frutos do mar

molho-com-frutos-do-mar-kük-comida-congelada

As massas que são preparadas com frutos do mar e peixes também precisam de vinhos específicos para acompanhá-las. Neste caso, os brancos e os rosés são perfeitos para acompanhar a delicadeza desses sabores. Assim, não se compromete ou ofusca o sabor do prato.

 

Tortellini Verde ao Molho Salmone da kük

Nossa porção de Tortelini Verde ao Molho Salmone traz um sabor e aroma indescritíveis e que farão sucesso na sua mesa. A massa é cozida ao dente junto com um molho à base de caldo e lascas de salmão. O resultado final é um molho extremamente aveludado e saboroso. Saiba mais clicando aqui.

 

Molhos pesto

molho-pesto-kük-comida-congelada

Para quem é apreciador do molho pesto, há uma combinação perfeita para acompanhar essas massas. A recomendação de harmonização é com vinhos brancos leves e frescos. Eles equilibram a experiência com o óleo e queijo que compõem a receita.

 

Portanto, as melhores opções de vinhos são aqueles preparados com a uva Sauvignon Blanc. São mais delicados e discretos do que os brancos preparados com a Chardonnay.

 

Molho quatro queijos

fettuccine-quatro-queijos-kük-comida-congelada

O molho quatro queijos já é um clássico. Ele acompanha bem qualquer tipo de massa e é feito com uma mescla de diferentes queijos que deixam o molho denso e cheio de sabor. Nesse caso, o vinho ideal deve apresentar bom corpo, acidez viva e sabor intenso.

 

Neste caso é recomendado o  Syrah, com seus aromas que remetem às especiarias ou até mesmo um Riesling, com notas de petróleo e acidez. Em qualquer uma das escolhas, o sucesso está garantido.

 

Molho carbonara

Carbonara-kük-comida-congelada

O carbonara é uma ótima opção para quem gosta de um molho marcante e cheio de sabor. É usado bastante o espaguete e o prato traz uma estrutura encorpada devido aos ovos, o bacon e o queijo.

 

Assim, a harmonização de vinho e massa desse tipo deve ser feita com uma bebida de boa estrutura. Com aqueles que tenham passagem por barricas de carvalho mais tostadas. Assim, aromas defumados irão enaltecer a presença do bacon. Vinhos feitos com uva Marselan são uma ótima escolha. Mas fica bom também com Tannat.

 

Tagliatelle à Carbonara da kük

Nosso Tagliatelle à Carbonara traz uma massa feita à base de semolina com textura perfeita em conjunto com um molho à carbonara. Ele fica pronto em apenas seis minutos. Depois é só escolher o vinho e saborear essa massa deliciosa. Saiba mais clicando aqui.

 

Molho funghi secchi

molho-funghi-kük-comida-congelada

O funghi secchi traz um aroma defumado e terroso ao prato. Assim, a harmonização fica ótima com um vinho tinto cheio de aromas como o Pinot Noir ou ainda um espumante mais seco como o Sur Lie. Este foi eleito o melhor espumante da América do Sul pelo Guia Descorchados.

 

Raviolli Cremona de Carne da kük

Nosso Raviolli Cremona de Carne traz uma massa cozida ao dente com um molho feito à base de demi glacê e funghi com pedaços de brócolis. É só aquecer e escolher o vinho que melhor combina com essa delícia. Saiba mais clicando aqui.

Posts relacionados