Você acha difícil montar um cardápio sem glúten com pratos variados e saborosos? Estamos aqui para te ajudar nessa missão!
A dieta sem glúten é adotada, principalmente, por pessoas com intolerância à proteína, que podem sofrer reações pelo consumo de alimentos que contêm o composto.
Apesar de ser mais restritiva, é possível variar no cardápio com receitas saudáveis e cheias de sabor.
Neste artigo, vamos compartilhar com você algumas dicas de pratos totalmente livres de glúten para incluir nas suas refeições. Siga a leitura do conteúdo com a gente para conferir!
Por que apostar no cardápio sem glúten?
O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e também na cevada, e seu consumo pode desencadear reações adversas para quem tem a doença celíaca, causada pela intolerância ao glúten.
Gases, diarreia e inchaço são sintomas comuns que podem trazer muitos desconfortos aos celíacos. Nestes casos, é necessário mudar os hábitos alimentares, substituindo alimentos com glúten na composição e buscando pratos mais saudáveis.
Uma dieta livre de glúten vai combater os sintomas da doença celíaca, ajudando quem tem intolerância a viver de maneira muito mais saudável.
Contudo, vale desmistificar a crença de que cortar o glúten da alimentação emagrece. Na verdade, o que pode levar ao aumento de peso é o consumo exagerado de alguns alimentos que contêm glúten e são fonte de carboidrato, como pães e massas.
Ou seja, o ganho de peso acontece por conta dos carboidratos e não necessariamente pelo glúten. Por isso, cortar o glúten sem necessidade pode ser um erro.
5 pratos deliciosos para seu cardápio sem glúten
Como falamos, é possível montar um cardápio muito saboroso, nutritivo e com receitas variadas mesmo em uma dieta mais restritiva.
Agora chegou o momento de compartilhar com você algumas dicas de pratos totalmente livres de glúten para incluir nas suas refeições. Vem escolher o seu preferido:
Frango grelhado
As carnes estão liberadas para quem não pode consumir glúten, por isso a nossa primeira dica é um prato clássico e delicioso que vai bem em diversas combinações: o frango grelhado.
Bobó de cogumelos
Agora temos uma opção vegetariana para incluir no cardápio sem glúten: o delicioso bobó de cogumelos. Um prato típico brasileiro com o toque especial dos cogumelos.
Grão de bico e batata ao molho curry
Outra ótima opção de prato é o grão de bico e batata ao molho curry. O curry traz intensidade e um sabor mais picante a receita, garantindo uma refeição deliciosa.
Creme de milho
O creme de milho é um clássico cheio de sabor e perfeito para os dias mais frios. Na Kük, a receita é feita com creme de leite e leite de coco, finalizando com frango desfiado e queijo parmesão.
Tiras de mignon ao molho pesto
Para finalizar as nossas sugestões, temos um prato perfeito para incluir no cardápio sem glúten: tiras de mignon ao molho pesto.
Todo o frescor do molho se mistura com a maciez das tiras de mignon, criando uma combinação deliciosa de sabores.
O que comer no café da manhã que não tenha glúten?
Além das dicas de pratos já compartilhadas, temos mais algumas sugestões de cardápio sem glúten para o café da manhã. Confira a seguir:
- Panqueca de banana com mel ou morango;
- Vitamina de frutas;
- Pão de queijo de frigideira;
- Salada de frutas;
- Crepioca.
Ideias de cardápio sem glúten para almoço
Já compartilhamos dicas para o café da manhã e agora temos sugestões para o seu almoço:
- Macarrão de abobrinha;
- Arroz à grega;
- Legumes refogados;
- Purê de batata doce.
Lanches sem glúten
Passando por todas as refeições, não podemos deixar o lanche da tarde de lado. Afinal, essa é uma alimentação muito importante.
Por isso, temos algumas sugestões de lanches sem glúten para fazer entre as refeições:
- Chips de batata doce;
- Biscoito de polvilho;
- Tapioca;
- Mix de frutas secas e castanhas.
Cardápio sem glúten para jantar
Para finalizar o nosso cardápio sem glúten, temos opções para o jantar. Confira a seguir nossas dicas:
- Creme de mandioca;
- Lanche de pão integral sem glúten com ricota;
- Legumes assados;
- Mix de batatas.
Lista de alimentos com glúten
Quem tem intolerância, precisa saber quais são os alimentos com glúten na composição. Como por exemplo:
- Alimentos com farinha, como bolachas e massas;
- Cereais e grãos, como aveia e barrinha de cereais;
- Embutidos, como salame e algumas salsichas.
Confira outros alimentos que contêm glúten no nosso artigo sobre o assunto.
Como cortar o glúten da alimentação?
Quem sofre com a doença celíaca precisa cortar o glúten da alimentação e esse pode parecer um processo difícil, mas temos algumas dicas para facilitar a transição:
- Existem proteínas que podem substituir o glúten, como o farelo de arroz, farinha de mandioca e farinha de milho.
- É possível encontrar receitas adaptadas sem glúten, como pães, massas e até mesmo cervejas.
- Lembre-se de ler as embalagens dos produtos para verificar a presença de glúten na composição.
- Consulte um nutricionista para saber quais alimentos você pode consumir e como construir um cardápio mais saudável.
Conclusão
Como vimos ao longo deste post, a doença celíaca pode impedir o consumo de glúten para algumas pessoas. Nestes casos, é preciso adaptar o cardápio para seguir uma dieta livre da proteína e evitar sintomas como o inchaço.
Trouxemos diversas sugestões de pratos que podem ser inseridos no seu dia a dia, garantindo refeições nutritivas, cheias de sabor e totalmente livres de glúten.
Contudo, sabemos que nem sempre é possível cozinhar aquela receita especial em meio a correria da rotina. Por isso, temos uma solução para você: os pratos congelados da Kük!
Aqui você encontra uma sessão exclusiva de porções sem glúten desenvolvidas pelo nosso chef com ingredientes saborosos e muito mais nutritivos.
Aproveite todas as dicas deste post para montar um cardápio variado com alimentos livres de glúten sem abrir mão do sabor e vem escolher o seu prato preferido aqui na Kük!
Você pode comprar tudo pelo nosso site e a gente leva o pedido até você. Não deixe de conferir as opções.