Alimentos sem Lactose: Quais São e Melhores Substituições

alimentos sem lactose

O leite é um ingrediente rico em proteínas e outros nutrientes muito importantes para o organismo, mas algumas pessoas podem sofrer desconfortos ao consumi-lo. Nestes casos, é necessário buscar alimentos sem lactose.

A intolerância à lactose pode causar diversos problemas, por isso é preciso substituir alimentos com a substância na dieta.

Se você também não pode consumir lactose, continue a leitura deste conteúdo para descobrir quais alimentos devem ser evitados e conferir dicas exclusivas que vão te ajudar a montar um cardápio totalmente livre de lactose!

Alimentos sem lactose: O que significa?

A lactose é um açúcar presente no leite, composto por glicose e galactose. Quando o organismo não consegue digerir esse carboidrato, ocorre a intolerância à lactose, que pode gerar desconfortos intestinais e outros sintomas.

Isso acontece quando existe alguma deficiência na produção de lactase, enzima responsável por quebrar o açúcar do leite em pedaços menores.

Sendo assim, alimentos sem lactose são aqueles que não possuem esse tipo de açúcar em sua composição. São esses alimentos que devem estar presentes na alimentação de quem é intolerante ao carboidrato.

Alimentos sem lactose: Quais são os alimentos que não contém lactose?

A lactose está presente em muitos alimentos, por isso quem recebe o diagnóstico de intolerância pode acreditar que será difícil montar um cardápio variado. Nós estamos aqui para provar o contrário.

Afinal, existem inúmeros alimentos sem lactose cheios de sabor para refeições saudáveis e equilibradas. Confira a seguir uma lista com alimentos livres do carboidrato:

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Carnes;
  • Peixes;
  • Ovos;
  • Farinhas e grãos em geral.

Além disso, é possível encontrar versões de receitas com leite e seus derivados reproduzidas sem lactose! Lácteos vegetais – que são parecidos com o leite, mas elaborados com ingredientes de origem vegetal – como o leite de soja, são bons exemplos.

Vale destacar que as empresas são obrigadas a especificar a presença de lactose na embalagem dos produtos. Válida desde 2016, a determinação foi feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por meio da Resolução 26/2015.

Quais são os alimentos que contêm lactose?

Tão importante quanto saber quais alimentos estão liberados, é saber quais devem ser evitados. Por isso, preparamos também uma lista dos alimentos que contêm lactose:

  • Doce de leite;
  • Leite condensado;
  • Creme de leite;
  • Queijos;
  • Sorvete;
  • Requeijão;
  • Manteiga e margarina.

Trouxemos apenas os principais, mas vale lembrar a importância de sempre checar as embalagens dos produtos antes de comprar.

Lista de alimento com baixo teor de lactose

lista de alimentos com baixo teor de lactose

Existem ainda alimentos feitos com laticínios que apresentam baixo teor de lactose. Vamos explicar melhor.

No processo de fabricação, alguns alimentos acabam tendo a lactose naturalmente reduzida. Pessoas que ainda tem uma produção da enzima lactase, mesmo baixa, podem conseguir ingerir esse tipo de alimento sem problemas.

Confira quais são eles:

  • Queijos maturados;
  • Creme de leite;
  • Manteiga;
  • Kefir de leite;
  • Iogurte caseiro.

Nem sempre será possível consumir todos esses alimentos, tudo vai depender do nível de intolerância de cada um, por isso é essencial consultar um médico para entender o seu quadro.

Dicas de cardápio com alimentos sem lactose

Citamos alguns alimentos sem lactose, mas agora vamos compartilhar com você os melhores pratos para compor o seu cardápio, do acompanhamento ao lanchinho da tarde, vem conferir:

Quibe vegano

Para começar, a nossa primeira dica é o quibe vegano da Kük. Produzido com farinha de quibe, batata salsa e especiarias deliciosas para dar aquele toque de sabor extra, essa é uma ótima combinação para qualquer refeição.

Veja aqui o cardápio completo de comida vegana congelada para delivery da Kük e experimente pratos incríveis e saudáveis de forma prática!

Bolonhesa de lentilha

A próxima receita é a bolonhesa de lentilha. Totalmente livre de lactose, o prato traz todo o sabor marcante da lentilha rosa combinado com um molho delicioso feito com tomate holandês.

Cookie

Agora uma opção para quando bate aquela fominha no meio da tarde ou até mesmo para sobremesa após as refeições: o cookie funcional da Kük.

A receita é feita com leite semi desnatado zero lactose e leite de coco, combinando um incrível creme de chocolate com uma massa sequinha e cheia de sabor.

Creme de mandioca

Quem disse que creme de mandioca só se faz com lactose? A Kük tem uma receita exclusiva feita com creme de leite zero lactose e leite de coco.

Para melhorar ainda mais, o creme é acompanhado por uma incrível carne desfiada.

Tilápia grelhada

Para finalizar, um clássico: a tilápia grelhada. O prato é rico em nutrientes como o ômega 3 e aqui na Kük ele é finalizado com um toque pra lá de saboroso, o lemon pepper.

Perguntas frequentes sobre alimentos sem lactose

A lista de alimentos que contêm lactose é grande, assim como a de alimentos sem o carboidrato, então poderíamos falar sobre o assunto durante muito tempo.

Contudo, nosso objetivo é trazer informações bem acessíveis e práticas para te ajudar no dia a dia, por isso separamos as perguntas mais frequentes sobre alimentos sem lactose para responder a seguir:

Farinha de trigo tem lactose?

A farinha de trigo não tem lactose. O ingrediente possui glúten em sua composição, por isso não é indicado apenas para quem tem problemas com esse composto

Ovo tem lactose?

Não, o ovo não tem lactose. Você pode consumir ovos normalmente, mas fique atento a receitas que misturam o alimento ao leite, como bolos, por exemplo.

Banana tem lactose?

Banana também não tem lactose, assim como as outras frutas e a grande maioria dos alimentos in natura.

Milho de pipoca tem lactose?

Depende. O milho de pipoca de microondas normalmente tem derivados do leite, portanto fique atento. Já o milho em pacote, para estourar na panela, é livre de lactose.

Conclusão

Apesar do leite contar com vários nutrientes importantes, quem tem intolerância a lactose precisa ficar atento a produtos que têm o ingrediente ou seus derivados na composição.

Queijos, sorvetes e creme de leite são exemplos de produtos que devem ser evitados nestes casos. Por outro lado, existe uma série de alimentos para compor um cardápio livre de lactose.

Além disso, embalagens de produtos industrializados devem especificar a presença de lactose.

Aqui, compartilhamos diversos pratos saborosos e saudáveis como sugestão. Escolha o seu favorito e lembre-se de checar as embalagens antes de comprar qualquer.

Aqui na Kük você encontra uma seleção variada de pratos e snacks sem lactose. Aproveite para conferir!

Garanta os melhores pratos sem lactose para o seu cardápio!

 

Posts relacionados