Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Cortes básicos da cozinha: saiba quais são e como fazer

 

Como picar Cebola e outros cortes de cozinha

Habilidade, dom ou treino? Sabe aqueles cortes de verduras, legumes e alimentos que vemos em filmes ou em grandes programas culinários? Para quem gosta de cozinhar, conseguir fazer esses cortes básicos e que vão deixar os pratos mais bonitos e atrativos é um grande desafio.

 

Por isso, vamos te ensinar a fazer sete cortes básicos com faca que qualquer pessoa pode fazer em casa. Mas antes disso, é importante separar a melhor faca da sua cozinha para te ajudar nos processos. A perfeição e a rapidez com cada um deles vêm com o tempo e com a prática. Vamos praticar, então?

 

Confira abaixo os sete cortes mais tradicionais da culinária:

 

Julienne

Vegetais com corte Julienne

Este é um dos cortes mais tradicionais da culinária. Consiste em cortar legumes em pequenos bastões. As dimensões aproximadas são de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm. Para concluir o corte julienne, é preciso primeiro dividir o legume no meio. Dependendo do tamanho, a divisão pode ser feita em três partes. Depois, cortar em fatias bem finas. Por fim, juntar duas ou três fatias uma em cima da outra para começar a fazer as pequenas tiras.

 

Chiffonade

chiffonade

Este corte é utilizado geralmente para folhas e alguns tipos de ervas. A mais tradicional é a couve cortada em tiras bem fininhas. Primeiro é preciso lavar e secar bem as folhas. O passo inicial do corte é empilhá-las uma em cima da outra (três no máximo). Depois, elas precisam ser enroladas bem apertadas, como se fosse um charuto. Por fim, devem ser cortadas em tiras de 0,5 cm.

 

Brunoise

Como fazer o corte Brunoise

Este tipo de corte é a sequência do corte julienne. Então, basta juntar um montinho das pequenas tiras e picar o alimento de maneira uniforme. São, na verdade, pequenos cubinhos medindo geralmente 0,3 cm x 0,3 cm. Usar uma régua neste corte pode ser importante para quem estiver iniciando.

 

Cubos

Como fazer corte em cubos

O corte mais tradicional da cozinha. Os cubos, também conhecidos como dados, são os mais fáceis de fazer para quem está começando. Assim, são cortes maiores e que podem ter a dimensão de até 2 cm x 2 cm. Podem ser feitos em diversos tipos de alimentos.

 

Macédoine

Como fazer o corte Macedoine

O macédoine, para exemplificar, é o famoso corte para seleta de legumes. Os cubos medem em torno de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm. Porém, podem ser maiores. No entanto, é importante que o corte seja simétrico. É parecido com o corte brunoise, mas um pouco maior.

 

Gomos

Como fazer corte em Gomos

Este é o corte mais simples e rústico da culinária. Assim, basta cortar os alimentos, em quatro partes ou mais. Lembra bastante gomos de laranja ou tangerina. São feitos geralmente em cebolas, batatas, tomates e beterrabas, por exemplo.

 

Rondelle

Como fazer corte de Rondelle

Considerado outro corte simples e fácil. Este não tem como você errar. O nome já diz tudo. A técnica consiste em cortar em rodelas os alimentos arredondados, como pepino e cenoura, por exemplo. Não existe, na verdade, padrão para a espessura das rodelas. Assim, vai variar muito da receita e do gosto do chef.

 

E esses são os principais cortes para você preparar qualquer receita. E aí, ficou com vontade de aprender algum deles? Então pegue sua faca e sua tábua de cortes e comece a praticar hoje mesmo!

Posts relacionados

Promoções