Dieta Low Carb: O que é, benefícios, como fazer e cardápio

Dieta Low Carb O que é benefícios como fazer

A dieta Low Carb tem sido bastante utilizada e orientada por nutricionistas pelos seus benefícios, para quem quer perder peso de maneira ágil e com saúde. Consiste, basicamente, no consumo mínimo de carboidratos para aumentar a queima de gordura corporal. 

Mas, como todo tipo de mudança, é preciso tomar todos os cuidados e ter o acompanhamento de profissionais especializados. Assim, neste post, preparamos um material especial sobre a dieta Low Carb, seus benefícios, os cuidados que precisam ser tomados, além da lista de alimentos que podem ser ingeridos e aqueles que devem ser evitados.

 

O que é a dieta Low Carb? 

A essência desse plano alimentar consiste, basicamente, no baixo consumo de carboidratos. Isso faz aumentar a queima de gordura do corpo para obter energia. Assim, especialistas recomendam a ingestão de 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos. Além disso, é recomendado ainda que essa pequena quantidade de carboidrato seja de baixo índice glicêmico, como a batata doce e o arroz integral, por exemplo.

 

Quais são os alimentos proibidos na Low Carb?

Os carboidratos não podem ser consumidos em grande quantidade neste tipo de alimentação. São, sim, grandes produtores de energias para o nosso corpo, mas, depois de ingeridos, tornam-se glicose. Arroz, pães, massas, leite, industrializados, sucos de frutas, tapiocas, refrigerantes, doces são alguns dos alimentos ricos em carboidratos e que devem ser evitados por quem segue a dieta Low Carb.

 

Como fazer a dieta Low Carb?

A dieta Low Carb propõe cardápios equilibrados. A orientação é ter menos carboidratos refinados, mais proteínas e mais gorduras boas. A redução drástica de carboidratos é uma estratégica clássica para quem quer emagrecer, já que desta forma há o controle da insulina no organismo. Assim, diante da restrição de vários alimentos ricos em carboidratos, orienta-se que essa dieta dure de três semanas a 40 dias. No entanto, tudo dependerá das necessidades e da limitação de cada pessoa.

 

Low Carb emagrece mesmo?

Dieta Low Carb Emagrece

Sim. Pois quando não há uma quantidade excessiva de açúcar disponível derivado dos carboidratos, o organismo tende a queimar mais gordura armazenada para gerar energia e manter todos os processos em funcionamento. O peso eliminado com a dieta envolve também líquidos, reduzindo o desconforto do inchaço causado por esse acúmulo.

 

Quais os benefícios da dieta Low Carb?

Além do emagrecimento mais ágil, a dieta Low Carb permite que seus usuários consigam ter uma reeducação de hábitos alimentares. Assim, com a diminuição de açúcar no organismo, haverá a prevenção de diabetes. Ela também proporciona a saciedade, já que esse tipo de alimentação prolonga o tempo que o alimento fica no estômago e, quando chega no intestino, diminui a velocidade de absorção de glicose e assim não há picos de insulina.

 

Por onde começo a fazer a dieta Low Carb?

A dieta Low Carb deve seguir alguns passos importantes. Então, vamos a eles: o primeiro é cortar o açúcar, derivados de farinha branca e alimentos industrializados. Na sequência, é sugerido eliminar os grãos da sua alimentação, raízes ou tubérculos e depois parar de consumir óleos extraídos de sementes. Sugere-se fazer a contagem das calorias e também desenvolver um plano alimentar.

 

Cardápio da dieta Low Carb

Esse tipo de dieta propõe a redução da quantidade de carboidratos. Não há um percentual definido de quanto desse tipo de alimento você deve consumir por dia, mas não deve passar de 40% do que é consumido em 24 horas. Assim, muitas pessoas têm dúvidas dos alimentos que podem ser ingeridos na dieta Low Carb. 

Assim, a dieta deve consistir na ingestão de proteínas, como carne bovina, de cordeiro, ou de frango, além de peixes. É permitido ainda manteiga e azeite extravirgem, amêndoa, amendoim, noz, coco e sementes de chia, linhaça, abóbora e girassol, além de ervas e temperos, como pimenta, alho, gengibre, canela, tomilho, orégano e sálvia.

 

Quais cuidados deve-se ter nesse tipo de dieta?

É preciso ter sempre a orientação de um nutricionista, já que cada organismo reage de uma maneira. Ter uma alimentação com baixa quantidade de carboidratos pode causar dores de cabeça, fraqueza, câimbras musculares, risco de hipoglicemia, aumento do colesterol ruim devido ao aumento do consumo de gorduras. Por isso, é preciso sempre encontrar um equilíbrio para qualquer tipo de mudança, principalmente quando se trata de alimentação. Ficar atento a qualquer mudança e sintomas, procurar ajuda de especialistas são fatores importantes para se ter sucesso ao final da dieta low carb. 

 

Posso consumir frutas nesse tipo de dieta? 

Embora pareçam saudáveis, as frutas podem ser vilãs para quem adota esse tipo de alimentação, pois algumas contêm altos índices de carboidratos. No entanto, algumas delas são permitidas, como o abacate, a amora, o coco, o limão e o morango.

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A bebida alcoólica atrapalha a dieta Low Carb?

A bebida alcoólica pode ser considerada outra vilã de quem está praticando a dieta Low Carb, especialmente para quem gostar de tomar aquela cerveja gelada. No entanto, a cerveja light e o vinho são pobres em carboidratos. Mas as bebidas nas suas formas puras, como uísque, gin, vodka, por exemplo, estão livres desse nutriente. Mas a ingestão excessiva de álcool retarda a queima de gordura e contribui para o ganho de peso. 

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Posso praticar exercícios fazendo a dieta Low Carb?

Não só pode, como deve. Além de acelerar o processo de emagrecimento, a prática de exercícios vai contribuir em outros aspectos. Por exemplo, é comum que, durante a dieta, a pessoa perca volume muscular. Então, é indicada a musculação para melhorar o contorno corporal do praticante da Low Carb. 

No entanto, por conta da alimentação com baixo índice de carboidratos, é recomendado uma boa alimentação pré-treino, como a ingestão de coco fresco ou abacate, ou ainda café com óleo de coco, ovos, queijos, castanhas e iogurte natural.

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A KÜK será sua aliada na dieta Low Carb

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