Dieta sem Carboidrato: Cardápio e Como Começar [Guia]

dieta sem carboidrato

A dieta sem carboidrato, ou low carb, ficou muito conhecida por aí nos últimos anos. Para você ter uma ideia, o termo já foi o mais buscado no Google pelos brasileiros dentro da temática de dieta e emagrecimento.

Apesar de despertar o interesse de muita gente, a dieta sem carboidrato ainda levanta dúvidas.

Se você também já pensou em adotar hábitos alimentares low carb, mas tem questionamentos, não se preocupe: neste post, vamos te contar tudo sobre o assunto!

Continue a leitura para entender melhor a dieta livre de carboidratos!

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Dieta sem carboidrato: O que é?

Vamos começar este conteúdo desmistificando uma crença comum sobre a dieta sem carboidrato: neste tipo de alimentação, não é preciso cortar totalmente os carboidratos.

Sim, é isso mesmo. A dieta low carb consiste na redução do consumo de carboidratos com o objetivo de adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Aliás,  o termo “low carb” significa exatamente “baixo carboidrato”, na tradução para o português.

Em geral, esse plano alimentar foca na redução dos carboidratos e incentiva o consumo de alimentos naturais, tendo como base fontes ricas em proteínas, fibras e gorduras boas.

3 benefícios da dieta sem carboidrato

Quando feita da maneira correta, a dieta sem carboidrato traz inúmeros benefícios para o corpo, para a mente e para o seu dia a dia.

Confira alguns deles:

Incentiva uma alimentação muito mais saudável

Como já falamos aqui, a dieta low carb incentiva o consumo de alimentos naturais e, consequentemente, o plano alimentar leva a hábitos mais saudáveis.

A ingestão de alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis já faz uma grande diferença no organismo. Isso reflete na sua energia diária, no bem-estar e até mesmo na aparência – e claro, nos resultados dos exames.

Auxilia na perda de peso

A perda de peso acaba sendo uma consequência de uma alimentação mais saudável e da redução de carboidratos.

Além da sensação de saciedade, a redução do consumo de carboidratos faz com que a gordura seja queimada mais rapidamente pelo organismo. Com isso, há um aumento no gasto energético, o que contribui para a perda de peso.

Contribui na prevenção de diabetes

Vamos lembrar da época de escola: o carboidrato é quebrado para ser absorvido pelo organismo. Neste processo, vira açúcar e vai para a corrente sanguínea.

Ao consumir muito carboidrato, a tendência é um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isso é resolvido pela produção de insulina, mas quando esse processo é frequente, a história muda e pode-se desenvolver diabetes.

A dieta low carb pode reduzir os níveis de insulina, atuando na prevenção de diabetes.

Para quem é indicada a dieta low carb?

A dieta low carb é indicada para os seguintes grupos:

  • Diabéticos;
  • Casos de hiperglicemia;
  • Pessoas que querem perder peso de maneira saudável.

Como começar a dieta sem carboidrato?

Começar é a parte mais difícil de inserir novos hábitos na rotina: uma vez que você dá o pontapé inicial, tudo fica mais fácil.

Quando falamos em dieta sem carboidrato, o primeiro passo é consultar um nutricionista para avaliar a sua saúde e encontrar o melhor plano alimentar para você.

Cardápio para dieta low carb

cardápio para dieta low carb

Depois de consultar um nutricionista, é hora da prática! Muita gente se engana ao pensar que o cardápio low carb é restrito, mas a verdade é que ele oferece uma variedade de opções.

Para te ajudar, separamos uma dica de prato para cada dia da semana. Confira esse cardápio exclusivo:

Dia 1 – Carne moída

Um clássico da praticidade e da versatilidade na cozinha: a carne moída! Rica em proteínas, ela pode ser feita de diversas maneiras, é altamente saborosa e nutritiva.

Dia 2 – Purê de batata doce

O purê de batata doce é a opção perfeita para aquele almocinho ou jantar depois de um dia corrido.

Além de combinar o sabor maravilhoso da batata doce com a cremosidade do purê, esse prato ainda vai garantir diversos nutrientes importantes para o organismo.

Dia 3 – Frango desfiado com milho

As carnes brancas são mais leves e ótimas aliadas da dieta sem carboidratos, por isso incluímos um delicioso frango desfiado com milho como sugestão nesse cardápio.

Dia 4 – Coxinha low carb

Deu vontade de comer uma fritura no meio da tarde? A coxinha low carb da Kük é a solução!

Feita com frango desfiado, farinha de linhaça, creme de ricota e requeijão light, ela é o lanche da tarde saudável ideal.

Dia 5 – Tiras de mignon

Que o mignon é uma carne saborosa você já sabe, imagine agora tiras de mignon ao molho pesto. É de dar água na boca, não é mesmo?

Além de ser uma ótima opção na dieta low carb, você encontra o prato aqui na Kük, prontinho para consumo!

Dia 6 – Salmão grelhado

Trouxemos a dica do salmão grelhado, mas todo tipo de peixe é uma boa pedida para o cardápio sem carboidratos. Então, explore suas opções!

Dia 7 – Mix de legumes refogados

Para finalizar, um clássico delicioso e muito saudável: mix de legumes refogados! Escolha os seus favoritos e capriche no tempero.

Perguntas frequentes sobre dieta sem carboidrato

A dieta sem carboidrato ainda gera muitas dúvidas e nós vamos responder algumas perguntas mais frequentes a seguir.

O que acontece se eu parar de comer carboidrato?

A redução no consumo de carboidratos pode levar a um gasto energético maior e, consequentemente, a perda de peso. Entretanto, é preciso que a dieta seja equilibrada para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários e gere energia suficiente.

Nada de extremismos e ajustes na dieta sem consultar um especialista, combinado?

O que comer no café da manhã que não tenha carboidratos?

Temos três dicas de café da manhã para uma dieta sem carboidrato:

  • Ovos mexidos
  • Vitamina de frutas
  • Mix de castanhas com iogurte

Quais são as frutas que não têm carboidratos?

Confira dicas de frutas que não tem carboidratos:

  • Morango
  • Maçã
  • Laranja

Conclusão

A dieta sem carboidratos, ou low carb, pode contribuir para uma alimentação mais saudável, mas é preciso criar um plano alimentar balanceado para garantir energia suficiente ao organismo.

Antes mesmo de incluir as dicas de refeições que compartilhamos aqui na sua rotina, consulte um nutricionista para identificar as melhores opções de acordo com o seu perfil.

Uma vez feito isso, conte com a Kük para uma dieta low carb muito mais prática! Nossos pratos prontos são ideais para manter uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor, mesmo na correria.

Garanta as porções mais práticas e saborosas para sua dieta low carb!

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