Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Dieta com déficit calórico: o que é, como calcular e como fazer a dieta

dieta com déficit calórico alimentação

Uma dieta com déficit calórico é um conceito importante a ser entendido quando se trata de atingir metas de saúde e bem-estar. E, embora essa ideia possa parecer extremamente difícil no início, ela é realmente administrável: requer apenas mudanças moderadas na alimentação, que podem ser agradáveis ??e benéficas para a saúde geral. 

Além disso, estabelecendo e mantendo um déficit calórico, regularmente, você pode alcançar com sucesso suas metas de perda de peso ou condicionamento físico a longo prazo com dedicação e comprometimento.

A Kük tem consciência do quanto um bom cardápio é importante para a dieta. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas sobre as melhores porções (feitas com alta tecnologia que mantém o sabor e textura dos alimentos) para o seu déficit de calorias. 

Confira as dicas!

O que é déficit calórico?

Uma dieta com déficit calórico ocorre quando você queima mais calorias do que consome. Isso significa que o corpo usa energia armazenada, como gordura, para compensar a energia extra necessária. 

A implementação de um déficit calórico, por meio de dieta e exercícios físicos, é uma meta comum de saúde e perda de peso, pois ajuda a fornecer ao corpo a energia necessária enquanto queima o excesso de gordura armazenada. 

Ou seja, alcançar e manter um nível saudável de déficit calórico é importante, pois ajuda a garantir que seu corpo tenha energia suficiente para se manter saudável, mas ainda com queima de calorias suficientes para proporcionar o emagrecimento. 

Como calcular o déficit calórico para uma dieta?

O déficit calórico, como dissemos, significa gastar mais calorias do que a quantidade que se consome. Dessa forma, é preciso criar um cardápio, somando todas as calorias por dia — o total deve ser menor do que a quantidade de calorias gastas diariamente. 

Então, vamos supor que a dieta de uma pessoa seja de 2.000 calorias por dia, ok? O ideal, para o emagrecimento, é que essa pessoa gaste 1.800 calorias por dia.

Observação: a prática frequente de atividades físicas também é crucial para o emagrecimento. Não necessariamente você precisa fazer academia, muitas pessoas não gostam dessa opção. Procure uma atividade física que proporcione queima calórica e que, claro, você goste. Depois, foque nela!

dieta com deficit calorico o que é

Como fazer uma dieta com déficit calórico?

O déficit calórico que comentamos, de fato, é apenas um exemplo. Isso significa que o cálculo de calorias e a definição do cardápio devem ser feitos, somente, por um nutricionista ou nutrólogo. Só esse profissional pode avaliar suas necessidades e objetivos específicos. 

Quais alimentos comer para um déficit calórico?

O melhor, para o emagrecimento, é sempre apostar em opções de alimentos saudáveis. Não existe receita nem fórmula mirabolante. Algumas das sugestões: 

  • ovos;
  • pães integrais;
  • leite desnatado;
  • fibras;
  • legumes;
  • verduras;
  • frutas;
  • dentre outros. 

Lembrando que a quantidade de cada alimento deve ser definida por um nutricionista ou nutrólogo, após ele avaliar o seu caso. 

Outra dica: procure tomar bastante água diariamente, pois ela também auxilia no processo de emagrecimento. O indicado é tomar 35 ml de água por peso corporal. 

Quais alimentos evitar na dieta com déficit calórico?

Aqui, também é preciso lembrar da questão do emagrecimento com saúde. Ou seja, alimentos pouco ou nada nutricionais devem ser evitados. Alguns exemplos: 

  • refrigerantes;
  • alimentos ultraprocessados (salsicha, salame, etc.);
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos muito açucarados;
  • alimentos industrializados (biscoito, sorvetes, salgadinhos, etc.);
  • dentre outros. 

Cardápio de dieta com déficit calórico — como ter alimentos saudáveis e saborosos de jeito 100% prático?

Para muitas pessoas, o maior desafio de emagrecer é conseguir preparar as refeições, lanches e bebidas. Se esse também é o seu caso, não precisa mais se preocupar! 

A Kük tem porções pré-prontas (elas são congeladas e basta você aquecê-las, no micro-ondas ou no fogão (por seis minutos), e pronto… Tudo certo para se alimentar. Conheça algumas das soluções disponibilizadas pela Kük: 

Feijão Carioca

O feijão carioca é um clássico da culinária brasileira, para muitos, indispensável — ainda que a pessoa esteja em déficit calórico. 

Muitas dietas podem, sim, ter feijão carioca. Pois bem! A porção da Kük é feita com alho, cebola, óleo de oliva, sal, louro em pó e pimenta preta em pó. Uma delícia!

Frango desfiado com milho

O frango é um ótimo auxiliar, principalmente para quem deseja não só emagrecer, mas também ganhar massa muscular. Afinal, esse tipo de carne é rica em proteínas (que compõem os músculos). 

E para complementar a delícia que é essa carne desfiada, a Kük adiciona milho. O resultado fica absolutamente gostoso e saudável. Experimente o frango desfiado com milho!  

Mix de legumes refogados

Outra opção para o seu cardápio é o mix de legumes refogados — brócolis, cenoura e couve-flor na medida, tudo com muito sabor e textura, além de temperados com alho em pó, azeite de oliva extra virgem e outros temperos saborosos. 

Tudo para complementar seu almoço ou jantar!

Conheça os kits da Kük, perfeitos para a sua dieta! 

Mix de legumes refogados

Conclusão

Mais uma vez, a Kük trouxe dicas importantes para você. Desta vez, falamos sobre déficit calórico.

Lembrando que esse termo significa o estabelecimento de uma alimentação focada na perda de gordura. Para isso, é preciso consumir menos calorias do que se gasta (em atividades básicas do dia a dia e em atividades físicas). 

E para auxiliar o seu processo de emagrecimento, a Kük tem porções avulsas e kits de alimentos: saudáveis, com baixas calorias e saborosos. Conheça mais opções de alimentos e alcance seus objetivos! 

Posts relacionados

Promoções