Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Hortaliças: Dicas para aumentar a durabilidade em casa

hortaliças-kük-comida-congelada

Conseguir se alimentar bem é importante para manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida, não é mesmo? Assim, para manter sua alimentação sempre equilibrada, também é fundamental saber como conservar frutas, verduras e legumes por mais tempo. Por isso, nesse post, vamos dar dicas importantes de como aumentar a durabilidade das hortaliças em casa.

 

Muitos deles são altamente perecíveis, ou seja, duram pouco tempo armazenados, mesmo na geladeira. Eles podem não só ir para o lixo, o que aumenta o desperdício, mas também causam problemas de saúde caso sejam consumidos.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR:  7 Alimentos saudáveis que devem ser consumidos no inverno

 

Portanto, alguns pontos serão importantes para garantir essa maior durabilidade das hortaliças como ajustar a lista de comprar, aprender a armazenar e congelar corretamente, saber as técnicas para aumentar a durabilidade dos alimentos na geladeira. Enfim, a partir de agora, vamos te dar dicas importantes para você consumir frutas, verduras e legumes com saúde e com pouco desperdício.

 

Como aumentar a durabilidade das hortaliças na geladeira

hortaliças-na-geladeira-kük-comida-congelada

Higienize bem as frutas, verduras e legumes

 

A higienização de frutas, verduras e legumes é importante para diminuir os riscos de contaminações por bactérias que estão presentes nos alimentos quando eles são colhidos ou comercializados. Também chamada de sanitização, a higienização desses alimentos deve ser feita sempre antes de consumi-los ou de armazená-los em geladeiras ou na cozinha.

 

Veja algumas dicas:

 

– Lave as mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos;

 

– Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira;

 

– Em uma tigela, faça uma solução com 1 colher de sopa rasa de água sanitária (10ml) ou 2 colheres de sopa rasa de hipoclorito de sódio (20ml) em 1 litro de água;

 

– Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos;

 

– Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente;

 

– Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados na geladeira para aumentar sua durabilidade.

 

Seque bem as hortaliças

 

O que acelera o processo de apodrecimento, além de lavar de maneira inadequada, é deixar o aumento úmido. Seque com papel toalha, pano de prato ou o famoso seca salada.

 

Qual melhor local para conservar as hortaliças?

congelar-hortaliças-kük-comida-congelada

 

Depois de secar bem, armazene na geladeira em potes com tampa sempre colocando papel toalha no fundo. No caso das folhas, faça camadas de folhas intercalando com papel toalha. Assim, suas hortaliças vão durar muito mais tempo. As folhas, por exemplo, duram mais de sete dias quando armazenadas dessa maneira.

 

O armazenamento na geladeira é o ideal, mas os alimentos também podem ser conservados no congelador. O consumidor precisa avaliar o estado físico e o tipo da fruta, verdura ou legume para escolher a melhor opção de conservação.

 

Antes de guardar os alimentos, é importante tomar algumas precauções:

 

– Não use caixas de madeira ou papelão para conservar a mercadoria. Coloque tudo em caixas de plástico ou vidro com tampa;

 

– Sempre mantenha a geladeira limpa e higienizada;

 

– Não deixe nada no chão ou próximo de fontes de sujeira ou de acesso de insetos.

 

Qual recipiente usar para guardar as frutas, verduras e legumes?

hortaliças-em-potes-kük-comida-congelada

 

Além da forma usada na conservação de alimentos como frutas, legumes e verduras, recomenda-se atenção para os recipientes usados no armazenamento, seja para manter os itens congelados na geladeira ou em cima de mesas, balcões e prateleiras.

 

Os materiais mais indicados na hora de comprar recipientes para conservar alimentos são vidro e plástico, desde que sejam de boa qualidade e não soltem resíduos. No caso do plástico, é fundamental observar se os potes e recipientes que você for comprar são livres de BPA (ou contém a expressão BPA free na embalagem).

 

Banner-conheça

Posts relacionados

Promoções