Lanche da Tarde Saudável: 10 Opções Simples e Rápidas

lanche da tarde saudável

Você costuma fazer um lanche da tarde saudável? Se a resposta foi não, é importante repensar os seus hábitos, pois esse lanchinho é tão importante quanto as refeições principais e pode fazer toda a diferença para a sua saúde.

Entenda, neste post, a importância do lanche da tarde e confira indicações cheias de sabor para compor essa refeição e ter uma alimentação muito mais saudável. Vem com a gente!

Lanche da tarde saudável: Por que é importante?

Em meio à rotina corrida, muita gente esquece do lanchinho da tarde, mas ele é muito mais importante do que você imagina.

Ele é conhecido como lanche intermediário e acontece entre duas das refeições principais, o almoço e o jantar.

A distância de uma refeição principal para outra é grande, por isso, os lanches da tarde saudáveis são fundamentais.

Escolher um lanche assim, sem dúvidas, é uma maneira de fornecer mais energia para o seu corpo, garantindo bem-estar e ajudando a alcançar a quantidade de nutrientes indicada para ingestão diária.

Além disso, os lanches contribuem para a saciedade, evitando exageros nas refeições principais. Assim, você consegue adotar hábitos muito mais saudáveis e equilibrados.

O que comer lanche da tarde saudável?

Existem variadas opções de snacks para consumir entre o almoço e o jantar, o que permite um cardápio bem amplo.

Ainda, neste post, vamos compartilhar, com você, indicações de lanches saudáveis e muito saborosos.

Mas, antes, gostaríamos de contar alguns nutrientes que não podem faltar nessa refeição:

  • proteínas;
  • vitaminas e minerais;
  • carboidratos;
  • fibras alimentares;
  • líquidos para manter a hidratação.

Lanches saudáveis e práticos

Sabemos que a rotina agitada é a maior inimiga dos lanches da tarde, por isso vamos começar as indicações com pratos saudáveis e práticos.

Oleaginosas

Quer um snack mais prático do que um mix de nuts ou de frutas desidratadas? Além de deliciosos, eles reúnem nutrientes essenciais para o organismo.

A dica é optar por alimentos sem sal ou gordura, pois algumas oleaginosas podem ser mais calóricas.

Barrinha de cereal

As barrinhas são uma opção fácil e rápida, que pode ser levada para qualquer lugar. Existem várias opções de sabores no mercado, mas é importante escolher composições saudáveis.

Dê preferência aos produtos com composições mais naturais e bom índice de nutritivo.

Cookie

Sim, o cookie é uma excelente opção para saciar aquela fominha no período da tarde e oferece muitas receitas saudáveis.

O cookie funcional da Kük, por exemplo, é feito com uma receita especial para trazer todos os nutrientes que o seu corpo precisa para recuperar a energia.

Iogurte

Os iogurtes são excelente fonte de proteínas e cálcio, portanto perfeitos para um lanche da tarde saudável.

Você pode consumir iogurte natural puro ou com acompanhamentos, como frutas, granola, cereais ou mix de castanhas.

Lanches saudáveis que sustentam

lanches saudáveis que sustentam

Separamos também 3 opções de lanches da tarde saudável que sustentam, para trazer aquela energia extra.

Vitaminas e smoothies de frutas

As vitaminas e smoothies de frutas são muito nutritivas e fáceis de fazer. Basta escolher a fruta de sua preferência e bater com leite no liquidificador.

Para deixar o lanche ainda mais saudável, adicione um pouco de linhaça ou aveia.

Sanduíche natural

Os sanduíches naturais já são um clássico lanche da tarde, não é mesmo? Utilize pão integral, verduras, uma proteína magra e pronto!

Aqui você pode variar o recheio, adicionando ingredientes como alface, tomate, peito de peru e queijo branco, por exemplo.

Panqueca de banana

A panqueca de banana é uma das melhores opções de lanche da tarde saudável, inclusive como pré-treino.

A receita é simples e muito rápida:

  • 1 banana amassada
  • 1 ovo
  • 2 colheres de aveia em flocos finos
  • Uma pitada de canela

É só misturar tudo e levar ao fogo para cozinhar a massa. Você pode combinar com frutas, pasta de amendoim ou mel, por exemplo.

Lanche da tarde saudável salgado

Quer uma opção salgada para o lanche? Então vem conferir essas 3 opções que nós separamos para você:

Crepioca

A crepioca é ideal para quem não quer perder muito tempo na cozinha: basta misturar a goma de tapioca com ovo, levar a frigideira e escolher o seu recheio favorito!

Vale usar brócolis com tomatinho cereja, queijo branco, peito de peru ou frango desfiado, por exemplo.

Omelete

Versátil, saudável e muito saboroso, o omelete é o lanche da tarde perfeito. O preparo é muito rápido e você pode escolher entre diversos recheios.

A nossa dica é usar ingredientes nutritivos, como o tomate, a cenoura e o queijo branco, por exemplo.

Ovos mexidos

Confira aqui as Empanadas de Caprese e tenha mais opções de lanches para seu dia a dia! Simples e prático, disponível para delivery!

Os ovos são alimentos ricos em vitaminas, minerais e proteínas essenciais para o organismo. Fazê-los mexidos é uma ótima opção de lanche da tarde saudável.

O que comer no lanche da tarde na dieta? O que comer para emagrecer?

Quem está de dieta, claro, precisa fazer uma redução de calorias ingeridas. Ao mesmo tempo, é de extrema importância se alimentar de forma saudável.

Evite alimentos industrializados, com altos níveis de sal e açúcar, além de gorduras saturadas e carboidratos simples.

Muitas das sugestões que deixamos, neste conteúdo, são bem saudáveis — sobretudo, proporcionam mais saciedade.

Exemplos disso são:

  • ovos mexidos;
  • panqueca de banana;
  • omelete;
  • castanhas;
  • iogurte com granola;
  • aveia;
  • frutas desidratadas.

O que servir num lanche da tarde para amigos?

Bom, o melhor sempre é verificar quais são os gostos dos seus amigos. Algumas opções de lanches da tarde, que agradam à maioria das pessoas, são:

  • ovos (mexidos ou omelete);
  • lanche natural (de atum ou de peito de peru);
  • cookies;
  • vitamina de frutas.

lanche da tarde saudável kuk

Qual a melhor fruta para comer no lanche da tarde?

Fruta é sempre uma boa opção para o lanche da tarde e a dica é optar pelas mais leves.

Uma ideia é a salada de frutas, que une várias frutinhas e pode ser combinada com mel e granola.

O que comer no lanche da tarde para emagrecer?

Se você quer perder peso, evite alimentos industrializados, com altos níveis de sal e açúcar, além de gorduras saturadas e carboidratos simples.

Algumas indicações são as castanhas, iogurte com granola ou aveia e frutas desidratadas.

O que comer no lanche da tarde para não engordar?

Se você quer manter o peso, confira essas opções de lanche da tarde para não engordar e manter a alimentação saudável:

  • Sanduíche integral com ricota
  • Porções de fruta
  • Mix de nuts

Quais são os lanches mais saudáveis?

Todos os lanches da tarde indicados neste post são opções saudáveis para o seu dia a dia. Buscamos trazer receitas práticas e cheias de sabor para você.

Vale explorar as nossas dicas para variar o cardápio e também alterar alguns ingredientes por aí de acordo com o seu gosto pessoal.

Garanta os snacks saudáveis mais saborosos na Kük!

Conclusão

Depois de conferir todas essas indicações de lanches da tarde saudáveis, não tem mais desculpa para pular essa refeição, não é mesmo?

Trouxemos dicas bem rápidas para facilitar a rotina e incentivar hábitos alimentares melhores por aí, mas sabemos que nem sempre é possível fazer um lanche mais natural em casa.

Com isso, a tentação de optar por produtos industrializados e nada saudáveis é grande e parece muito mais prática.

A boa notícia é que a Kük está aqui para te ajudar com snacks saudáveis e deliciosos! Tudo produzido pelo nosso chef com ingredientes frescos e receitas muito mais nutritivas.

Nada de gastar tempo na cozinha ou indo até o supermercado: é só escolher o seu preferido no site e a gente leva até você. Confira nossa seleção de produtos!

Posts relacionados