Low Carb: O que pode e o que não pode ser consumido

Low Carb: O que pode e o que não pode ser consumido

Que a dieta low carb é uma das formas mais rápidas e saudáveis para quem quer emagrecer a gente já sabe. Inclusive, recentemente, preparamos um material especial sobre ela e você pode acompanhar clicando aqui. No entanto, esse tipo de alimentação ainda traz algumas dúvidas, especialmente sobre o que pode e o que não pode consumir durante a dieta. Assim, sempre vem aquela pergunta: quais alimentos fazem parte da lista e quais não fazem?

 

Por isso, além da lista dos alimentos que podem e que não podem ser consumidos durante a dieta, vamos também te dar opções de alimentos que vão te ajudar a acelerar o metabolismo. Além disso, dicas de alimentos low carb com baixo índice calórico.

 

Dentro do programa de alimentação da dieta low carb, existem três grupos de alimentos. Os que podem ser consumidos irrestritamente, aqueles que podem ser ingeridos, mas com mais equilíbrio e aqueles que não devem ser consumidos.  Confira a lista a seguir:

 

Alimentos liberados na dieta Low Carb

Carnes: Bovina, suína, aves e peixes;

Ovos: Todos os tipos, especialmente o ovo caipira;

Verduras e legumes: brócolis, couve-flor, acelga, tomate cereja, couve, aspargos, abobrinha, espinafre, pepino, cebola, rúcula, escarola, alface;

Oleaginosas: chia e linhaça;

Laticínios: manteiga e creme de leite;

Queijos: cottage, coalho, cream cheese, gorgonzola, prato e parmesão;

Gorduras boas: óleo de coco, banha e azeite de oliva;

Bebidas: chá, café, água e alguns sucos, como os detox, também podem ser incluídos na dieta desde que não sejam adoçados com açúcar.

 

Alimentos liberados na dieta Low Carb, mas que devem ser consumidos com moderação

Leguminosas: ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha e soja;

Grãos sem glúten: arroz integral, quinoa, aveia e milho;

Oleaginosas: amêndoas, castanha-do-Pará, nozes, pistache e macadâmia;

Tubérculos: batata, batata-doce, mandioca, rabanete e beterraba;

Verduras e legumes: cenoura, vagem, nabo, rabanete, abóbora e pimentão;

Frutas: morango, abacate, coco, amora, limão e melão;

Laticínios: iogurte desnatado e sorvetes sem açúcar;

Queijos: brie, minas, frescal e tofu;

Embutidos: lingüiça, mortadela, peito de peru, presunto e salame.

 

Alimentos proibidos na dieta Low Carb 

Açúcar refinado: refrigerantes, suco das frutas não permitidas, sorvete, doces, bolos e tudo aquilo que contém açúcar refinado ou glucose de milho;

Grãos com glúten: trigo, centeio e cevada;

Gordura trans: alimentos que contenham gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, como a margarina, por exemplo;

Produtos light e low fat: vários produtos desse tipo apresentam quantidades maiores de carboidratos do que os normais. Assim, é recomendado evitar esses alimentos;

Alimentos industrializados e processados: esses alimentos costumam ter muitos carboidratos. Entre eles estão salgadinhos, biscoitos recheados, enlatados, etc.

Low Carb: O que pode e o que não pode ser consumido

Low Carb com baixo índice calórico 

Alguns alimentos que fazem parte do cardápio low carb apresentam índices interessantes de nutrientes, mas apresentam poucas calorias. Assim, são recomendados para a sua alimentação o consumo de brócolis, couve manteiga, cenoura crua, alface, aspargos e pimentão verde.

 

Frutas Low Carb

Muitas pessoas têm dúvidas sobre frutas no plano de alimentação da dieta low carb. Consuma com moderação. Elas são ricas em vitaminas e minerais. Assim, as principais opções são coco, framboesa, goiaba, limão, abacate e morango.

 

Sugestão de alimentos Low Carb ricos em fibras

Alguns alimentos ricos em fibras e que fazem parte da lista de permitidos da dieta low carb, são importantes no processo digestivo. Assim, eles conseguem ajudar na sensação de saciedade, no controle da glicemia e do colesterol e contribuem ainda no processo de emagrecimento.

Portanto, entre os principais alimentos deste tipo e que devem estar presentes na sua dieta estão a couve, a amêndoa, o espinafre, as nozes e o brócolis.

Low Carb: O que pode e o que não pode ser consumido

Acelere o metabolismo durante a dieta Low Carb

Dentro do contexto do plano alimentar dessa dieta, alguns ingredientes com baixo índice de carboidratos podem ajudar a acelerar o metabolismo. Entre eles estão o café, o chá verde e o gengibre, por exemplo. Assim, inseridos no dia a dia, eles vão contribuir para a regulação da temperatura corporal, para a geração de energia e na queima de gordura.

 

Cuidados

Com a lista dos alimentos permitidos e proibidos no plano alimentar da dieta low carb, é importante também que quem for aderir a esse tipo de alimentação procure um especialista. Portanto, ter sempre a orientação de um nutricionista é essencial para evitar qualquer tipo de risco à sua saúde.

Posts relacionados