Monte um cardápio completo para dieta sem lactose com essas dicas práticas

dieta sem lactose

Quem disse que a dieta sem lactose não pode ter um cardápio variado e cheio de sabor? Isso não só é possível, como nós ainda vamos mostrar sugestões incríveis neste conteúdo!

A intolerância à lactose gera diversos desconfortos, mas é possível substituir essa substância na rotina por alimentos saudáveis de maneira prática e com receitas deliciosas.

Continue a leitura deste artigo com a gente e confira dicas para um cardápio completo com pratos zero lactose!

Garanta os melhores pratos sem lactose para o seu cardápio!

Dieta sem lactose: O que é?

o que é dieta sem lactose

A dieta sem lactose elimina o leite e seus derivados da alimentação.

Normalmente, é utilizada por quem tem intolerância à lactose, algo mais comum do que muita gente imagina.

Segundo dados do DataFolha, 53 milhões de brasileiros relataram algum tipo de desconforto ao consumir alimentos com lactose na composição.

A pesquisa ainda mostrou que muitas dessas pessoas nem sabiam que os sintomas após o consumo de produtos lácteos podem ser um sinal de alerta para a intolerância à substância.

Vale destacar que a intolerância acontece porque o organismo não consegue processar o açúcar do leite e transformá-lo em carboidratos simples, o que facilitaria a absorção.

O que comer quando se tem intolerância à lactose?

Se engana quem pensa que a dieta para intolerantes à lactose não tem opções variadas para um cardápio delicioso.

Unir pratos saudáveis, completos e saborosos é possível na dieta livre de lactose e nós vamos te mostrar como.

Separamos sugestões de receitas para todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar. Vem conferir quanta comida gostosa você pode incluir no cardápio.

Café da manhã para intolerantes à lactose

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do seu dia e deve ser bem nutritiva, afinal você passou um bom tempo em jejum enquanto estava dormindo.

Pensando nisso, temos algumas dicas para te ajudar a montar o café da manhã ideal e livre de lactose:

Dieta sem lactose: Almoço

A próxima parada é o almoço, que deve ser bem equilibrado com proteínas, carboidratos e vegetais na dose certa.

É claro que também temos sugestões especiais de almoço para quem é intolerante à lactose, olha só:

Dieta sem lactose: Jantar

A última refeição do dia precisa ser leve e nutritiva ao mesmo tempo para garantir uma boa noite de sono enquanto o corpo realiza funções essenciais.

Então, para fechar o dia com chave de ouro, temos mais opções para você:

Lanches na dieta sem lactose

É claro que aquele lanche da tarde saudável não poderia ficar de fora dessas dicas, não é mesmo? Afinal, ele é fundamental para manter a disposição entre uma refeição e outra.

Veja algumas opções sem lactose:

Como montar uma dieta sem lactose?

A adaptação para uma dieta sem lactose pode parecer complicada, mas é bem mais simples do que você imagina.

Existe uma infinidade de alimentos que trazem todos os nutrientes necessários sem a lactose em sua composição.

Além disso, é possível encontrar diversas receitas que levam o leite ou seus derivados com ingredientes renovados para substituir a lactose no preparo.

Quem é intolerante ao açúcar do leite precisa ficar atento a alguns pontos na hora de montar a sua dieta. Temos algumas dicas para ajudar.

Planeje um cardápio semanal

como montar uma dieta sem lactose

A melhor maneira de garantir uma alimentação saudável e prática mesmo com restrições é já planejar as suas refeições para a semana toda.

Isso economiza tempo e até mesmo dinheiro, afinal contribui para a redução do desperdício de alimentos.

Substitua o leite e seus derivados nas receitas

Como falamos, é possível encontrar receitas que substituem o leite e derivados no preparo. Bolos, por exemplo, podem ser feitos com produtos sem lactose.

Fique atento aos rótulos no supermercado

Informar a presença de lactose no rótulo do produto é uma obrigatoriedade para as empresas, por isso esteja sempre atento às embalagens.

Hoje, você consegue encontrar facilmente opções de leite condensado, creme de leite e outros produtos com zero lactose. Está tudo no rótulo.

Consulte um nutricionista

O acompanhamento médico é indispensável para montar uma dieta sem lactose saudável. Por isso, consulte um nutricionista para definir o melhor cardápio.

Além disso, mantenha as idas frequentes ao especialista e inclua hábitos mais saudáveis no dia a dia, como a prática de exercícios físicos e o consumo de água adequado.

Como seguir uma dieta sem lactose de forma simples?

Seguir uma dieta mais restritiva como a sem lactose fica mais complicado com aquela correria do dia a dia.

Não temos como deixar as nossas obrigações diárias de lado, mas é fundamental cuidar da alimentação e da saúde.

Por isso, temos uma dica de ouro que vai trazer mais praticidade para a sua rotina alimentar: os pratos prontos congelados da kük.

Com receitas deliciosas, nutritivas e sem lactose, o nosso chef leva aquela comida deliciosa de restaurante para dentro da sua casa.

É só pedir o seu prato preferido pelo site e esperar a encomenda chegar na sua casa! Depois, basta aquecer no fogão ou no microondas e a sua refeição está pronta em apenas 6 minutos.

Você pode até já garantir combinações para a semana toda para facilitar ainda mais a rotina.

Além de porções incríveis, a kük também tem snacks sem lactose para aquela hora da fome entre as refeições. Muito prático, não é mesmo?

Garanta os melhores pratos sem lactose para o seu cardápio!

Conclusão

Seguir uma dieta sem lactose pode parecer difícil a princípio, mas na verdade é bem simples criar um cardápio completo com pratos que dão água na boca.

Como você percebeu ao longo deste conteúdo, é possível incluir receitas variadas, nutritivas e muito saborosas na alimentação zero lactose, não é mesmo?

Agora é hora de aproveitar as nossas dicas de refeições e incluir os pratos da kük para um dia a dia muito mais prático.

Posts relacionados