Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Rabanada de panetone: aprenda a fazer frita e assada

rabanada-de-panetone-kük-comida-congelada

Está chegando o Natal, época de confraternizar, reunir a família em volta da mesa e se deliciar com as comidas típicas dessa data. E nada melhor do que juntar dois doces natalinos em um só, não é mesmo? Assim, a partir de agora, nesse post, vamos te ensinar duas formas fáceis e práticas de fazer uma deliciosa Rabanada de panetone.

 

Mas antes de passar a receita dessas duas delícias juntas, vamos contar aqui um pouco da história tanto da rabanada, quanto do panetone. Essas duas comidas típicas que sempre estão nas mesas dos brasileiros no Natal.

 

Panetone

panetone-de-frutas-kük-comida-congelada

Seja na mesa no dia de Natal ou aquela lembrança para pessoas queridas, o Panetone está sempre presente nessa época do ano. Mas você sabia que essa delícia surgiu na Europa? Na verdade na Itália. Panetone, na verdade, vem de “Pani di Toni”, ou “Pão de Toni” no bom português.

 

Toni era um padeiro italiano, de Milão. Ele fazia, na véspera de Natal, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta, a pedido de seu chefe. Por estar muito cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar a falha acrescentando também frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita.

 

VEJA TAMBÉM: Receita com Carne: 5 opções deliciosas para você fazer 

 

Ao levar a “torta de pão” para seu chefe, ele foi surpreendido com essa criação de última hora. O resultado, como a gente bem sabe, foi um sucesso em toda a cidade. A chegada do Panetone no Brasil coincide com a data da Segunda Guerra Mundial, quando os imigrantes italianos vieram em peso para o país.

 

Rabanada

rabanada-kük-comida-congelada

Outro grande clássico natalino é a rabanada. Este doce histórico não tem uma origem certa, mas está sempre presente nas ceias de Natal no Brasil e no mundo. Seus primeiros registros apareceram no século XV, quando o prato começou a ser indicado para auxiliar em recuperações pós-parto. Vem daí a origem de um dos seus nomes alternativos: fatia de parida. Naquela época, dizia-se também que a rabanada aumentava a produção de leite materno.

 

Pão amanhecido reaproveitado

 

O pão francês sempre foi considerado um alimento sagrado, já que representa o corpo de Cristo para os católicos. Por isso, surgiu a necessidade de reaproveitá-lo e, como alternativa ao seu desperdício, deu-se origem a rabanada. Apesar da incerteza sobre sua origem, os portugueses são os responsáveis por terem trazido esta iguaria ao Brasil, que era colônia de Portugal na época.

 

Aprenda a fazer Rabanada de Panetone frita e assada

 

A Rabanada, na verdade, como já vimos, é feita geralmente com pão amanhecido. Mas para deixar essa receita ainda mais com a cara do Natal, vamos te mostrar como se faz uma deliciosa Rabanada de Panetone. Vamos unir essas duas comidas típicas natalinas em um doce que fará sucesso na sua ceia. E você pode fazer assada ou frita. Vamos a elas:

 

Versão Frita

 

Ingredientes

– 500g de Panetone ou Chocotone

– 2 ovos

– 1 xícara (chá) de leite integral

– ½  lata de leite condensado

– Açúcar e canela para polvilhar

– Óleo para fritar

 

Modo de Preparo

1- Corte as fatias de panetone com pelo menos 2cm de espessura e reserve.

2- Em uma tigela, bata os ovos, o leite e o leite condensado até ficar uma mistura homogênea.

3- Aqueça uma frigideira com o óleo. Enquanto isso, mergulhe as fatias na mistura de ovos e leites, e deixe-as escorrendo um pouco.

4- Frite até que fique dourado de ambos os lados.

5- Retire do óleo e deixe escorrer em papel toalha. Polvilhe com açúcar e canela e sirva ainda quentinho.

 

 Versão Assada na Air Fryer

 

Ingredientes

– 500g de Panetone ou Chocotone

– 1 xícara (chá) de leite integral

– ½  lata de leite condensado

– 2 ovos

– Açúcar e canela para polvilhar

 

 Modo de preparo

1-Corte o panetone em fatias redondas, com pelo menos 2cm de espessura e depois divida-as em 4 partes.
2- Em uma tigela, bata bem os ovos. Adicione o leite e o leite condensado e misture.

3- Mergulhe as fatias de pão nessa mistura e deixe escorrer bem o excesso para evitar de grudar na AirFryer.

4- Coloque as fatias na cesta da AirFryer, ligada à 200ºC, e deixe um total de 14 minutos,  7 minutos de cada lado (ou até ficarem douradinhas).

5- Retire da AirFryer, polvilhe açúcar e canela e sirva ainda quentinho.

 

Acompanhamentos

 

Para acompanhar essa delícia, sirva com sorvete da sua preferência. O mais indicado é sorvete de creme que, junto com frutas picadas ou calda de frutas, fica ainda mais gostoso.

 

Banner-conheça

Posts relacionados

Promoções