Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Dieta sem carboidrato? Confira, na verdade, como reduzir a quantidade de carboidratos [cardápio e como começar – Guia]

dieta sem carboidrato

Será mesmo que a dieta sem carboidrato é a melhor saída? Esse tipo de alimentação ficou muito conhecida por aí nos últimos anos. Para você ter uma ideia, o termo já foi um dos mais buscados no Google pelos brasileiros dentro da temática de dieta e emagrecimento.

Apesar de despertar o interesse de muita gente, a dieta sem carboidrato ainda levanta dúvidas.

Se você também já pensou em adotar hábitos alimentares dessa forma, mas tem questionamentos, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos te contar tudo sobre o assunto!

Continue a leitura para entender melhor a dieta livre de carboidratos!

O que são carboidratos?

Os carboidratos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Além disso, eles podem ser de dois tipos: simples e complexos, dependendo da quantidade de moléculas contidas em suas estruturas. Já a principal função dos carboidratos é fornecer energia ao organismo. 

Dieta sem carboidrato: será que a solução é isso mesmo?

Precisamos desmistificar uma crença comum. Muito se fala sobre “dieta sem carboidrato”, mas, não é preciso cortar totalmente os carboidratos.

Sim, é isso mesmo. A dieta low carb consiste na redução do consumo de carboidratos, com o objetivo de adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Aliás,  o termo “low carb” significa exatamente “baixo carboidrato”, na tradução para o português.

Em geral, esse plano alimentar foca na redução dos carboidratos e incentiva o consumo de alimentos naturais, tendo como base fontes ricas em proteínas, fibras e gorduras boas.

Ou seja, ao invés de cortar totalmente os carboidratos, a intenção é diminuí-los da dieta, por meio do low carb. Cortar tudo não é interessante, afinal, os carboidratos fornecem energia para corpo e mente. 

3 benefícios da dieta com redução de carboidratos

Depois que explicamos a diferença entre dieta sem carboidrato e low carb, podemos falar dos benefícios de diminuir os carboidratos da alimentação. 

Confira alguns deles:

Incentiva uma alimentação muito mais saudável

Como já falamos aqui, a dieta low carb incentiva o consumo de alimentos naturais e, consequentemente, o plano alimentar leva a hábitos mais saudáveis.

A ingestão de alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis já faz uma grande diferença no organismo. Isso reflete na sua energia diária, no bem-estar e até mesmo na aparência – e claro, nos resultados dos exames.

Auxilia na perda de peso

A perda de peso acaba sendo uma consequência de uma alimentação mais saudável e da redução de carboidratos.

Além da sensação de saciedade, a redução do consumo de carboidratos faz com que a gordura seja queimada mais rapidamente pelo organismo. Com isso, há um aumento no gasto energético, o que contribui para a perda de peso.

Também vale frisar que diminuir os carboidratos, na dieta, ajuda no funcionamento do intestino. 

funcionamento dieta sem carboidrato

Contribui na prevenção de diabetes

Vamos lembrar da época de escola: o carboidrato é quebrado para ser absorvido pelo organismo. Neste processo, vira açúcar e vai para a corrente sanguínea.

Ao consumir muito carboidrato, a tendência é um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isso é resolvido pela produção de insulina, mas quando esse processo é frequente, a história muda e pode-se desenvolver diabetes.

A dieta low carb pode reduzir os níveis de insulina, atuando na prevenção de diabetes.

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

Outro benefício da low carb (chamada equivocadamente de dieta sem carboidrato) é que ela reduz os riscos de doenças cardiovasculares. A redução de glicose no organismo é o que proporciona a maior proteção para o sistema cardiovascular. 

Vale ressaltar que esse tipo de benefício é crucial para pessoas de qualquer idade. Afinal, quanto mais cedo se começa a cuidar da saúde do coração, melhor. A expectativa de vida só tende a aumentar. 

Combate a retenção de líquidos

Menos glicose também significa menos insulina no organismo. A diminuição, então, contribui, além de tudo, para o desinchaço corporal. Muitas pessoas, logo nos primeiros dias de low carb, já sentem melhora significativa da retenção de líquidos. 

Para quem é indicada a dieta low carb?

A dieta low carb é indicada para os seguintes grupos:

  • diabéticos;
  • pessoas com casos de hiperglicemia;
  • indivíduos que querem perder peso de maneira saudável;
  • pessoas com problemas cardíacos;
  • aqueles que estão com colesterol alto;
  • pessoas com casos de hipertensão;
  • pessoas com triglicerídeos altos. 

Quem não deve fazer a dieta low carb?

Low carb não é indicado para crianças e adolescentes, além de grávidas e atletas de alto rendimento. A justificativa é que todos esses grupos de pessoas necessitam de abundância de alimentos altamente energéticos. 

Quais alimentos são permitidos na dieta low carb?

Agora, você pode estar se perguntando: “o que posso comer que não tem carboidrato?” Lembrando que a intenção não é fazer uma dieta sem carboidrato, mas sim com redução desse tipo de alimento. 

Veja, então, quais são as opções de alimentos que possuem poucos carboidratos:

  • carnes (bovina, frango, salmão, sardinha, etc.);
  • ovos;
  • amêndoas;
  • frutas cítricas;
  • abacate;
  • ervas e temperos;
  • linhaça;
  • gengibre;
  • coco;
  • legumes;
  • dentre outros.

Quais os alimentos NÃO recomendados na dieta sem carboidratos?

  • batata-inglesa (prefira a batata-doce);
  • tapioca;
  • alimentos industrializados;
  • doces no geral;
  • massas;
  • refrigerantes;
  • pães;
  • milho;
  • dentre outros. 

No geral, o ideal é evitar alimentos com alto índice glicêmico. 

Como começar a dieta low carb (conhecida erroneamente como dieta sem carboidrato)?

Começar é a parte mais difícil de inserir novos hábitos na rotina: uma vez que você dá o pontapé inicial, tudo fica mais fácil.

Quando falamos em dieta com redução de carboidrato, o primeiro passo é consultar um nutricionista para avaliar a sua saúde e encontrar o melhor plano alimentar para você.

Depois disso, certamente, você já terá uma lista de alimentos mais interessantes para o seu objetivo. Daí, é hora de ir às compras e montar o seu cardápio. Aliás, já, já, vamos mostrar como ter refeições low carb gostosas sem precisar cozinhar. 

Continue por aqui! 

Cardápio de 7 dias para dieta low carb

cardápio dieta sem carboidrato

Depois de consultar um nutricionista, é hora da prática! Muita gente se engana ao pensar que o cardápio low carb é restrito, mas a verdade é que ele oferece uma variedade de opções.

Para te ajudar, separamos uma dica de prato para cada dia da semana. Confira esse cardápio exclusivo:

Dia 1 – Carne moída

Um clássico da praticidade e da versatilidade na cozinha: a carne moída! Rica em proteínas, ela pode ser feita de diversas maneiras, é altamente saborosa e nutritiva.

Dia 2 – Purê de batata doce

O purê de batata doce é a opção perfeita para aquele almocinho ou jantar depois de um dia corrido.

Além de combinar o sabor maravilhoso da batata doce com a cremosidade do purê, esse prato ainda vai garantir diversos nutrientes importantes para o organismo.

Dia 3 – Frango desfiado com milho

As carnes brancas são mais leves e ótimas aliadas da dieta sem carboidratos, por isso incluímos um delicioso frango desfiado com milho como sugestão nesse cardápio.

Dia 4 – Coxinha low carb

Deu vontade de comer uma fritura no meio da tarde? A coxinha low carb da Kük é a solução!

Feita com frango desfiado, farinha de linhaça, creme de ricota e requeijão light, ela é o lanche da tarde saudável ideal.

Dia 5 – Tiras de mignon

Que o mignon é uma carne saborosa você já sabe, imagine agora tiras de mignon ao molho pesto. É de dar água na boca, não é mesmo?

Além de ser uma ótima opção na dieta low carb, você encontra o prato aqui na Kük, prontinho para consumo!

Dia 6 – Salmão grelhado

Trouxemos a dica do salmão grelhado, mas todo tipo de peixe é uma boa pedida para o cardápio sem carboidratos. Então, explore suas opções!

Dia 7 – Mix de legumes refogados

Para finalizar, um clássico delicioso e muito saudável: mix de legumes refogados! Escolha os seus favoritos e capriche no tempero.

Perguntas frequentes sobre dieta sem carboidrato

Low carb, “a dieta sem carboidrato”, ainda gera muitas dúvidas e nós vamos responder algumas perguntas mais frequentes a seguir.

O que acontece se eu parar de comer carboidrato?

A redução no consumo de carboidratos pode levar a um gasto energético maior e, consequentemente, a perda de peso. 

Entretanto, é preciso que a dieta seja equilibrada para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários e gere energia suficiente.

Nada de extremismos e ajustes na dieta sem consultar um especialista, combinado?

O que comer no café da manhã que não tenha carboidratos?

Temos três dicas de café da manhã para uma dieta sem carboidrato:

  • ovos mexidos;
  • vitamina de frutas;
  • mix de castanhas com iogurte.

Quais são as frutas que não têm carboidratos?

Confira dicas de frutas que não tem carboidratos:

  • morango;
  • maçã;
  • abacate;
  • laranja.

frutas sem carboidratos

Conclusão

A dieta low carb pode contribuir para uma alimentação mais saudável, mas é preciso criar um plano alimentar balanceado para garantir energia suficiente ao organismo.

Antes mesmo de incluir as dicas de refeições que compartilhamos aqui na sua rotina, consulte um nutricionista para identificar as melhores opções de acordo com o seu perfil.

Uma vez feito isso, conte com a Kük para uma dieta low carb muito mais prática! Nossos pratos prontos são ideais para manter uma alimentação saudável sem abrir mão do sabor, mesmo na correria.

Garanta as porções mais práticas e saborosas para sua dieta low carb!

Posts relacionados

Promoções