Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

História das Mulheres na Cozinha Profissional

A trajetória das mulheres no mundo gastronômico profissional não foi nada fácil.

A princípio, a história das mulheres na cozinha profissional é longa e complicada. Durante séculos, as mulheres foram excluídas da indústria culinária e relegadas à esfera doméstica de cozinhar em casa. Dessa forma, foi só no final do século 19 que as mulheres começaram a invadir a cozinha profissional.

Uma das primeiras mulheres a ganhar reconhecimento como chef profissional foi Marie-Antoine Carême, uma chef francesa que trabalhou para a realeza e aristocratas no início do século XIX. No entanto, Carême foi uma exceção e não a norma.

Primeira chef de cozinha mulheres

No início do séc. XX , as mulheres começaram a frequentar escolas de culinária e trabalhar em restaurantes, mas simultaneamente enfrentavam discriminação significativa e muitas vezes eram relegadas a cargos com salários mais baixos.

Em suma, a partir das décadas de 1970 e 1980 que as mulheres começaram a fazer avanços significativos na indústria, com a ascensão do movimento feminista e a crescente popularidade da alta gastronomia.

Uma das mulheres mais proeminentes no mundo da culinária nessa época foi Alice Waters, fundadora do aclamado restaurante Chez Panisse em Berkeley, Califórnia. Waters era conhecida por seu compromisso com o uso de ingredientes frescos de origem local e por sua defesa de práticas agrícolas orgânicas sustentáveis.

Alice Waters to Receive Honorary Degree from the University of Gastronomic  Sciences

Em conclusão, atualmente as mulheres fizeram progressos significativos na indústria culinária, com muitas chegando a cargos de destaque como chefs, proprietárias de restaurantes e redatoras de culinária. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para abordar questões de sexismo e discriminação na indústria e garantir que as mulheres tenham oportunidades iguais de sucesso.

As grandes chefs do momento

Felizmente, existem muitas grandes chefs femininas no mundo que fizeram contribuições significativas para a indústria culinária. Aqui estão alguma delas:

Dominique Crenn: chef americana nascida na França que foi a primeira mulher nos Estados Unidos a ganhar três estrelas Michelin.

Clare Smyth: a primeira chef mulher a administrar um restaurante com três estrelas Michelin no Reino Unido, seu restaurante Core, em Londres, recebeu três estrelas Michelin em 2021.

Helena Rizzo: chef brasileira que ganhou o prêmio de Melhor Chef Mulher do Mundo em 2014 e é proprietária do restaurante Maní, em São Paulo.

Ana Roš: Chef eslovena que foi eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo em 2017 e dirige o restaurante Hisa Franko em Kobarid.

Daniela Soto-Innes: chef mexicana que ganhou o prêmio de Melhor Chef Mulher do Mundo em 2019 e é dona do restaurante Cosme, em Nova York.

Pía León: chef peruana que foi eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2021 e dirige o restaurante Kjolle em Lima.

Nancy Silverton: Chef e padeira americana que fundou a famosa La Brea Bakery em Los Angeles.

Christina Tosi: confeiteira americana que é fundadora e CEO da Milk Bar, uma rede de sobremesas e padarias.

Hélène Darroze: chef francesa que possui restaurantes em Londres, Paris e Moscou e foi a primeira mulher a administrar um restaurante com três estrelas Michelin no Reino Unido.

 

Essas são apenas algumas das grandes chefs de cozinha mundo a fora. Esperamos que futuramente o número de grandes Chefs aumente cada vez mais, e o meio de trabalho das cozinhas profissionais tenham mais igualdade.

Na nossa empresa, a maior parte das funcionárias são mulheres. Temos mais de 15 mulheres trabalhando em diversos setores e cargos. Além disso, a maior parte do nosso público também é composto por mulheres. A kük preza pela igualdade acima de tudo, para isso buscamos contribuir ativamente nessa causa contratando mais mulheres, com equiparação salarial, de função, etc.

 

Banner-conheca-kuk-congelados-gastronomia

Posts relacionados

Promoções