No final do ano passado, o ranking La Liste divulgou os melhores restaurantes do mundo em 2022. Na lista, aparecem dez casas brasileiras entre as mais bem avaliadas por especialistas e fregueses. A Casa do Porco, o Maní e o D.O.M., todos em São Paulo, são os três melhores restaurantes do Brasil avaliados.
Mas de que forma é feita a avaliação do La Liste? Você sabe? Este ranking reúne avaliações dos principais experts internacionais de gastronomia do mundo. Assim, uma relação com mil casas de destaque na gastronomia foi elaborada a partir de um banco de dados com notas dadas por 970 competições e guias de 200 países. Ao todo, cerca de 28 mil restaurantes pelo mundo foram avaliados ao longo do ano.
VEJA TAMBÉM: Ar, mar ou terra: 7 restaurantes brasileiros em locais inusitados
Qual o método de avaliação do La Liste?
Segundo o site oficial do La Liste, algumas premissas fazem parte do processo de avaliação dos restaurantes. Confira abaixo algumas delas:
Agregação – As avaliações dos melhores restaurantes do mundo por mais de 600 guias e publicações confiáveis ??são reunidas em um gigante banco de dados.
Padronização – Cada pontuação de análise é convertida em uma nota média, variando de 0 a 100, de acordo com as tabelas de conversão específicas de cada guia.
Classificação do restaurante – Milhares de chefs são convidados a dar suas opiniões sobre restaurantes locais. De acordo com os resultados desta pesquisa, cada estabelecimento recebe um “índice de confiabilidade” de 0 (não confiável) a 10 (muito confiável).
Processamento – Para cada restaurante listado, são calculadas as médias de todas as pontuações e ponderadas pelo índice de confiabilidade de cada fonte.
Avaliações de clientes – São realizadas as avaliações de clientes online, dando a elas um peso 10% na pontuação final do “La Liste”.
Confira os dez restaurantes brasileiros no ranking do La Liste e as notas (de 0 a 100)
– A Casa do Porco, de Jefferson e Janaína Rueda (São Paulo) – 93
– Maní, de Helena Rizzo (São Paulo) – 93
– D.O.M., de Alex Atala (São Paulo) – 91,5
– Fasano, de Gero Fasano (São Paulo) – 87
– Oro, de Felipe Bronze (Rio de Janeiro) – 84
– Oteque, de Alberto Landgraf (Rio de Janeiro) – 79,5
– Ryo Gastronomia, de Edson Yamashita (São Paulo) – 76,5
– Carlota, de Carla Pernambuco (São Paulo) – 76,5
– Jun Sakamoto, de Jun Sakamoto (São Paulo) – 76
– Olympe, de Claude Troigros (Rio de Janeiro) – 75,5
Confira o Top 10 do Mundo do La Liste
Restaurantes europeus aparecem no Top 10 dos melhores restaurantes listados no La Liste de 2022. Abaixo você confere quais são os dez melhores estabelecimentos listados e suas notas.
Guy Savoy (Paris, França) – 99,5
Le Bernardin (Nova Iorque, EUA) – 99
La Vague d’Or (Saint Tropez, França) – 99
Martín Berasategui (Lasarte-Oria, Espanha) – 99
Restaurant de I’Hôtel de Ville (Crissier, Suíça) – 99
Frantzén (Estocolmo, Suécia) – 99
L’Arpège (Paris, França) – 99
L’Auberge Du Vieux Puits (Fontjoncouse, França) – 99
Schwarzwaldstube (Baiersbronn, Alemanha) – 99
Le Louis XV – (Monaco, França) – 98,5
Veja o ranking completo com as notas do La Liste 2022 clicando aqui.