A comida oriental é repleta de iguarias que dão água na boca, como salmão, o shoyo, as algas, o gergelim e muito mais!
Já está com vontade? Ou com curiosidade de experimentar? Então, aguente um pouco mais porque estamos só começando!
Além de serem saborosas, as opções de comida oriental contam com poucas calorias e beneficiam o nosso organismo, por serem ricas em nutrientes e proteínas.
Então, se você quer adicionar a comida oriental em sua rotina alimentar ou se tem apenas curiosidade sobre ela e os seus benefícios para a sua saúde, siga a leitura conosco, pois nesse artigo esclarecemos vários pontos sobre essa culinária.
Acompanhe!
O que é comida oriental?
A comida oriental é a cozinha asiática e continental, com receitas de países do leste asiático, como China, Japão, Tailândia e Coreia.
Ou seja, ela se trata da culinária tradicional do Oriente, com alguns pratos típicos, como Frango Schezwan, Pato à Pequim, Frango Assado Tailandês, Gka Prow Gai, Sushi e afins.
Mas, sobre seus pratos principais, nós vamos falar logo na sequência. Confira!
Quais os tipos de comida oriental? Conheça os mais populares!
Os principais tipos de comida oriental são: Sushi, Temaki, Guioza,Yakissoba e rolinho primavera.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles. Acompanhe.
Sushi
É impossível falar de comida oriental sem começar pelo sushi, o prato mais tradicional deste tipo de culinária.
O peixe cru sem dúvidas é o ponto alto do sushi. Mas, além disso, ele conta com um bolinho de arroz temperado com vinagre e alguns frutos do mar, como as algas.
Tradicionalmente, ou seja, no Japão o peixe é o recheio mais comum para o sushi. Porém, conforme foi se popularizando ao redor do mundo, foi ganhando alguns outros recheios, como no Brasil, que incluímos cream cheese, camarão, legumes e afins.
Temaki
Para entender o temaki, basta entender o significado desta palavra. Nesse sentido “te” significa “mão e “maki” significa “enrolado”.
Justamente por isso ele se trata de um tipo de sushi enrolado em um cone.
No Japão ele já não é mais tão popular, porém aqui em nosso país ele ainda agrada os brasileiros!
E como fizemos com o Sushi tradicional, há também diversas opções de recheios para o temaki, como atum, salmão cru, salmão grelhado, pepino e muito mais.
O arroz e o molho shoyu igualmente se fazem presente na hora de degustar um saboroso e incrível Temaki!
Guioza
Ao falarmos da culinária chinesa em especial, não podemos deixar de citar o Guioza.
Ele se trata de um bolinho com massa bem fina, sempre recheado com legumes ou carne moída.
Ao longo de seu preparo, há o processo de selar as suas extremidades, para depois cozinhá-lo grelhado ou a vapor.
Em seu formato, o Guioza é bem semelhante ao ravioli. Ao degustá-lo, é claro que o shoyu marca presença novamente!
Yakissoba
O Yakissoba também não pode ficar de fora da lista quando falamos sobre as principais comidas orientais.
Ele se trata de uma massa de macarrão levemente frita, servida com verduras e legumes cozidos.
Já a versão original do Yakisoba acompanha óleo de gergelim e shoyu no macarrão.
Rolinho primavera
Quando falamos em comida oriental, o rolinho primavera também não pode ficar de fora.
Ele se trata de canudinhos feitos com massa de farinha de trigo, sal e água. Aqui, novamente a carne e os vegetais recheiam essa comida.
E uma forte característica dos rolinhos primavera é que eles são fritos e costumam ser servidos com molhos agridoces.
Benefícios da comida oriental
Os benefícios da comida oriental vão desde as suas proteínas, boa digestão, melhora da saúde cardiovascular, auxílio no emagrecimento e ações antioxidantes.
Na sequência vamos falar melhor sobre cada um desses benefícios. Vem com a gente!
Rica em proteínas
Na comida oriental a proteína está presente na soja que sempre é usada após a fermentação, como no caso do molho de soja, do shoyu, do tofu e do missô.
E além de ser uma uma fonte rica de proteínas para o nosso organismo, a soja também ajuda na diminuição de compostos antinutricionais.
Boa para a digestão
Os benefícios da comida oriental para a digestão ficam por conta dos condimentos picantes, como no caso do gengibre e do wasabi.
Ambos estimulam a nossa digestão, principalmente quando são consumidos com o peixe cru.
Isso porque os alimentos crus, como peixe, quando são consumidos com alimentos quentes, ou seja, os condimentos picantes, contribuem para o equilíbrio da alimentação, algo que é totalmente benéfico para nossa digestão.
Melhora a saúde cardiovascular
Você já ouviu falar em Ômega 3? Ele se trata de um ácido graxo fundamental para que o nosso coração se mantenha saudável e longe de doenças como derrame, infarto e AVC.
E o peixe é um dos principais alimentos ricos em Ômega 3. E além dos benefícios para o coração, essa substância também é ótima para o nosso cérebro, afastando doenças como o mal de Alzheimer e auxiliando na melhora da nossa memória e concentração.
Auxilia no emagrecimento
Uma das formas mais fáceis e saudáveis de emagrecer é acelerando o metabolismo.
E é claro que isso pode ser feito por meio da alimentação, com comidas ricas em vitaminas e minerais que cumprem essa função.
E na comida oriental a alga é um desses alimentos que ajudam na aceleração do metabolismo, estando presente em Sushis e Temakis.
Possui ação antioxidante
A ação antioxidante diz respeito a eliminação de toxinas do nosso corpo.
E na culinária oriental, o chá branco, chá verde e chá vermelho são bebidas que possuem essa ação antioxidante.
A base de preparo desses chás é a planta Camellia Sinensis, rica em compostos fitoquímicos que ajudam a eliminar toxinas do nosso corpo.
Quantas vezes os japoneses comem por dia?
Os japoneses comem de 3 a 7 porções por dia. Porém, vale ressaltar o grande consumo de peixe desse povo, além do alto consumo de soja, de grãos, de vegetais e de frutas.
Caso você esteja interessado em reproduzir a qualidade de vida dos japoneses em sua alimentação, não é preciso incluir no seu cardápio os Sushis e outras comidas que citamos aqui.
Segundo especialistas, nós conseguimos atingir os mesmos benefícios de uma dieta japonesa com alimentos que temos em nosso próprio país.
Por exemplo, o peixe não precisa ser consumido cru. Ele pode ser cozinhado com uma quantidade pequena de azeite.
Quanto aos vegetais, que você viu que são muito presentes na culinária oriental, nós também temos várias opções aqui, inclusive as mesmas que eles usam.
E caso você queira adotar uma rotina alimentar saudável, com ou sem opções de comidas orientais, mas não tem tempo para cozinhar para si mesmo, você pode contar com opções de marmitas saudáveis que já vem prontas, basta aquecer!
Cuide da sua saúde alimentar com muito sabor das marmitas congeladas da kük.
Conclusão
Com esse artigo, a nossa missão era apresentar a você as principais comidas orientais.
Por isso, trouxemos uma lista completa, dando mais detalhes sobre o Sushi, o Temaki, o Guioza, Yakissoba e rolinho primavera.
Além do mais, apresentamos alguns benefícios desta culinária, como as proteínas, as vantagens para a nossa digestão, para a nossa saúde cardiovascular, o auxílio no emagrecimento e as ações antioxidantes.
Por fim, explicamos que caso você queira adotar uma rotina saudável para sua alimentação, você não precisa necessariamente se alimentar com alimentos da comida oriental.
Uma saída mais prática, barata e próxima são as marmitas prontas e congeladas da kük!