Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Comida francesa: conheça as características e principais pratos

comida francesa fatos

Há quem diga que cozinhar é uma arte e, realmente, não tem como negar! Afinal, na cozinha, é possível preparar sabores incríveis dos quatro cantos do mundo. Um dos clássicos, aliás, é o da comida francesa.

Você conhece esse tipo de culinária? Neste conteúdo, nós vamos comentar os principais fatores da culinária nascida na França. Muito mais do que isso…

Nós vamos te mostrar como é possível ter sabores franceses de forma prática, recebendo pratos já prontos em sua casa. Bom demais, hein?!

Então, continue a leitura e veja como ter delícias à mesa e, ao mesmo tempo, muito mais qualidade de vida!

Características da cozinha francesa

Para você conhecer mais da culinária francesa, então, nós reunimos 5 fatos gerais mesmo — da história aos ingredientes e sabores. Depois, claro, teremos aqui a lista de principais pratos da comida francesa.

Sem mais delongas, veja só os principais aspectos da culinária clássica:

  1. Criada para a elite — diferente da comida italiana, que já nasceu com o propósito de servir povos, a francesa era, somente, para a elite. Isso só foi mudar (ainda bem!), a partir da Revolução Francesa (1789 a 1799).
  2. Massas leves — tanto em pratos salgados quanto em pratos doces, a França costuma usar massas leves. Um exemplo disso é a massa folhada.
  3. O queijo é um dos protagonistas — em muitos pratos típicos, você vai encontrar o queijo com sabor marcante.
  4. Vinho acompanha muitos pratos — os franceses, além de tudo, adoram saborear preparações acompanhadas de muito vinho.
  5. O pão também aparece como parte importante — além de tudo o que já comentamos, vale dizer que pães são bem saboreados com muitos pratos da França.

Quais as comidas típicas francesas?

E aí, está gostando de conhecer mais da comida francesa?

Para aprofundar esse conhecimento e, ao mesmo tempo, ficar com água na boca, veja só essas opções para cardápios caprichados:

1. Ratatouille

Ratatouille é simplesmente um dos pratos mais conhecidos, isso não só na França, mas no mundo todo. Sua origem é de Nice, região de província da França.

Já a preparação é feita com base em legumes cozidos. A abobrinha e o pimentão são ingredientes obrigatórios da receita, que, também, costuma ter: cebola, alho, tomate, berinjela e temperos.

Uma curiosidade é que “rata” quer dizer “comida”, e “touille” significa “mexida”. Basicamente, temos um prato com legumes mexidos.

comida francesa pratos

2. Cassoulet

Cassoulet, também conhecido popularmente como “feijoada francesa”, é um prato feito com feijão seco e carne.

Aliás, as carnes utilizadas podem variar entre: linguiça, cordeiro, carne de porco e salsicha. Vale lembrar que esses tipos de alimentos são peça-chave na comida francesa.

No país europeu, você pode encontrar o cassoulet tanto em restaurantes, claro, como em embalagens enlatadas.

3. Croque-monsieur

Chegou a vez de falar sobre o croque-monsieur! Ele é muito comparado ao nosso misto quente.

A receita, basicamente, é feita de pão com presunto cozido e fatias de queijo. Além disso, alguns chefes costumam completar o croque com molho béchamel (tipo de molho branco).

Outro fato é que o lanche nasceu em cafeterias de seu país de origem. Quem prova nunca mais esquece essa maravilha!

4. Boeuf Bourguignon

A carne volta à tona na nossa lista de receitas francesas. O boeuf bourguignon é uma carne bovina refogada com vinho tinto, além de bacon, vegetais e condimentos.

Dessa forma, é uma opção excelente para almoço e jantar, por exemplo. Sem dúvidas, uma refeição bem completa, nutritiva e, ainda, saborosa!

Ah, só para complementar, esse prato da comida francesa nasceu em Borgonha, região histórica do leste francês.

5. Sopa de Cebola

Sopa pode ser jantar e almoço, sim! Nesse caso, que tal uma receita de cebola? Esse é mais um clássico trazido da França.

Os ingredientes usados são: cenoura, músculo, salsão, folha de louro, cravo da índia, canela e pimenta-do-reino.

O toque final tem pão e fatias de queijo grelhados e postos em cima da sopa. Uma delícia para se esquentar naqueles dias de baixas temperaturas.

Como ter pratos nutritivos e saborosos, no dia a dia, com total praticidade?

É claro que cozinhar, para muitas pessoas, é uma atividade prazerosa — diversas vezes, até terapêutica.

Mas, ao mesmo tempo, preparar pratos gostosos e nutritivos demanda tempo. E se, para você, minutos e horas andam escassos, não precisa se preocupar!

A kük possui diferentes refeições — marmitas congeladas, lanches práticos e bebidas — tudo feito com muito sabor. Além disso, claro, os ingredientes usados são altamente nutritivos e, assim, excelentes para sua saúde e qualidade de vida!

Ah, dentre os lanches, por exemplo, há quiche lorraine e cogumelos refogados no vinho — perfeitos para dar um toque de culinária francesa no seu dia a dia.

Bom, e para ter tudo isso, só é preciso fazer o pedido, pelo site da kük, e esperar as comidas chegarem na sua casa. Tudo rápido, fácil e seguro!

Com as refeições prontas da kük, você tem a dosagem certa de alimentos para a sua alimentação. Confira as nossas porções!

comida francesa kuk

Conclusão

Então, ficou com água na boca só de conhecer a comida francesa, por aqui? Vale a pena demais experimentar esses pratos fantásticos!

E não se esqueça de que a kük tem refeições prontas, feitas com base na culinária de várias partes do Brasil e do mundo. Você pode provar, por exemplo, cogumelos e quiche lorraine — dois clássicos da França.

O mais importante: tenha mais sabor e saúde no seu dia a dia! Já para mais dicas bacanas como essas, continue navegando aqui pelo blog da kük!

 

Posts relacionados

Promoções