Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Dietas sem glúten e sem lactose, saiba quais são os benefícios

dieta sem glúten e sem lactose

Você ouviu dizer o seguinte: dieta sem glúten e sem lactose ajuda a emagrecer e é benéfica para a saúde. Mas, afinal de contas, será que isso é mesmo verdade? E se sim, o que comer no lugar dos alimentos sem glúten e sem lactose? 

Para responder a essas e a outras perguntas, nós estamos aqui! A Kük sabe muito de vários tipos de alimentação, incluindo essa dieta em foco

Então, reunimos as principais dicas e informações para te ajudar. Ao fim deste conteúdo, você ainda vai poder saber como comprar porções já pré-prontas para sua dieta. 

Continue por aqui e aproveite tudo! 

Afinal, o que é uma dieta sem glúten e sem lactose?

A dieta sem glúten e sem lactose é uma forma de se alimentar, mas com restrição de uma combinação de proteínas e de um carboidrato — nesse caso, o glúten e a lactose. 

Para quem não sabe, o glúten é uma combinação de duas proteínas, a gliadina e a glutenina — e elas são encontradas em vários tipos de alimentos

Já a lactose é um tipo de carboidrato que dá aquele gostinho meio doce ao leite, sabe? Então, nesse caso, estamos falando de uma substância comum em leite e derivados.

Então, como dá para notar, tanto o glúten quanto a lactose são bem comuns em muitos tipos de alimentos. Já, já vamos te mostrar a lista completa. 

Dietas sem glúten e sem lactose, quais os benefícios?

Agora, você deve estar pensando: “mas será mesmo que uma dieta sem glúten e sem lactose tem suas vantagens?” Tem, sim.

Veja quais são os benefícios envolvidos: 

Melhora na digestão de alimentos

O primeiro ponto positivo é a melhora no processo de digestão dos alimentos, de forma geral.

Isso porque o glúten, no organismo, forma uma espécie de “elástico” na parte do abdômen, dificultando a digestão (tornando-a mais lenta). Além disso, o glúten também costuma causar uma sensação de inchaço no corpo. 

No caso da lactose, o problema se dá quando o indivíduo não consegue produzir lactase o suficiente (enzima que facilita a absorção e digestão da lactose). 

Menos ingestão de calorias

Acontece de diversos homens e mulheres optarem pela dieta sem glúten e sem lactose para emagrecer. Sim, isso mesmo… O fato é que muitos alimentos com aqueles componentes possuem muitas calorias. 

Pães, biscoitos, croissant, macarronada, além de queijos, doce de leite, enfim… Tudo isso é bem calórico. 

Sendo assim, muitas pessoas resolvem banir o glúten e a lactose da dieta ou, pelo menos, diminuir esse consumo. Isso auxilia muito no processo de emagrecimento

Por exemplo, no café da manhã, ao invés de comer um pão francês, dá para consumir uma panqueca (feita com farinha de arroz e com leite 0 lactose) de banana com mel — muito saborosa e o melhor: bem mais nutritiva. 

dieta sem glúten e sem lactose o que é e por que fazer

Diminuição da inflamação do organismo

Em alguns casos, o glúten e a lactose podem causar uma reação inflamatória no intestino. Essa resposta intestinal acaba causando diferentes desconfortos, como: diarreia, excesso de gases, dores abdominais, dentre outros. 

É por isso, também, que muitas pessoas — mais sensíveis ao glúten e à lactose — optam por excluir essas substâncias da dieta. 

Dietas sem glúten e sem lactose ajudam no emagrecimento?

Sim, como dissemos, muitos alimentos com esses dois componentes em pauta são bem calóricos. Logo, reduzir ou restringi-los da alimentação ajuda, sim, no emagrecimento. 

Mas, aqui também vale uma observação: só tirar a lactose e o glúten da alimentação não é o suficiente para emagrecer com saúde. É preciso definir todos os detalhes de cardápio, rotina alimentar e quantidades de alimentos. 

Para tudo isso, consulte um nutricionista. Só este profissional pode avaliar suas necessidades e objetivos para estabelecer uma estratégia de emagrecimento. 

Quais alimentos devem ser evitados nesse tipo de dieta?

Alimentos que possuem glúten:

  • cereais; 
  • pão doce; 
  • pizzas; 
  • pão francês; 
  • pão de forma;
  • quibe;
  • croissant; 
  • salgadinhos (fritos e assados);
  • batata;
  • massas no geral;
  • malte;
  • centeio;
  • feijões;
  • milho.

pão sem glúten e sem lactose

Alimentos que possuem lactose:

  • leites de origem animal;
  • achocolatado;
  • whey protein;
  • leite condensado;
  • creme de leite;
  • queijos;
  • iogurtes.
  • afins.

Vale frisar que, hoje em dia, existem diversos alimentos com versões sem lactose e sem glúten. Por exemplo, pão de forma integral sem glúten, creme de leite sem lactose e até whey protein sem lactose, também. 

Enfim, no mercado, você pode encontrar várias alternativas. Outra observação: antes de restringir o glúten e a lactose, lembre-se de conversar com seu nutricionista e com seu médico, ok? 

Como a Kük pode te ajudar a seguir uma dieta sem glúten e sem lactose

A Kük tem porções de alimentos sem glúten e sem lactose, todos pré-prontos. Funciona assim: você acessa a categoria “sem glúten” e “sem lactose”, escolhe suas porções, adiciona tudo no carrinho e faz o pagamento on-line. 

Pronto, depois, é só esperar que os alimentos cheguem até o seu endereço. Todas as porções da Kük são congeladas, dá para descongelar tanto no micro-ondas quanto no fogão (em banho-maria). 

O mais importante: tudo é feito com alta tecnologia, que preserva o sabor, o poder nutritivo e a textura dos alimentos, mesmo após o congelamento e descongelamento. 

Algumas das porções sem glúten disponíveis são essas daqui: 

  • legumes assados;
  • carne moída vegana;
  • arroz à grega;
  • carne moída.

Conheça mais porções sem glúten e sem lactose feitas pela Kük: tudo já praticamente pronto para sua alimentação mais saudável! Não dá para perder essa facilidade!

Conclusão

Gostou das nossas dicas sobre dieta sem glúten e sem lactose? Como explicamos, muitas pessoas optam pela diminuição ou restrição desses componentes para ter certos benefícios. Alguns deles são emagrecimento e melhora do processo de digestão. 

Mas, de qualquer modo, antes de começar uma nova alimentação, consulte o seu médico e o seu nutricionista. Só eles podem avaliar o seu caso e dar o aval para a nova dieta. 

Se tudo estiver ok e você puder seguir com a dieta sem glúten e sem lactose, não deixe de conhecer as poções da Kük… Elas são feitas sem lactose e sem glúten, dão mais sabor e praticidade para o seu cardápio. 

Aproveite! 

Posts relacionados

Promoções