Hambúrguer: Conheça os tipos e pontos da carne

hambúrguer-kük-comida-congelada

Reunir amigos e familiares para aquela noite do hambúrguer está cada vez mais comum, não é mesmo? Mas para fazer desse encontro um sucesso, especialmente no sabor dos lanches, alguns fatores são importantes. Entre eles estão a qualidade da carne, a combinação de temperos, a técnica e modelagem do hambúrguer e principalmente o ponto da carne.

 

Neste post vamos falar sobre os tipos de hambúrgueres artesanais que podem ser feitos em casa e qual é o ponto certo para você não errar na hora de servir. Vamos falar sobre quatro tipos e você acompanha abaixo mais sobre cada um deles.

 

SMASH BURGER

Smash-burger-kük-comida-congelada

Bastante popular nos Estados Unidos e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, o Smash Burger é o clássico “amassadinho”. Trata-se de um disco fino de carne moída e que é esmagado na chapa bem quente bem na hora em que é feito o burger.

A maioria das pessoas preferem que ele seja servido ao ponto, ou seja, com um sabor mais caramelizado. Aquele bem de churrasco mesmo. Por ser bem prensado na chapa, ele ainda fica com as bordas mais crocantes e que dão aquele toque final na hora de comer.

 

HAMBÚRGUER ALTO

alto-kük-comida-congelada

Esse é o tipo de hambúrguer mais conhecido atualmente. Ele é alto, suculento, mas tem o seu interior rosado. Assim, tem deixado o clássico burger fininho em desvantagem entre os mais pedidos. Por ser um hambúrguer de 150 gramas para cima, o ponto médio é o ideal.

Esse ponto é um degrau acima do mal passado, que mantém o miolo do burger ainda avermelhado, úmido e com o suco da carne. No entanto, as bordas ficam mais cozidas.

 

HAMBÚRGUER RECHEADO

hamburguer-recheado-kük-comida-congelada

Na preparação de um hambúrguer recheado, muitas pessoas cometem o erro de não dar tanta atenção à gordura. É importante equilibrar o burger com carne magra/gorda para que ele não fique muito seco. A gordura irá derreter enquanto ele assa e o manterá molhadinho e bem suculento por dentro.

Portanto, a melhor escolha é o ao ponto ou ponto mais, ou seja, carne mais escura devido ao tempo de chapa. Neste caso, o burger pode chegar quase a tostar as bordas. Assim, deixará os ingredientes do interior do hambúrguer no ponto mais saboroso.

 

HAMBÚRGUER VEGETAL

hamburguer-vegano-1280×720

Um hambúrguer vegano de dar água na boca precisa ter uma boa textura e a consistência no ponto certo.  Ele pode ser de vários tipos: lentilha, cogumelos, grão de bico, feijão, entre outros.

Se por um lado acertar a consistência e a liga é um desafio, conseguir acertar o ponto é essencial para o burger vegano ficar suculento. O indicado é servir ao ponto. Na frigideira, no forno ou grelhado, o recomendado é servir quando os dois lados estiverem bem douradinhos.

 

VEJA TAMBÉM: 6 OPÇÕES DE LANCHES SAUDÁVEIS E PRÁTICOS PARA SUA ROTINA

 

 

ACOMPANHAMENTOS  E MOLHOS

Um bom hambúrguer não está completo sem os acompanhamentos. Listamos aqui alguns acompanhamentos e molhos, vamos a eles:

 

Batata rústica

A batata rústica é para aqueles que não abrem mão de um clássico. Por ter um formato maior, mais grosso e acompanhar a casca, ela absorve maior quantidade de temperos, trazendo muito mais sabor para o hambúrguer.

As batatas rústicas podem ser fritas ou assadas. A última opção pode ser acompanhada de ervas como alecrim e orégano, sal rosa, alho e manteiga. A opção frita pode ser temperada com sal do Himalaia, queijo ou bacon.

 

Fritas de cenoura

As fritas de cenoura têm um toque picante e um fundo adocicado. Assadas no forno, elas são ideais para quem deseja sabor sem abrir mão de uma refeição saudável. As cenouras são cortadas em palitos e cobertas com azeite, chilli, sal, pimenta e tomilho. Em seguida, elas são levadas ao forno por aproximadamente meia hora.

 

Chips de abobrinha

Crocantes, com baixo índice de carboidratos e deliciosos, os chips de abobrinha conquistam diversos paladares, ainda mais quando acompanhados de parmesão. Corte fatias finas de abobrinha e as tempere. Em seguida, disponha-as sobre uma assadeira, jogue parmesão sobre elas e as asse no forno até que fiquem douradas e bem crocantes.

 

Cebola empanada

As cebolas empanadas geralmente são servidas em formato de anéis e ficam bastante crocantes e saborosas. Para fazê-las, basta cortar as cebolas em rodelas, soltar os anéis e deixá-los de molho em água gelada por 30 minutos.

Em uma vasilha, faça uma mistura com farinha de trigo, amigo de milho, orégano, sal e fermento químico. Adicione água aos poucos e misture com um garfo ou fouet até que a massa fique homogênea. Os anéis de cebola devem ser passados por essa massa e, em seguida, empanados com farinha de rosca. As cebolas empanadas então devem ser fritas em óleo bem quente até ficarem douradinhas.

 

Saladas variadas

Seu hambúrguer pode acompanhar uma boa salada. Quando ela apresenta ingredientes frescos, bem coloridos e crocantes, ela adiciona uma dose extra de sabor ao lanche e conquista até mesmo os carnívoros. O segredo é ir além da alface, tomate e cebola: adicione verduras como o agrião, repolho, castanhas, amêndoas, picles, pepino, cenouras, entre outros. Tome cuidado ao conservar os ingredientes para que eles mantenham a sua textura.

 

Aioli

O molho aioli fica ainda melhor quando feito com maionese caseira. Misture-a com dentes de alho, sal, pimenta-do-reino e suco de limão.

 

Molho chimichurri

O molho chimichurri vai bem com carnes, mas também pode ser usado em hambúrgueres vegetais. É uma mistura com vinagre, limões, pimenta calabresa, alho, azeite de oliva, salsinha e orégano.  Essa mistura precisa ficar apurando por 24 horas na geladeira.

 

Maionese de abacate ou guacamole

O abacate tornou-se um queridinho no cardápio das hamburguerias. Para fazer uma deliciosa maionese de abacate ou guacamole, você precisa apenas de polpa de abacate, um pouco de limão, salsinha e outros temperos a gosto.

 

Conheça os hambúrgueres da kük

Para te dar ainda mais praticidade também na hora de comer aquele lanche delicioso, a kük possui no seu cardápio opções de hambúrgueres. Clique aqui e conheça nosso hambúrguer suculento que traz a mistura perfeita de carne bovina com bacon, grelhado em alta temperatura e com sabor realçado pelo efeito de maillard.

 

A kük, dentro da sua linha vegana, traz uma ótima opção de hambúrguer vegetal. Ele é feito com um mix de quatro cogumelos nas suas medidas exatas para garantir textura, sabor e aroma, e tem até gostinho de defumado. Clique aqui e saiba mais.

Posts relacionados