Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Reeducação Alimentar: entenda como começar, + cardápio simples!

cardápio de reeducação alimentar

Emagrecer pode ser até uma tarefa difícil para alguns, mas com um cardápio de reeducação alimentar a tarefa se torna mais fácil.

A reeducação alimentar consiste em inserir novos hábitos alimentares na rotina com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Ter uma alimentação equilibrada é o ponto de partida para quem quer ter mais saúde, para quem quer emagrecer e até mesmo para auxiliar no tratamento de algumas doenças.

O processo de reeducação contribui para adaptar a dieta e incluir alimentos mais saudáveis no cardápio.

Se você também quer fazer essa mudança na sua vida, acompanhe as dicas deste conteúdo e confira sugestões para um cardápio de reeducação alimentar simples, prático e saboroso!

Garanta pratos prontos congelados e saudáveis para refeições muito mais práticas!

Reeducação alimentar: como começar?

No início da reeducação alimentar, é fundamental organizar a rotina das refeições e quais serão as principais mudanças no cardápio.

“O ideal é começar com pequenas modificações no cardápio, como a troca de alimentos refinados por integrais, aumento no consumo de frutas, verduras e legumes e a diminuição de alimentos industrializados”, explica Caroline Soldi, nutricionista e responsável técnica da kük.

Além disso, diversificar os pratos é muito importante para acostumar o paladar com novos sabores, consumir uma maior variedade de alimentos saudáveis e evitar os deslizes durante o processo de reeducação.

“Outra dica é fazer refeições com porções menores e mais vezes ao dia, e ingerir bastante água no intervalo entre elas”, indica a nutricionista.

“A reeducação alimentar deve acontecer de forma gradativa, evitando mudanças radicais e extremas. Sempre existe a maneira que se encaixa para cada um”, completa Caroline.

O que se pode comer em uma reeducação alimentar?

Um bom plano de reeducação alimentar inclui ingerir mais água durante o dia, comer mais frutas, verduras e legumes, e consumir carnes magras.

Na outra ponta dessa equação, é fundamental reduzir o consumo de açúcar, frituras e alimentos industrializados, que são causas comuns de doenças e ganho de peso excessivo.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 41 milhões de brasileiros acima dos 18 anos estavam obesos antes da pandemia, em 2019.

A perda de peso é um dos principais focos da reeducação alimentar e é o melhor caminho no combate à obesidade, além de contribuir também para a prevenção de outras doenças, como problemas cardíacos, por exemplo.

Veja alguns dos principais benefícios da reeducação alimentar:

  • melhora a saúde física e mental;
  • fortalecimento do sistema imune;
  • mais energia e disposição no dia a dia;
  • perda de peso de maneira saudável.

Lembre-se de consultar um nutricionista para iniciar a reeducação.

Se você quer iniciar a sua reeducação alimentar com o pé direito e não ter chances de desistir da sua saúde, pode contar com as marmitas congeladas kük!

Aqui, nós temos diversos cardápios de reeducação alimentar para você cuidar da sua saúde com muito sabor! Venha conhecer as porções, snacks, kits e muito mais da kük. 

Cardápio para reeducação alimentar simples

cardápio de reeducação alimentar simples

Para manter hábitos saudáveis, é essencial ter sempre comida saudável e prática na geladeira.

Ter opções de lanchinhos, sucos e até mesmo uma refeição completa faz toda a diferença no dia a dia e pode salvar a sua reeducação alimentar.

Pensando nisso, desenvolvemos uma sugestão de cardápio simples com opções para café da manhã, almoço, lanche da tarde saudável e jantar.

Confira a seguir.

Café da manhã

Você já deve ter ouvido por aí que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, não é mesmo? Isso é verdade e nós vamos explicar rapidamente o porquê.

Ficamos um longo período em jejum enquanto dormimos, por isso o café precisa contar com alimentos capazes de fornecer energia para o nosso corpo.

Aqui vão algumas sugestões:

Almoço

Veja também o nosso prato de Frango Xadrez com Arroz, uma ótima pedida para almoço saudável!

Para o almoço, o ideal é dar preferência para os alimentos in natura e sempre buscar um prato equilibrado, com a dose certa de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

Veja as recomendações:

Lanche da tarde

É importante se alimentar entre as refeições principais para manter a energia do corpo ao longo do dia, principalmente porque estamos em constante movimento.

Aliás, um dos objetivos da reeducação é saber distribuir melhor as refeições durante o dia.

Por isso, um bom lanche da tarde saudável não pode ficar de fora do cardápio.

A nossa dica é buscar opções práticas e nutritivas para esse momento.

Confira as nossas sugestões:

Jantar

Para o jantar, dê preferência aos alimentos mais leves e de fácil digestão para evitar desconfortos na hora de dormir.

Opte por receitas sem molhos pesados e alimentos sempre frescos.

Saladas e legumes refogados sempre são uma boa opção de acompanhamento para a última refeição do dia.

Veja essas dicas:

A kük oferece mais de 80 opções, tanto da culinária tradicional, como opções de alta gastronomia.

Todas as receitas são completas e cuidadosamente pensadas para quem busca uma alimentação ainda mais saudável, incluindo snacks, sopas e até mesmo sucos e chás.

No cardápio, você também encontra opções para pessoas com dietas restritivas, como pratos veganos, sem lactose e sem glúten.

Além disso, a kük tem kits com todas as refeições para quem quer montar um cardápio semanal e ter ainda mais praticidade no dia a dia.

Isso facilita muito o processo de reeducação alimentar e ajuda a manter o foco mesmo em meio a correria do dia a dia.

Dicas para manter o foco na reeducação alimentar e não cair em tentações

dicas para manter foco na reeducação alimentar

Sabemos que manter o foco na reeducação alimentar não é tão simples, já que nosso corpo está acostumado a comer comidas não saudáveis.

No entanto, a nossa missão principal é sair da nossa zona de conforto e desafiar nossos limites, optando sempre por alimentos saudáveis.

A melhor maneira de não sair da dieta é escolhendo um ótimo cardápio de reeducação alimentar. O melhor de tudo é que você consegue mudá-lo de acordo com suas preferências,

No entanto, não é só o cardápio de reeducação alimentar que pode ajudar a manter o foco. Por isso, separamos algumas dicas para você conseguir seguir na linha para sua saúde. Confira abaixo!

Invista em comida prática para auxiliar no cotidiano

Cozinhar refeições saudáveis é sempre um grande desafio para quem está fazendo uma reeducação alimentar.

Muitas vezes é difícil achar tempo para conciliar as demandas da rotina e do trabalho com a compra dos produtos, o tempo de preparo e o principal: fazer tudo isso pensando em uma alimentação saudável.

Assim, em busca da praticidade aliada a pratos equilibrados e saborosos, as refeições congeladas fazem sucesso entre quem busca um estilo de vida mais saudável.

Carregue sempre uma fruta ou barrinha de cereal

Já percebeu que quando estamos em reeducação alimentar, é só sentirmos fome que a sede por comer algo não-saudável aumenta?

Pois bem, nessas horas é muito importante você não cair em tentações. Então, para evitar episódios de compulsão alimentar, sempre leve consigo uma fruta ou barrinhas.

Desta maneira, você conseguirá segurar o seu apetite até chegar a hora da refeição principal, como café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

Conheça snacks, sucos e outras opções mais saudáveis como alternativa

Como dito anteriormente, uma forma de saciar a fome é optando por snacks, como barrinhas e outras opções de alimentos.

No entanto, não é todo snack que deve ser levado em consideração. Opte sempre pelos “lanchinhos” mais saudáveis e evite salgadinhos, biscoitos recheados e doces.

Por isso, você pode comprar que são voltadas para o mundo fit, como barrinha de cereal light, torradinhas fitness, sucos naturais e outros. São tantas opções que é até difícil de listar todas.

Monte marmita saudáveis para ajudar

Não são todas as pessoas que conseguem montar marmitas fitness para controlar a sede por comer comidas não-saudáveis.

No entanto, se possível, você pode separar um horário do seu final de semana para montar marmitas para o restante da semana.

Desta maneira, você poderá se alimentar com marmitas caseiras durante seus compromissos, como trabalho, faculdade, consultas e outros.

Entretanto, se realmente não for viável fazer as marmitas, você pode contar com empresas que preparam marmitas congeladas de acordo com o seu cardápio de reeducação alimentar.

Na kük,  empresa de alta gastronomia congelada, você encontra diversas opções para auxiliar na reeducação alimentar.

Aqui, é possível fazer escolhas saudáveis todos os dias e consolidar esse processo de mudança alimentar de maneira prática sem abrir mão de receitas deliciosas e um cardápio variado.

Os pratos são preparados pelo chef Douglas Yamagami, formado no renomado curso culinário Le Cordon Bleu de Tokyo, no Japão.

Após o preparo, utilizamos a alta tecnologia de ultracongelamento para embalar as refeições a vácuo, mantendo assim todo sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos.

Venha conhecer o cardápio da kük e tenha mais praticidade no seu cotidiano com as nossas marmitas congeladas feitas sob medida para o seu apetite! 

Conclusão

como fazer um cardápio de reeducação alimentar simples

Apesar da reeducação alimentar não ser algo simples para quem não possui um estilo de vida saudável, com o apoio certo a tarefa fica bem mais fácil.

Por isso, atualmente, existem diversas estratégias para que você não saia do seu foco e consiga alcançar seus objetivos.

Não se acanhe de optar por outras soluções para manter sua vida saudável. Lembre-se que elas existem para poderem facilitar o seu cotidiano.

Então, se você deseja mais praticidade durante a sua reeducação alimentar, confira o cardápio da kük e garanta o pedido com os seus pratos favoritos!

 

Posts relacionados

Promoções