Reeducação Alimentar: Como Começar e Cardápio Simples!

reeducação alimentar

A reeducação alimentar consiste em inserir novos hábitos alimentares na rotina com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Ter uma alimentação equilibrada é o ponto de partida para quem quer ter mais saúde, para quem quer emagrecer e até mesmo para auxiliar no tratamento de algumas doenças.

O processo de reeducação contribui para adaptar a dieta e incluir alimentos mais saudáveis no cardápio.

Se você também quer fazer essa mudança na sua vida, acompanhe as dicas deste conteúdo e confira sugestões para um cardápio simples, prático e saboroso!

Garanta pratos prontos congelados e saudáveis para refeições muito mais práticas!

Reeducação alimentar: como começar?

No início da reeducação alimentar, é fundamental organizar a rotina das refeições e quais serão as principais mudanças no cardápio.

“O ideal é começar com pequenas modificações no cardápio, como a troca de alimentos refinados por integrais, aumento no consumo de frutas, verduras e legumes e a diminuição de alimentos industrializados”, explica Caroline Soldi, nutricionista e responsável técnica da kük.

Além disso, diversificar os pratos é muito importante para acostumar o paladar com novos sabores, consumir uma maior variedade de alimentos saudáveis e evitar os deslizes durante o processo de reeducação.

“Outra dica é fazer refeições com porções menores e mais vezes ao dia, e ingerir bastante água no intervalo entre elas”, indica a nutricionista.

“A reeducação alimentar deve acontecer de forma gradativa, evitando mudanças radicais e extremas. Sempre existe a maneira que se encaixa para cada um”, completa Caroline.

O que pode comer em uma reeducação alimentar?

Um bom plano de reeducação alimentar inclui ingerir mais água durante o dia, comer mais frutas, verduras e legumes, e consumir carnes magras.

Na outra ponta dessa equação, é fundamental reduzir o consumo de açúcar, frituras e alimentos industrializados, que são causas comuns de doenças e ganho de peso excessivo.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 41 milhões de brasileiros acima dos 18 anos estavam obesos antes da pandemia, em 2019.

A perda de peso é um dos principais focos da reeducação alimentar e é o melhor caminho no combate à obesidade, além de contribuir também para a prevenção de outras doenças, como problemas cardíacos, por exemplo.

Veja alguns dos principais benefícios da reeducação alimentar:

  • melhora a saúde física e mental;
  • fortalecimento do sistema imune;
  • mais energia e disposição no dia a dia;
  • perda de peso de maneira saudável.

Lembre-se de consultar um nutricionista para iniciar a reeducação.

Cardápio para reeducação alimentar simples

Para manter hábitos saudáveis, é essencial ter sempre comida saudável e prática na geladeira.

Ter opções de lanchinhos, sucos e até mesmo uma refeição completa faz toda a diferença no dia a dia e pode salvar a sua reeducação alimentar.

Pensando nisso, desenvolvemos uma sugestão de cardápio simples com opções para café da manhã, almoço, lanche da tarde saudável e jantar.

Confira a seguir.

Café da manhã

Você já deve ter ouvido por aí que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, não é mesmo? Isso é verdade e nós vamos explicar rapidamente o porquê.

Ficamos um longo período em jejum enquanto dormimos, por isso o café precisa contar com alimentos capazes de fornecer energia para o nosso corpo.

Aqui vão algumas sugestões:

Almoço

Veja também o nosso prato de Frango Xadrez com Arroz, uma ótima pedida para almoço saudável!

Para o almoço, o ideal é dar preferência para os alimentos in natura e sempre buscar um prato equilibrado, com a dose certa de carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras.

Veja as recomendações:

Lanche da tarde

É importante se alimentar entre as refeições principais para manter a energia do corpo ao longo do dia, principalmente porque estamos em constante movimento.

Aliás, um dos objetivos da reeducação é saber distribuir melhor as refeições durante o dia.

Por isso, um bom lanche da tarde saudável não pode ficar de fora do cardápio.

A nossa dica é buscar opções práticas e nutritivas para esse momento.

Confira as nossas sugestões:

Jantar

Para o jantar, dê preferência aos alimentos mais leves e de fácil digestão para evitar desconfortos na hora de dormir.

Opte por receitas sem molhos pesados e alimentos sempre frescos.

Saladas e legumes refogados sempre são uma boa opção de acompanhamento para a última refeição do dia.

Veja essas dicas:

A kük oferece mais de 80 opções, tanto da culinária tradicional, como opções de alta gastronomia.

Todas as receitas são completas e cuidadosamente pensadas para quem busca uma alimentação ainda mais saudável, incluindo snacks, sopas e até mesmo sucos e chás.

No cardápio, você também encontra opções para pessoas com dietas restritivas, como pratos veganos, sem lactose e sem glúten.

Além disso, a kük tem kits com todas as refeições para quem quer montar um cardápio semanal e ter ainda mais praticidade no dia a dia.

Isso facilita muito o processo de reeducação alimentar e ajuda a manter o foco mesmo em meio a correria do dia a dia.

Invista em comida prática

Cozinhar refeições saudáveis é sempre um grande desafio para quem está fazendo uma reeducação alimentar.

Muitas vezes é difícil achar tempo para conciliar as demandas da rotina e do trabalho com a compra dos produtos, o tempo de preparo e o principal: fazer tudo isso pensando em uma alimentação saudável.

Assim, em busca da praticidade aliada a pratos equilibrados e saborosos, as refeições congeladas fazem sucesso entre quem busca um estilo de vida mais saudável.

Na kük,  empresa de alta gastronomia congelada, você encontra diversas opções para auxiliar na reeducação alimentar.

Com isso, é possível fazer escolhas saudáveis todos os dias e consolidar esse processo de mudança alimentar de maneira prática sem abrir mão de receitas deliciosas e um cardápio variado.

Os pratos são preparados pelo chef Douglas Yamagami, formado no renomado curso culinário Le Cordon Bleu de Tokyo, no Japão.

Após o preparo, utilizamos a alta tecnologia de ultracongelamento para embalar as refeições a vácuo, mantendo assim todo sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos.

Depois de aprender mais sobre a reeducação alimentar, aproveite para conferir o cardápio da kük e já garantir o pedido com os seus pratos favoritos!

Garanta pratos prontos congelados e saudáveis para refeições muito mais práticas!

 

Posts relacionados