Dieta cetogênica e cardápio: saiba como montar o seu de maneira prática e rápida!

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Reduzir os carboidratos é um bom caminho para quem deseja perder peso, por isso vamos compartilhar com você a dieta cetogênica e cardápio para facilitar o processo.

Qualquer mudança alimentar, mesmo que temporária, exige conhecimento das técnicas para garantir que o corpo receba os nutrientes necessários.

No caso da dieta cetogênica, existem alguns alimentos que devem ser evitados, enquanto outros podem ser consumidos em maior quantidade para suprir a falta de carboidratos.

Para descobrir quais são esses alimentos e entender como funciona a dieta na prática é só seguir a leitura com a gente!

O que é a dieta cetogênica?

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A dieta cetogênica tem como base um cardápio com baixo consumo de carboidratos, que são substituídos principalmente por gorduras nas refeições.

Também conhecida como Keto, a prática consiste na mudança dos hábitos alimentares durante um determinado período, normalmente com foco na perda de peso.

Para se ter uma ideia, a indicação é reduzir o consumo de carboidratos para, no máximo, 50 gramas ao dia.

Na prática, ela é bem parecida com a dieta low carb, que também reduz os carboidratos do cardápio.

Vale destacar que o acompanhamento profissional é fundamental para garantir que você chegue ao resultado desejado de maneira saudável.

Como funciona a dieta cetogênica?

Para que você possa entender como a dieta funciona na prática, é preciso antes explicar o que é o processo de cetose.

Esse é um estado metabólico do organismo, consequência da ingestão reduzida de carboidratos.

Como os carboidratos são fontes de energia, o corpo busca outras maneiras de produzir a energia necessária quando eles estão em nível mais baixo.

Para isso, o organismo queima gordura com mais agilidade com o objetivo de fornecer energia ao cérebro. Assim acontece a cetose.

Alimentos para evitar na dieta cetogênica

Assim como acontece com qualquer outra dieta, a Keto também tem suas restrições alimentares.

Quem opta pela prática, precisa saber o que pode e o que não pode comer na dieta cetogênica para encontrar as melhores maneiras de criar um cardápio saudável e completo.

Confira quais alimentos devem ser evitados:

  • pães;
  • arroz;
  • cereais;
  • massas;
  • batata;
  • leguminosas;
  • açúcar refinado;
  • produtos industrializados.

Alimentos recomendados para a dieta cetogênica

Assim como é importante descobrir o que evitar, é preciso conhecer os alimentos liberados para saber como montar uma dieta cetogênica.

Como você já sabe, a dieta aumenta o consumo de gorduras, por isso manteiga, azeite e óleo de coco são alguns ingredientes que entram para a lista das refeições diárias.

Aqui vale destacar que a gordura consumida não é a gordura saturada, muito encontrada em frituras.

Dê preferência para as insaturadas, que são mais saudáveis, como a gordura encontrada no abacate ou no próprio azeite.

Veja a lista dos principais alimentos que podem ser consumidos durante a dieta:

  • azeite de oliva;
  • óleo de coco;
  • verduras verdes, como o alface, a couve e o repolho;
  • qualquer tipo de carne, seja bovina, suína, de aves ou peixes;
  • ovos;
  • sementes;
  • frutas com baixo teor de carboidratos, como o morango, amora e abacate;
  • queijos e outros derivados do leite.

Quais frutas são permitidas na dieta cetogênica?

O açúcar e o carboidrato estão presentes em diversas frutas, como banana, melão, uva e manga, por exemplo.

Já as frutas como o abacate e o coco são muito indicadas por serem fonte de gordura. Além delas, veja quais outras são permitidas na dieta cetogênica cardápio:

  • limão;
  • tomate;
  • kiwi;
  • frutas vermelhas, como framboesa, morango, amora e mirtilo.

Lembre-se sempre de que as frutas menos doces podem ser ingeridas com mais tranquilidade nesse tipo de dieta.

A recomendação é consumir esses alimentos em porções menores e dar preferência para a fruta in natura e não em forma de suco ou vitamina.

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Como a dieta cetogênica ajuda a emagrecer?

A dieta cetogênica ajuda a emagrecer através do processo de queima de gordura, que acontece pela falta de carboidratos no organismo.

Lembra quando explicamos como funciona a cetose? É esse estado metabólico que contribui para a perda de peso.

Na prática, as moléculas dos carboidratos são quebradas pelo organismo e transformadas em glicose (açúcar), gerando energia para o corpo.

Com a dieta keto, o corpo sente o baixo nível de carboidratos e passa a fazer a queima de gordura para produzir energia.

Tudo isso acontece no fígado, que é o órgão responsável por formar os chamados corpos cetônicos a partir dos ácidos graxos.

O organismo entende o processo e então faz a queima dessa reserva de gordura quando não há carboidratos suficientes.

Como montar uma dieta cetogênica? Confira dicas da Kük para criar o seu cardápio

Para facilitar o processo de adaptações, separamos algumas dicas para montar sua dieta cetogênica cardápio. Confira a seguir.

Café da manhã

Lanche da manhã

Almoço

Lanche da tarde

Jantar

Ceia

  • frutas vermelhas com iogurte natural sem açúcar;
  • omelete italiano;
  • chá verde;

Como a Kuk pode te ajudar com a dieta cetogênica e o cardápio?

Seguir uma dieta não é uma missão fácil, principalmente se você tem uma rotina agitada.

Em meio a correria, fica tentador não trocar a refeição saudável por um lanchinho rápido para voltar logo às tarefas do dia, não é mesmo?

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Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é a dieta cetogênica e o cardápio ideal para seguir a prática e conseguir os resultados desejados.

Como você viu, a dieta reduz os carboidratos e aumenta o consumo das gorduras boas, como azeite e óleo de coco.

Agora é só seguir as nossas dicas e aproveitar os pratos saudáveis da kük para deixar tudo muito mais prático!

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