Quer experimentar com 20% OFF? Use o cupom VIMDOBLOG e peça suas refeições práticas
Pesquisar

Conheça 6 opções deliciosas de pratos veganos para sua dieta

pratos veganos

Não há dúvidas de que o veganismo cresceu nos últimos anos e a demanda por pratos veganos têm aquecido o mercado, que desenvolve opções cada vez mais atrativas para esse público. 

É o que mostra a pesquisa realizada pela Allied Market Research, que registrou uma previsão de 100% de crescimento para o setor de alimentos veganos até 2026. 

Graças a esse impulsionamento, hoje o cardápio de um vegano pode ser muito mais variado, nutritivo e saboroso.

As opções de receitas são de dar água na boca e nós separamos 6 sugestões especiais para te ajudar a montar um cardápio delicioso. É só seguir a leitura para conferir! 

O que é ser vegano?

o que um vegano pode comer

O veganismo é um estilo de vida que tem como base eliminar o consumo de alimentos e produtos de origem animal. 

Diferente dos vegetarianos, que cortam apenas o consumo de carnes da dieta, os veganos também retiram do cardápio alimentos como ovos, leite e queijos, todos de origem animal.

Isso se estende a outras esferas de consumo, como vestuários, produtos de beleza e até mesmo entretenimento. 

Dessa forma, os veganos não adquirem produtos de origem animal, como roupas de couro ou cosméticos testados em animais, por exemplo. 

O objetivo é combater qualquer forma de exploração e violência animal. Por isso, o veganismo vai muito além da alimentação e é visto como uma ideologia. 

O que um vegano pode comer?

O cardápio do vegano é baseado, principalmente, em vegetais. Dessa forma, é muito comum encontrar quem siga uma dieta plant-based no veganismo.

Esse tipo de dieta, como o nome já revela, é baseada em plantas e preza pelos alimentos naturais, por isso busca cortar o consumo de produtos industrializados. 

Contudo, veganos que não adotam esse conceito podem consumir alimentos industrializados.

Independente das suas preferências, existem alguns alimentos mais comuns no veganismo. Veja qual o cardápio de um vegano:

  • frutas;
  • verduras;
  • leguminosas;
  • grãos;
  • raízes.

As leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão de bico são algumas das principais fontes de proteína nos pratos veganos. 

Elas funcionam como substitutas da proteína de origem animal, que trazem nutrientes fundamentais para o funcionamento do corpo.

Quais os melhores pratos veganos? 6 opções incríveis para você!

Bolonhesa de lentilha

bolonhesa de lentilha receitas veganas almoço

Na versão vegana, a bolonhesa ganha um novo ingrediente muito nutritivo e saboroso: a lentilha! 

Uma das melhores fontes de proteína vegetal, a lentilha rosa presente na bolonhesa de lentilha traz um sabor adocicado, combinado com um incrível molho feito a base de tomate holândes. 

Sopa de feijão

sopa de feijão pratos veganos baratos

Com uma receita que remete à clássica feijoada brasileira, a sopa de feijão da kük adapta os ingredientes para criar uma versão vegana que combina muitos temperos, sabores e aromas.

O prato é feito com feijão, batata, macarrão fusilli e tofu defumado. Essa é a receita perfeita para aqueles dias em que tudo o que você precisa é de uma comfort food para aquecer o coração.

Grão de bico e batata ao molho curry

grão de bico e batata ao melhor curry

Está em busca de pratos veganos simples, mas cheios de sabor? A receita de grão de bico e batata ao molho curry tem tudo o que você precisa!

Além de trazer o sabor marcante do molho curry, que dá um toque todo especial ao prato, essa receita ainda conta com um ingrediente cheio de benefícios: o grão de bico.

Fonte de proteína vegetal, a leguminosa é rica em nutrientes, ajuda a manter a saciedade e ainda fortalece o sistema imunológico.

Mix de legumes refogados

mix de legumes refogados

O mix de legumes refogados traz couve-flor, brócolis, vagens e variados tipos de cogumelos.

Quem segue o veganismo, pode aproveitar de todos os benefícios dos cogumelos para criar uma dieta muito mais saudável

Couscous marroquino com amêndoas

couscous marroquino com amêndoas

Leve, saboroso e inesquecível: esse é o couscous marroquino com amêndoas da kük. 

A receita traz diversos ingredientes ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o organismo, como o tomate, a cenoura e o azeite de oliva, além da amêndoa. 

Falafel

patos quentes veganos falafel

Perfeito para um almoço vegano ou para saciar a fome que aparece no meio da tarde, o falafel une a cremosidade da batata com a refrescância da hortelã.

O bolinho é feito com grão de bico, alimento rico em nutrientes fundamentais para manter uma alimentação equilibrada e muito mais saudável. 

Como montar um cardápio vegano?

Montar um cardápio é uma forma de ter mais praticidade no dia a dia, por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar neste ponto, anote aí:

  • busque as melhores fontes de proteína vegetal;
  • o leite de origem animal pode ser substituído por alternativas de origem vegetal, como o leite de soja , de coco ou de amêndoas, por exemplo;
  • altere grãos, leguminosas e sementes para não ficar na mesmice;
  • monte um prato equilibrado, com verduras, legumes e cereais;
  • conte com um serviço de marmitas prontas congeladas, como a kük.

Como a kük pode ajudar com pratos veganos?

Lembra quando citamos a pesquisa de crescimento do mercado vegano logo na introdução deste artigo? 

Esse estudo da Allied Market Research teve como base a busca por alimentos alternativos, especialmente, às carnes e aos laticínios. 

Isso mostrou que os pratos veganos também são buscados por outros públicos, como intolerantes à lactose.

As motivações podem ser diferentes, mas grande parte desse público tem a busca pela praticidade como um ponto em comum.

Foi para atender a essa demanda que a kük surgiu. 

Com o objetivo de levar receitas saudáveis e saborosas para a sua mesa, a kük tem opções para todos os gostos, preparadas com muito carinho e congeladas à vácuo para manter a textura, o aroma e os nutrientes de cada alimento.

Basta escolher suas receitas preferidas na seleção de pratos veganos e a nossa equipe leva tudo até você. Para consumir, basta descongelar e aproveitar o sabor!

Conheça os incríveis pratos veganos da kük para delivery!

Conclusão

Além de conhecer 6 opções deliciosas de pratos quentes veganos neste artigo, você também entendeu mais sobre essa ideologia e conferiu dicas especiais sobre como montar um cardápio completo.

Para garantir que você está ingerindo todos os nutrientes necessários, mantenha o acompanhamento nutricional e busque alternativas saudáveis.

Hoje, existem muitas opções para veganos no mercado. Aproveite para experimentar os pratos da kük, que unem praticidade, saúde e sabor na mesma receita!

Posts relacionados

Promoções